quinta-feira, 14 de maio de 2009

BOLO PUDIM DE ABACAXI

Domingo, dia 10 de maio, dia das mães...programei fazer uma lazanha, que meu filho AMA e polpetones, que vi na tv e fiquei com vontade de experimentar. Minha sogra ja estava aqui, mas desta vez minha amiga Paula não veio com sua avózinha que mora numa Casa de Repouso aqui em Itaipava, e como minha filha está na Australia, só contava com meu filho que acabou não vindo, pois teve alguns problemas estomacais. Bem...passei o dia das mães órfã de filhos e como éramos só eu, meu marido e a mãe dele aqui, resolvemos dar um passeio por Petrópolis e almoçamos num restaurante japonês, muito bom! Mas, já havia adiantado as sobremesas...fiz o Bolo pudim de abacaxi, um quindão feito daquele preparado pronto da Fleishmann e um doce de banana em rodelinhas. Não preciso nem dizer que as sobremesas ficaram todas na geladeira, experimentamos, mas sobrou, é claro!
Vi este bolo pudim no "Receita.Minuto" e adorei. Na TV ela ficou linda, mas ja não posso dizer o mesmo com a minha, apesar de bem saborosa. Tive que diminnuir a receita do pudim, pois não coube na minha forma, talvez tenha sido isso, mas o que aconteceu foi que o pudim ficou muito mole e quando desenformei ele praticamente desmontou. A massa do bolo ficou otima, bem molhadinha. Aqui esta a receita original como peguei no site do programa. Ainda vou tentar novamente, quem sabe da proxima fica melhor...
A aparência por cima ficou ótima mas...

Calda:

  • 2 xícaras (chá) de açúcar
Bolo:
  • 3 ovos
  • ½ xícara (chá) de óleo
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de suco de abacaxi morna
  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Pudim:

  • 2 latas de leite condensado
  • 1 xícara (chá) de suco de abacaxi (usar suco concentrado)
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 5 ovos

Doce de abacaxi:

  • 1 abacaxi sem casca picado
  • ½ xícara (chá) de açúcar (fiz com abacaxi em calda)
Modo de preparo:
Caramelize uma forma de 25 cm de diâmetro. No liquidificador bata as gemas, o óleo, o açúcar e o suco. Retire a mistura do liquidificador, coloque em uma tigela e misture a farinha e o fermento. Bata as claras em neve e misture a massa. Coloque na forma já caramelizada.Bata no liquidificador todos os ingredientes do pudim. Em uma panela, leve ao fogo o abacaxi e o açúcar e deixe cozinhar até secar a água.Coloque o doce de abacaxi sobre a massa do bolo e despeje a mistura do pudim por cima. Leve ao forno em banho-maria e deixe por 50 minutos.

...ao desenformar ficou este horror!!

7 comentários:

Mari disse...

Neyma, amadinha... manda um pedação deeeeeeeeeeste tamanho desse "horror" aqui pra casa, fazendo o favor!! hahaha
Flor, imagino a tristeza de passar o dia das mães sem teus filhotes... eu tbm passo sem minha mãezinha, que mora no Sul, e apesar do Marcelo e a Isa se desdobrarem para meu dia ser o melhor possível, sempre bate aquela dorzinha... :(
Pelo menos, tenho a eles, assim como vc tem seu amorzinho, e uma sogrinha querida, né?
Bjãoooooooo

Mari

Vivian disse...

eu já fiz esse bolo pudim. A aparencia nao é msm das melhores, mas o sabor .... hum, esse sim, é muito bom


bjks

ameixa seca disse...

Deve ter sido o abacaxi, ele às vezes faz coisas dessas mas aposto que o sabor ficou super bom, eu comia sem pensar duas vezes :)

Nana disse...

Neyma, eu sempre falo, para dentro de casa o que importa é o sabor hahaha
Olha que eu corri risco com meu cliente um dia desses de não sair perfeito, graças a deus, a receita ficou perfeita.
Bjss queridaaaa

Paula disse...

Às vezes o que idealizamos não acontece, mesmo quando nos esforçamos para conseguir... Neste caso, específico, teria adorado participar do almoço e experimentar esta sobremesa, mesmo que desengonçada. Tenho certeza de que na próxima vez vai dar tudo certo.

Bjk,
Paula

Suelly Marquêz disse...

Pode mandar este HORROR, AQUI PRA CASA?
Nem sempre a ditado é certo, primeiro se come com os olhos, deve estar um horror de gostoso!égeui uma receita sua de TIRAMISSU, um escandalo de bom !
Mas quanto ao dia das mães, tudo de bom, com saude refeita pra filho, ele vira outro dia todos os dias são DAS MÃES!
Bom fim de semana, Neyma!

Emília disse...

Eu tenho vontade de fazer o bolo pudim, mas tenho receio de que não dê certo. Mas se ficou gostoso é o que importa!
Beijinhos