domingo, 1 de março de 2009

LANCHE PARA OS SOBRINHOS

Neste Carnaval tivemos a felicidade de receber nossos sobrinhos, Mari e Thi, que se casaram em novembro, como bem se lembram, quando fui a São Paulo e conheci as queridas Mari.e.Nana Com eles também veio outro sobrinho, Marcelo, também filho de minha irmã (aquela do Pimpkin.pie) Pois bem, foi uma alegria, pois são pessoas maravilhosas, queridas e amadas. Como não poderia deixar de ser fiz algumas coisinhas gostosas para eles: Bolo Formiguinha, que é o preferido da Ju (minha filha, que inclusive reclamou por eu ter feito este bolo, disse que só posso fazer para ela, hahaha!!, ciumenta!!...) e Pudim de leite condensado, com pão, que estava rolando na geladeira há um tempo, apenas 4 fatias...não podemos desperdiçar, não é?
Ficou tudo uma delicia, desculpem a modestia, mas...o mais delicioso de tudo foi ver a casa cheia de sobrinhos, pena só terem vindo tres, pois tenho no total 7 sobrinhos, filhos de meus irmãos. Meu filho veio na segunda-feira com a esposa e completou minha alegria!!
De comida, almoçamos em casa apenas um dia e fiz Frango.com.suco.de.tomate (deem uma olhadinha lá, a foto é que está péssima) , que já postei há algum tempo. Nos outros dias fizemos deliciosos passeios pelos maravilhosos restaurantes de Itaipava. Ainda vou fazer um guia dos restaurantes aqui da Região, são muitos e todos deliciosos, me aguardem!!

BOLO FORMIGUINHA
Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 100 g de margarina
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 vidro pequeno de leite de coco
  • 100g de coco ralado
  • 100g de chocolate granulado
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura:

  • 1 caixinha de creme de leite
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 100g de chocolate granulado

Modo de preparo:

Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com o açúcar e a margarina na batedeira até formar um creme esbranquiçado. Junte a farinha, alternando com o leite de coco. Acrescente o coco ralado, as claras em neve e por último o granulado e o fermento.

Leve para assar em forma untada e enfarinhada, 180°.

Para a cobertura, leve ao fogo até engrossar e cubra o bolo, ainda quente. Por cima polvilhe com o chocolate granulado.

O meu cresceu bastante, mas no fim afundou um pouquinho no centro. Mas ficou gostoso assim mesmo.

PUDIM DE LEITE CONDENSADO COM PÃO

Ingredientes:

  • 2 latas de leite condensado
  • 2 latas de leite
  • 4 fatias de pão de forma
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 6 ovos
  • 1 xícara de açúcar para caramelar
  • 1/4 xícara de água para o caramelo

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o açúcar e a água. Faça o caramelo derretendo o açúcar numa panela e após atingir a cor que deseja, va juntando a água aos poucos e vá mexendo, para não endurecer.

Forre uma forma de furo no meio com o caramelo, junte a mistura do liquidificador e leve ao forno até ficar firme. O tempo varia de forno para forno.

O pão ficou na superficie do pudim, um pouco mais consistente e o restante mais macio como um pudim normal. Ficou uma delicia!!

15 comentários:

Unknown disse...

Amiga, o bolo ficou perfeito e esse pudim, nem se fala!!!!


Beijinhos

Gina disse...

Oi, Neyma, há quanto tempo!
É bom agradar às visitas, né? E quanto mais simples, maior a garantia de sucesso. Aceito o bolo "formiguinha" da Ju...
Quero ver as sugestões de Itaipava.
Bjs.

ameixa seca disse...

Esse bolo de chocolate com o leite de coco deve ficar maravilhoso! Estou a descobrir comidas feitas com leite de coco e estou a adorar :)
O pudim ficou lindão!

Karla disse...

Ai mamãe que coisa deliciosaaaaaaaa não sei o que será melhor, o bolo ou o pudim...está tudo fabuloso!!!

beijinhos enormes

Delírios Gourmet disse...

Oi Neyma td bem? Adorei essa receitinha desse bolo aí! Juro que tentarei fazer nesse final de semana para aproveitar que meus enteados se juntarão à minha filhota. Depois digo como foi... Bjs!!!

Cininha disse...

Bem isso é que é um verdadeiro 2 em 1 um bolinho e um pudim maravilhosos, ficou anotada a receitinha para fazer.
Sua filha tem razão para ter ciumes esse bolinho é uma tentação :-)
bjinhos

Mari disse...

Florzinha, que saudade!! Estou sumidona, mas é por motivo de força maior... no meu blog, estou explicando o pq da ausência forçada!
Delícia de lanchinho... fiquei com água na boca... =D
Não tem nada melhor do que cozinhar para quem a gente ama, né?
Super beijo

Mari

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Também concordo com a Karla, não sei se gosto mais do bolo se do pudim...
Beijinhos

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Adorei o bolo e o pudim!!!!
Tenha um lindo dia.
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampsite.com

Neyma disse...

Ana querida,
Muito obrigada pelo incentivo!! Bolos não são minha especialidade, por isso faço tantos, para ver se pego a mão!!
Muitos beijinhos

Gina querida amiga,
E para quem gosta de cozinhar...nada melhor que coisinhas gostosas para agradar, não é?
Vou sim fazer um guia com os restaurantes de Itaipava, são maravilhosos, vc vai adorar!!
Muitos beijinhos

Ameixinha minha linda,
Leite de coco realmente da um paladar delicioso em qualquer receita doce ou salgada!!
Obrigada!!
Beijinhos mil

Karla filhota linda,
Experimente os dois ...fique a vontade!!
Beijinhos carinhosos

Grazi querida,
Fico muito feliz que tebha gostado!! Experimente!! Ficarei aguardando o retorno! Espero que todos gostem!!
Muitos beijinhos

Alcina querida,
Espero que goste!!
Depois me conta!!
Muitos beijinhos

Mari, minha florzinha querida,
Que saudade! Que bom ve-la por aqui novamente!! Sei que tem ralado bastante e não sobra muito tempo, não é?? Fico feliz que tenha arranjado um tempinho para passar por aqui!!
Muitos beijinhos e força na nova empreitada!!
Muitos beijinhos

Casinha querida,
Fique a vontade!! Experimente os dois!! Muito obrigada pela visita!!
Muitos beijinhos

Mamão...querida,
Adorei sua visita!! Não consegui entrar no seu blog.
Beijinhos

Ana Dantas disse...

Que delícia! Eu queria ser sua sobrinha também para poder ser tão bem tratada assim!
Beijos Neyma!

Anônimo disse...

Oiii Neyma, não tava conseguindo acessar o seu blog...mas que legal que você ainda conseguiu tirar fotos mesmo com visitas...eu não tive a mesma sorte...quando lembrava da foto a comida já era...mas me diverti muito no feriadão amei receber meus amigos...e esse bolo vou testar...grande beijo!!1

edinha disse...

Só coisas boas :)
Tanto o bolo como o pudim estão uma maravilha
Beijinho

Nereime disse...

É realmente muito bom encher a casa de quem se ama!!!
Conheço esse bolo por "formigueiro",mas não leva leite de coco, agora vou experimentar esta sua versão...esta lindo e apetitoso!!!
bjs

Unknown disse...

Neyma, desculpa pelo sumiço, estou trabalhando em layout para site e tirou o meu sono rs
Esse lanchinho me lembrou a minha doce infância, como comi isso querida.
Obrigada