terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

ANTEPASTO DE JILÓ E UM MIMO LINDO

Abri a geladeira ontem, pensando no jantar...na gaveta de legumes apenas cebolas e um saco de jilós que ja estavam amarelos por fora, mas bem firmes, sem nenhum murcho. Não gosto de jiló e muito menos sei a razão de só serem consumidos verdes (se alguém souber me diga). Bem estavam amarelinhos e alguns quase vermelhos, como tomates. Depois de muito pensar e algumas experiências (tentei frita-los, ficaram muito gordurosos...tentei corta-los em rodelas bem finas e faze-los no microondas, como chips, ficou horrível). Então lembrei de um antepasto que minha mãe faz com berinjela, que é desidratado com bastante sal, expremido em tirinhas e depois temperado com alho e bastante azeite. Bem...resolvi e tentar, pois acho que o jiló é primo da berinjela por sua aparencia e textura.

Não experimentei, mas meu marido ADOROU...quando digo que ele só não come pedra...hahahahaha!!!

Aqui esta, para quem gosta de jiló...bom apetite!!



Ingredientes:
  • 1 quilo de jiló em rodelinhas finas
  • 3 colheres (sopa) de sal
  • 1 xícara de azeite
  • pimenta do reino e orégano a gosto
  • 1 cabeça de alho picada
  • 1 vidro pequeno de azeitonas picadas
  • 2 folhas de louro

Modo de preparo:
Cortar os jilós em rodelas finas. Juntar o sal e deixar numja peneira, sobre uma tigela, para escorrer a água. Deixar por duas horas. Lavar bem, espremer e misturar aos outros ingredientes.


MIMO LINDO
Fiquei muito feliz ao ser lembrada da querida Isabele do Cozinhar.com.os.anjos este lindo selo, um Troféu muito simpatico "Pedagogia do Afeto", não é lindo!! Adorei, adorei, adorei!!!
As regras são as seguintes:
1- Oferecer a 10 blogs que tem compromisso e afecto a educação
2- Deve exibir a imagem do selo do troféu em seu blog que é o prémio
3- Deve linkar o blog pelo qual você recebeu a indicação
4- Deixar comentário nos blogs seleccionados permitindo assim que eles saibam que foram presenteados e quem os presenteou.
As amigas queridas a quem dedico este lindo troféu são as que me visitaram neste último post, obrigada a todas pelas visitas, pelos comentários, pelo carinho e presenças constantes, ADORO VOCÊS!!
Foram 15 queridas amigas que estiveram aqui no Vó Mindoca, então, aumento para 15 blogs premiados, acho que não tem problema, não é?

20 comentários:

Anônimo disse...

Oi Neyma, obrigada pelo mimo amei dorei...

Olha vou te confessar que já vi esses benditos ai (jiló) verde, amarelo e vermelhos...só experimentei os verde quando ainda criança (minha vó fazia a gente experimentar de tudo...odiei nunca mais comi na vida) sei lá mas ficou com uma cara tão boa...parecem apetitosos!!! mas ele é amargo não?

Bjinhus e obrigada mais uma vez...vou postar e colocar seu nome junto com os outros que você me deu.
Bjokitas estaladas!!!

ameixa seca disse...

Olha tive que ir pesquisar o que era jiló :) Aqui jiló é burro (animalzinho fofo que eu adoro) he he
Agora já sei o que é, mas aqui não há!
Obrigada pelo selinho, eu já o tenho lá no blog. Tu bem o mereces ;)
Abraços!

Unknown disse...

hehehe amiga eu passo essa receitinha, apesar de nunca ter comido, lembro das minhas memórias culinárias que era comida de passarinho e era bem amargo hehe
Como foi o encontro?
Bjs

Unknown disse...

Amiga linda, Muitíssimo obrigada pelo selinho, qualquer hora vou postar.:)

Querida, nunca comi jiló e tenho até medo de experimentar. rsrsrsrs


Beijinhos amigona

risonha disse...

obrigado pelo miminho minha linda....
só tenho pena de não saber o que é jiló... lol

Emília disse...

A minha mãe plantava jiló em casa, mas eu nunca comi, só sei que é amargo, mas nunca tive coragem de colocar na boca!rss

Neyma, Obrigada pelo mimo, já tenho ele no blog, vou atualizar o post!

Beijinhos com muito afeto!!

Mari disse...

Amada, assim como você, eu também não sou muito fã de jiló não.. hahaha... é uma das pouquissimas coisas que eu não como!! Mas que teu antepasto ficou lindo... ah, isso ficou!!!
Obrigada pelo lindo mimo... você, como sempre, tão querida e sempre se lembrando de mim... =D
Super beijo

Mari

Axly disse...

Neyma querida!
Eu amooooooooooooooooooo jiló, desde criança, como ele até cru. Meu pai tinha uma pequena horta, onde o plantava, mas ele tinha que ficar de guarda pra que eu não comesse tudo. Huahuahuahuahuahuahua...
Adorei esse antepasto, deve ser dos deuses. Acho que o lance de comer ele verde é só costume mesmo, vai entender.
Acertou em cheio, ele é primo da beringela, hahahha.
Muito obrigada pelo lindo mimo, amei!
Logo vou postar, kisss^^

Luciana Macêdo disse...

Oi amiga, obrigado pormais este carinho.

Também vou confessar...não gosto de jiló, gosto do gostinho do arroz quando é feito com ele.Já o meu marido adoro,seja no arroz ou em farofa, não conhecia outras maneiras deprepará-lo.
Bjs!

Carolina Andrade disse...

Neyma, adorei!! Adoro esses mimos, fico feliz com todos mesmo que ja tenha, não há problema algum!!! Vou colocar na minha estante!!! Sabe, não curto muito jiló, mas assim, tipo um antepasto, deve até ser bom. hihihi. Vou tentar um dia! Grande beijo!!

Karla disse...

Olá Mamãeeeeee que saudades.....nunca mais publicamos uma receitinha.... :( Já tenho saudadinhas e ainda não esqueci a promessa de enviar uma receita para o Vo Mindoca e acho que até já sei qual vai ser :)
Não sabia o que era jiló....mas só posso dizer que cozinhar para o papai deve ser óptimo, não há como falhar :D

beijinhosssssssss enormesssssssssss

Nani disse...

Pois eu gosto de jiló, vou testar. E eu faço jiló frito, corto bem fininho e frito em óleo quente,assim não ficam engordurados.Ainda tem jiló recheado que é perfeito!! rs
Querida obrigada pelo mimo fiquei muito honrada.
Beijos

Gina disse...

Neyma, minha querida, obrigada pelo selinho. Nós não somos filatelistas, mas vivemos colecionando selos... (rsrs) É sempre um prazer recebê-los e saber que alimentamos o afeto entre as pessoas com a sua distribuição.
Taí um ingrediente que não me faz nenhuma falta. Jiló tem mais fãs entre os passarinhos..., mas tenho uma prima que adora! Experimentaria esse antepasto sem problemas, está bonito.
Ontem fui conhecer a Mônica, do Inventadeira de Moda, semana que vem te conto como foi!
Bjs

Nereime disse...

Olá, preciso te contar...aqui em casa até as crianças gostam de jiló...é um alimento muito rico!!Sua receita traduz que ele merece atenção...assim bem preparado quem resiste??
abraços

http://tempodepurim.blogspot.com/

Odete disse...

Nossa, que ideia diferente. Gosto muito de jilo. Aqui nao temos mas quando vou ao BR minha faz muitas vezes pra eu matar a vontade.

Bjs

Nela disse...

Jiló se é parente da berinjela, não deve de ser assim tão mau gostoso, porque se faz bons pratos com a berinjela que também faz bem á saude,parabéns pelo prémio, beijinho.

Ju disse...

Oi Neyma , estou aki pra receber esse selinho tao carinhoso, vou levar no comida boa , assim q puder s/ falta...mais uma vez obrigada pór nao se esquecer de mim, q estou tão ausente, Beijos e uma Maravilhosa sexta feira (oba), pra vc minha querida, fica com Deus, ;D

Tânia disse...

Neyma...tbm não tenho hábito de comprar pela "fama" de ser tãããããããooooo amargo....
Se este antepasto não fica amargo, com certeza farei..
Bjsss

♥ mesa para 4 disse...

Obrigada por te lembrares de mim, mas não me leves a mal, mas eu não participo em prémios e afins, há muito tempo que deixei um recado no blog a avisar, está no fim da página no lado direito...Obrigada e beijinho

Anna disse...

Eu gosto de jilo, eu ponho no forno cortado em tiras , temperado com sal e oregano e outros temperos que gostar, fica crocante.
Mas da próxima vou experimentar o seu, gostei!
O verde é que faz ficar aquele gostinho amargo para quem gosta é bom.
beijos