quarta-feira, 17 de setembro de 2008

BOLINHO DE JILÓ

Bolinhos...bolinhos lembram vó, lembram cozinha quente e aconchegante, fritinhos na hora, aqueles "roubados" então, tinham um gostinho especial..."sai menina, deixa eu terminar!"..."vai queimar a boca!"..."pega um papel para segurar!"..."vai engordurar o sofá!". Que delícia! Bolinhos de batata, bolinhos de carne, bolinhos de arroz...hummmm!! Que saudade!
Quem gosta de jiló? E bolinho de jiló? Com certeza bem poucas pessoas vão responder afirmativamente. Meu marido ADORA (tem gosto para tudo!). Quem já fez ou comeu, sabe que não existem muitas formas criativas de fazê-lo ou talvez a limitação seja minha (por não gostar). Mesmo assim invento formas diferentes de prepara-lo e hoje fiz bolinho. Segundo meu marido: MARAVILHOSO!

Para quem gosta, bom apetite!

Ingredientes:

  • 1 kg de jiló
  • 2 colheres (sopa) azeite
  • 2 cebolas médias picadas
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 envelope de caldo de carne em pó
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 pitada de coentro em pó

  • 2 ovos

  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo

  • óleo de canola para fritar

Modo de preparo:

Corte o jiló em cubinhos pequenos e deixe de molho em água com vinagre. Reserve. Refogue a cebola e o alho no azeite. Escorra o jiló e junte ao refogado de alho e cebola, acrescente o pó do caldo de carne, o sal (caso seja necessário), a pimenta e o coentro em pó. Refogue até secar a água que se forma no fundo da panela e o jiló estar macio, porém não desmanchando. Deixe esfriar. Junte então os ovos inteiros e a farinha de trigo, misture bem. Coloque o óleo para esquentar e vá colocando a massa em colheradas para fritar. Escorra em papel toalha e sirva quentinho.

Acompanhado por um vinho português "Porca de Murça"

5 comentários:

Anônimo disse...

Neyma,
Tinha uma tia que adorava jiló, mas ela era uma raridade mesmo. Incrível como certos sabores são detestados pela maioria...
Mas os bolinhos, esses me trazem boas recordações também. Aguarde que vou postar os meus (doces, claro!)
Bjs.

Anônimo disse...

Realmente Gina, maxixe, quiabo e jiló são quase uma unanimidade. Muitos poucos gostam.
Vou aguardar os seus bolinhos, doces então, melhor ainda.
Obrigada por sua visita.
Beijinho

Unknown disse...

Eu amo jiló! Frito, assado ou refogado. Salivo só pensar. Farei o bolinho este fdsm

Unknown disse...

Eu amo jiló! Frito, assado ou refogado. Salivo só pensar. Farei o bolinho este fdsm

Neyma disse...

Claudete querida, espero que goste! Meu marido tb ama Nilo preparado de qualquer jeitinho! Obrigada pela visita!