quarta-feira, 24 de setembro de 2008

BERINJELA RECHEADA COM CARNE MOÍDA

Um dos alimentos mais versáteis que conheço, a berinjela pode ser usada de varias formas e se presta a várias combinações. Não há quem não tenha pelo menos uma receitinha de berinjela, como antepasto ou acompanhamento, até como prato principal.

Além de ser deliciosa, é saudável e quase uma unanimidade, combina com queijo, com carnes, ótima em sopas, pizza, com especiarias, grelhada, cozida, frita, ensopada, em pasta, creme, patê...Nossa!! Todas as formas deliciosas!

Ingredientes:

  • 2 berinjelas grandes
  • 1/2 kg de carne moída magra
  • 1 cebola grande picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 folhas de louro
  • 1 envelope de caldo de carne em pó
  • 1/2 xícara de molho de tomate
  • 1 colher (sopa) de molho inglês
  • 1/2 xícara de vinho Madeira
  • 4 colheres (sopa) queijo parmesão ralado
  • 1 colher (chá) de orégano

Modo de preparo:

Corte as berinjelas ao meio, no comprimento, retire os miolos com as sementes, passe uma pitada de sal em cada metade e leve ao forno fraco para amolecerem, com os cortes para baixo, enquanto prepara a carne.

Prepare a carne, colocando numa panela com a cebola, os miolos da berinjela picados, o alho, o pó do caldo e as folhas de louro. Leve ao fogo médio, não precisa colocar óleo, e vá mexendo de vez em quando.

Quando a carne estiver bem cozida, acrescente o molho inglês, o molho de tomate e o vinho. Deixe evaporar os líquidos.

Recheie as metades com a carne, salpique com orégano, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

Simples, rápido e gostoso!!




Adorei a idéia da Gina de pesquisar e colocar informações sobre o alimento que estamos postando, então aqui estão algumas informções sobre a berinjela. Bastante interessante!

Espero que aproveitem! Obrigada Gina!


A beringela ou berinjela[a][1] é o fruto da planta Solanum melongena, uma solanaceae arbustiva, anual, originária da Índia, considerada de fácil cultivo nos trópicos, e que pertence à mesma família do pimento, da batata e do tomate. É sensível ao frio, a geadas e ao excesso de chuva na altura da floração. A época de plantio, no hemisfério norte, é de Setembro a Fevereiro e, em regiões de clima quente, o ano todo.


Estudos recentes demonstram que a berinjela tem mostrado eficácia no tratamento de hipercolesterolémia e no controle do colesterol. Recentemente, uma pesquisa realizada no Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu - São Paulo, revelou que a berinjela pode reduzir até 30% as taxas do colesterol. Porém, ainda não se sabe qual o princípio ativo responsável pela redução das taxas de colesterol, mas os cientistas suspeitam de um alcalóide existente na berinjela.

Por ser essa fruta rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides, que actuam diminuindo a pressão sanguínea, prevenindo a arterosclerose, os naturalistas recomendam o seu consumo, para prevenir alguns males referentes ao fluxo sanguíneo.

Também é recomendada nos casos de artrite, apresentando bons resultados na gota e no reumatismo, bem como na diabetes e nas inflamações da pele em geral.
É também muito digestiva, nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de desnutrição, indigestão e prisão de ventre. O consumo da berinjela está também indicado para problemas do fígado e do estômago.


8 comentários:

Gina disse...

Neyma, quem é mais fã de berinjela aqui sou eu, de modo que acabo não usando muito. Vejo muita receita de recheio de carne moída com arroz e essa mistura não me agrada. A sua me pareceu gostosa. Engraçado isso, a gente lê os ingredientes e parece que já sente o sabor!
Bjs.

Ju disse...

Amo beringela com carne moida,eh tudo de bom né.......hum!!!!

Ju disse...

Amo essa beringela,adorei a dica...abraços

Neyma disse...

Oi Gina,
que bom que gostou. Realmente não é todo mundo que gosta, mas faça umazinha só para você. Fica bem gostosa.
Obrigada pela visita,
Beijinho

Neyma disse...

oi JU,
é mesmo uma ótima combinação, eu adoro esta receita, faço sempre. As vezes vario com abobrinha, que também fica bem gostosa!
Obrigada pelas visitas!
Beijinho

Elba Pessanha disse...

Adorei os seus comentários de hoje!!!
Obrigada e pode comentar 2, 3 4, quantes vezes quiser.
Beijos!!!! :)

Neyma disse...

Obrigada Elba Querida,
É que fiquei tão feliz por ser lembrada por você que...bem, acabei exagerando.
Obrigada!
Muitos beijinhos

linda disse...

Adorei essa receita, além de ser fácil, rápida é muito gostosa.