Sexta-feira santa, como não podemos ou não devemos comer carne, seja por razões essencialmente religiosas ou por hábito familiar, pensei como sempre em fazer bacalhau, na verdade foi o que fizemos, mas eu queria algo a mais, então comprei camarão congelado pré cozido , o que foi para mim uma surpresa, não lembro a marca, mas já vem cozido e com um molhinho delicioso para prepara-lo, num sachê.
Resolvemos então eu e minha sogra, que passou a semana santa conosco, fazer o bacalhau tradicional, receita de minha sogra, que aliás já postei aqui como Bacalhau da Marlene no post "Cardapio de fim de ano" e um empadão de camarão que me lembra muito minha vózinha Mindoca que sempre o fazia.
Fiquei em dúvida quanto a massa, então me lembrei de uma que sempre faziam minha mãe e avó, que leva azeite e fica bem gostosa. Na verdade não sei se o empadão de minha vózinha era feito com esta massa, ou se levava mais alguma coisa...de qualquer forma ficou bem gostoso!!
Ingredientes:
MASSA:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo com fermento
- 100g de margarina
- azeite o quanto baste para formar a massa
- sal a gosto
- 1 ovo para pincelar
Modo de preparo:
Numa bacia coloque a farinha, o sal e a margarina gelada. Vá esfarelando a margarina com as mãos até formar uma farofa. Vá acrescentando o azeite em fios, aos poucos, até formar uma massa unida e firme. Forre um refratário, fundo e lado, reservando 1/3 da massa para cobrir o recheio.
Ingredientes:
RECHEIO:
- 500g de camarão pré-cozido
- 1 cebola picada
- 4 dentes de alho picados
- 1 lata de ervilha (petit pois) da marca Bonduelle, que são mais firmes e adocicadas.
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 colher (sopa) de azeite
- 2 tomates picados
- 1/4 pimentão vermelho
- 1/4 pimentão amarelo
- 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
- 6 azeitonas sem caroço picadas
- 1 envelope de tempero pronto para peixe ou camarão (usei o que veio na embalagem do camarão)
- 1 colher (sopa) de maizena dissolvida em 1/2 copo de água
Modo de preparo:
Refogue o alho e a cebola no azeite, junte o tomate e os pimentões. Acrescente os camarões (que por serem congelados pré-cozidos não dão água, o que foi ótimo), o cheiro verde, as azeitonas e as ervilha e deixe ferver por uns cinco minutos. Acrescente o tempero, verifique o sal, junte a pimenta a gosto e por último coloque a maizena dissolvida aos poucos. Vá mexendo e preste atenção a consistência, não deve ficar mole, nem grosso demais.
Montagem:
Coloque todo o recheio sobre a massa, cubra com o restante da massa aberta num rolo ou na mão conforme a preferencia e pincele com o ovo ligeiramente batido. Leve ao forno médio até dourar a massa.
6 comentários:
Pelo aspecto deve ser óptimo!
Beijinhos
Rimou!
Passamos a Páscoa só o marido e eu. Não me animei a inventar nada, a não ser umas tulipas de... bacalhau, claro!
Esse empadão está convidativo.
Bjs.
Esta é a massa que eu faço, conhecida como "massa podre", e que, apesar do nome, todos gostam, porque fica muito leve e saborosa. Só que eu uso a farinha de trigo sem fermento.
Por coincidência comemos um de palmito, na sexta e com a sobra da massa, fiz uma torta de cebola, para o lanche-jantar de Domingo.
Seu empadão ficou bem recheado e bem apetitoso!
Lendo o que você escreveu sobre o empadão da sua vozinha, sabe o que eu acho que faltou? O toque da Vó Mindoca.
Grande beijo para você.
Ai que delícia!
Ai que delícia!
Postar um comentário