terça-feira, 2 de junho de 2009

CARDÁPIO COMPLETO: BIFE ACEBOLADO, COUVE-FLOR GRATINADA E SALADA VERDE

Normalmente em Itaipava gosto de fazer comidinhas bem caseiras, que me lembram vó, aquela comidinha com gosto de aconchego, aroma de saudade, paladar de felicidade e cara de família reunida em volta da mesa. Itaipava me trouxe de volta essa possibilidade de reunir família, receber os amigos, cozinhar com amor, já que no Rio moramos num apartamento de quarto e sala. Esta cardapio é um exemplo do que estou dizendo...comidinha de mãe e de vó!! Delícia!! Comidinha que todas sabemos preparar, cada uma com seu temperinho especial que fica para sempre em nossa memória gustativa!!

BIFES ACEBOLADOS
Ingredientes:
  • 8 bifes de filé mignon
  • tempero "Grill" a gosto
  • manteiga para fritar
  • molho: vinagre, molho ingles, vinho madeira
  • 2 cebolas em rodelas
Modo de preparo:
Tempere os bifes com o Grill, na hora de fritar. Numa frigideira derreta a manteiga e frite os bifes até o ponto desejado, mal, ao ponto ou berm passado. Para o molho, aproveite o fundo da frigideira, onde fica aquele queimadinho e acrescente a cebola, o vinagre, o molho ingles e o vinho a gosto. Caso precise acrescente um pouquinho de água. Deixe reduzir um pouco e sirva sobre os bifes.
COUVE FLOR GRATINADA
Ingredientes:
  • 1 couve flor
  • 2 copos de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 cebola picada
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
Cozinhe a couve flor em água com sal, cortada em buquês. Não cozinhe demais. Reserve. Prepare o molho branco fritando as cebola na manteiga. Junte a farinha de trigo e deixe dourar ligeiramente. Vá juntando o leite bem devagar no inicio e deixe ferver e engrossar. Arrume a couve flor numa travessa, cubra com o molho branco e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno para gratinar.
SALADA VERDENão tem mistério...é só arrumar numa travessas as folhas de sua preferência e pronto!! Gosto de usar folhas com cores contrastantes. Azeite, vinagre...e pronto!!
BOM APETITE!!

10 comentários:

Gina disse...

Neyma, vivo fazendo esse cardápio aí, porque todos gostam. A minha couve-flor gratinada é semelhante a essa. É uma delícia, não?
Finalmente fiz o post do selinho de Super Chef. Você já nem se lembrava mais dele, não é?
Bjs.

angela disse...

tudo delicioso!

Mari disse...

Neyma minha flor, mas que delícia de cardápio!!! Aqui em casa, é o tipo de comidinha que amamos, bem confort food mesmo... =D
Amei tua sugestão!
Super beijo,

Mari

Cininha disse...

Neyma é engraçado quando vi o titulo deste seu post e o inicio do resumo no meu painel lateral, pensei isso que voce disse, Itaipava deve ser um sitio bom para reunir amigos e familia á volta da mesa :-)
Muito bom esse seu menu, eu gostei de tudo.
Bjinhos

Marcia disse...

Neyma querida
é por estas coisas que é bom estar de volta!
bjs

Neyma disse...

Gina queridissima,
è uma combinação muito boa realmente!! Vou dar uma passadinha no seu blog para ver seu post do selinho...antres tarde do que nunca!! (rs)
bjs

Angela querida,
Que bom que gostou!!Essas comidinhas sempre fazem sucesso!!
bjs

Mari minha flor,
É isso mesmo confort food, definição perfeita!! Realmente adoro estas comidinhas caseiras!!
mtos bjs

Alcina amiga querida,
Fico feliz que tenha gostado, é o que chamamos de comida caseira!! Aquela da vovó. Itaipava é isso, um lugar delicioso, fresquinho,onde temos prazer de receber amigos e familiares!!
bjs

Marcia querida,
Que bom!! Vc é sempre bem vinda, adoro suas visitas!! Não desapareça!!
mtos bjs

ameixa seca disse...

Menu completo e delicioso. A couve flor deve ficar muito melhor dessa forma :)

Suelly Marquêz disse...

Neyma, lembrei muito de voce aí em Itaipava, Sempre ás sexta feira,me condiciono a ir te fazer uma visitinha, pois já sei que tem comida gostosa por aí.
Sei que por aí está bastante frio, não é, e recordei mais umamvez da amiga, e corri pra cozinha e preparei um creme de cebolas com palmitose queijos, agora pode vir o frio, estou agaSALHADA.
Bom Fim de SEMANA
Suelly/Uberlandia 5 graus

dannah5 disse...

hahaha agora q eu vi, me convida pra almoçar ai?
Menina q cardapio cara de casa de vovó, ai q coisa, adoro comidinha assim!

So me entristece profundamente nao poder comer repoulho e couve flor q eu amo tanto, passo mal demais depois, as vezes ainda resolvo pagar pra ver e me estrepo!hehe

Minha mae foi a conservatoria e me trouxe 3 kg de farinha de milho selvagem fresquinha, lembrei logo do anguzinho da vovó!hehe

Beijocas, amei o menu da casa!

Cláudia Marques disse...

Neyma,

é realmente uma comidinha maravilhosa.

Sabe uma coisa, utilizei a sua receita da couve-flor gratinada (nunca tinha feito desta forma) e ficou uma delícia. Não deu para tirar foto, mas um dia destes eu vou repetir!

bjs