segunda-feira, 25 de maio de 2009

FONDUE CHINOISE, BATATA ROSTIE E TROFÉU DO AMIGO

Neste final de semana tive a felicidade de receber meu filho e minha nora em Itaipava, e pude matar um pouquinho da saudade. Já estão falando em filhos...então acho que ano que vem serei vovó...finalmente!!! Mal posso esperar!!
Bem, aproveitamos o friozinho para fazer um delicioso fondue chinoise (feito com caldo), que é muito mais saudável que o bourguignonne, feito com óleo (desde que comemos pela primeira vez assim, no caldo , num restaurante, que não fazemos de outro jeito). Fica um delicia!!
Para acompanhar fizemos batatas rostie (eu e meu amorzinho), uma receita que queria experimentar há algum tempo. Vi em alguns lugares o jeito certo de preparar e estava ansiosa para fazer. Já havia tentado fazer algumas vezes, mas não ficava crocante como as dos restaurantes, dessa vez ficou perfeita!! Claro que não teria ficado tão perfeita, não fosse a ajuda do maridão, que descascou as batatas e passou-as pelo ralo. Fiquei tão feliz...poucas vezes ele se prontificou a me ajudar na cozinha, normalmente ou eu ou ele fazemos algo, mas a quatro mãos, numa oferta de ajuda espontânea...é raro. Achei tão lindo ele dizer:"Vou te ajudar". Acho que realmente o espirito de Vó Mindoca o pegou de vez, pois participou de forma interessada e interativa, perguntando e acompanhando todos os passos. Então, além de ótimos ingredientes, as batatas foram preparadas com AMOR!!
Aproveito para postar, já com atraso, o lindo selinho que a amiga querida Rose me mandou, muito, muito, muito lindo, um "Trofeu de amigo", que amei receber!!
FONDUE CHINOISE
Ingredientes:
  • 1 kg de filé mignon cortado em mini filés bem finos
  • 3 ou mais tipos de molho a gosto : rosé, cebola, queijo etc.
  • 1 litro de caldo temperado
PARA O CALDO TEMPERADO:
  • 1 litro de água
  • 1 envelope de caldo de carne
  • 1 cebola cortada em cubos grandes
  • 2 dentes de alho em pedaços grandes
  • louro
  • alecrim
  • pimenta do reino
Modo de preparo:
Corte a carne em tiras finas, prepare os molhos e reserve. Para o caldo, leve ao fogo todos os ingredientes, pode enriquecer com cenoura, aipo, salsão ou alguma outra erva a gosto. Deixe ferver por pelo menos 10 minutos e passe para a panela de fondue e a mesa, bem quente. Vão ver que substitui perfeitamente o óleo, com a vantagem de não se ficar cheirando a óleo, não fazer fumaça e ser bem mais saudável.
BATATA ROSTIE
Ingredientes: (para 4 pessoas)
  • 4 batatas grandes (tipo asterix, com casca rosa)
  • 100 g de bacon em cubinho
  • 1 cebola roxa picadinha
  • 200g de muzzarela ralada
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • óleo ou azeite para fritar
(foto da internet)

Modo de preparo:
Lave bem as batatas e leve a cozinhar com as cascas, por mais ou menos 15 minutos, devem ficar "al dentes". Leve a geladeira por no minimo 2 horas. Depois de geladas descasque e passe pelo ralo grosso, devem ficar na espessura da batata palha. Pique o bacon e ele ao microondas com papel toalha , por dois minutos para desengordurar. Junte o bacon e a cebola as batatas raladas.
Numa frigideira pequena com teflon arrume uma camada das batatas, sem apertar, coloque a muzzarela no centro e cubra com mais uma camada de batatas. Leve ao fogo alto e coloque óleo ou azeite em volta, para que escorram para o fundo. Quando estiver dourada e torradinha, escorra a gordura, vire (pode usar duas frigideiras do mesmo tamanho para facilitar a virada), coloque mais óleo e deixe fritar do outro lado. Sirva imediatamente.



TROFÉU DO AMIGO


Recebi da queridíssima amiga Rose do Receitinhas.e.Frescurinhas este lindo prêmio "Troféu do Amigo" o que muito me envaideceu! Já estava sentindo falta de um mimo, que faz bem para a alma!!

Regras deste selo:
  • Esse é o troféu do Amigo!
  • Esses blogs são extremamente charmosos.
  • Esses blogueiros têm o objetivo de serem amigos.
  • Eles não estão interessados em se autopromover.
  • Nossa esperança é que quando os laços desse troféu são cortados ainda mais amizades sejam propagadas.
  • Entregue esse troféu para oito blogueiros(as) que devem escolher oito outros blogueiros (as) e incluir esse texto junto com seu troféu!
Passo então este lindo selinho, primeiro para as amigas queridas que já conheci pessoalmente, todas queridas com as quais passei deliciosos momentos e para algumas outras queridas que tenho MUITA vontade de conhecer e tenho certeza de que as oportunidades aparecerão!!
  1. Gina - Nacozinha
  2. Carol - Cerejinha
  3. Ameixa Seca - Canela.Moída
  4. Karla - O.Meu.Almoço
Claro que há muitas outras amigas queridas que também gostaria de passar este selinho e também de conhecê-las pessoalmente. Muitas ja foram premiadas por mim e ainda serão, todas aquelas que já visitaram o Vó Mindoca e aqui deixaram comentários amorosos e incentivadores, e muitas outras queridas amigas aparecerão. Amo a todas vocês, de coração. Como diz o prêmio, não existe interesse neste mundo blogueiro, somente o objetivo da amizade!!

15 comentários:

Cininha disse...

Minha amiga, muito obrigado pelo miminho, logo eu vou postar.
Quanto ao fondue, voce acredita que eu só comi de chocolate!!!nunca comi outro nem com oleo nem com caldo hehe, mas imagino que deve ser uma delicia, principalmente porque se propicia a muito tempo á mesa para conversar:-)
Parabens pelos netinhos que virão, desejo que tudo corra bem.
bjinhos

ameixa seca disse...

Neyma, interessante usar o caldo para o fondue, super mais saudável :) Gostei da batatinha, vê-se que tem muito amor nela he he
Muito obrigada pelo selinho, já o tenho lá no blog mas veleu a intenção :)

angela disse...

com caldinho é tudo de bom né? a batata ficou demais! bj

Unknown disse...

Amiga querida, adorei a idéia do caldo. Imagino sua felicidade quando seu esposo disse que ia lhe ajudar, aqui em casa também fico muito feliz quando digo que vou fazer algo e meu esposo me ajuda.
Vou copiar a receita.


Muitos beijos

Gina disse...

Neyma, minha querida, acredita que nunca fiz fondue de carne? Com essa dica do caldo fiquei motivada a fazer.
Essa batata é uma delícia e volta e meia fazemos.
No ano que vem você pode mudar o nome do blog para Vó Neyma! Rsrs!
Essa parceria com o marido está rendendo ótimos pratos, que coisa boa.
Muito obrigada por mais esse selinho. Como é bom não ter outros interesses e fazer do blog uma forma de compartilhar amizades.
Bjs.

Luciana Macêdo disse...

Este friozinho combina bastante com fondue e feito com caldo fica muito mais saudável, uma idéia a copiar. Agora a batata ficou perfeita, hem amiga? Adoro!
Parabéns pelo selinho.
Bjs!

Delírios Gourmet disse...

Olha menina, amei as receitas! Essa batata deve ficar muito boa e diferente né? Parabéns! Bjs!

Mari disse...

Neyma minha flor, antes de mais nada, obrigada pelas palavras tão carinhosas que você deixou no meu blog... você é um ser humano lindo, e ser sua amiga é mais uma das tantas bênçãos que venho recebendo de Deus, de uns tempos para cá!!!
Apaixonada por fondue e por batata que sou, essa refeição que vc postou é um verdadeiro manjar dos Deuses para mim... e ficou tudo tão lindo!! Você e o Anníbal estão se saindo uma dupla de chefs de respeito!!!! =D
Meu anjo, obrigada por esse selinho lindo.. hoje mesmo vou postá-lo no blog!!
Super beijo

Mari

Carolina Andrade disse...

Neyma, muito obrigada pelo carinho. Obrigada por mesmo sem me conhecer você está sempre se lembrando de mim, és uma pessoa pralá de especial. Logo o estamparei lá no cerejinha. Grande beijo

Nana disse...

Ai que linda Neyma, sabe que gostei demais desse fondue, já desistir de fazer o de carne em casa por causa do óleo!
Obrigada viu, pelo troféu, você como sempre é uma graça!
Bjss e boa semana para ti.

Téia disse...

Neyma minha linda, primeiro muito obrigada pelo lindo selo, vou postar já, já, adorei. Olha, você faz cada coisa maravilhosa, sempre quero fazer este fondue, mas acabo achando que vai demorar para ficar pronto e acabo na fritura, com seu aval vou experimentar. Esta batata ficou fantástica. Vai virar vovó, aê, que legal, nossa novinha assim vai arrasar, em??? Bj querida.

Mary disse...

Neyma,
Gostei dessa receitinha batata rostie.a tua está linda.
Nunca fiz, nem comi mas até parece facil.tenho que experimentar.


bjs

dannah5 disse...

Fondue eh tudo de bom!!! Aqui no Rio so da pra fazer sem suar no inverno, tomara q esse ano seja um friozinho bem gostoso, ai vou aproveitar bastante!!

Adorei a receita!! Vou testar.

beijocas

Blog Dri Viaro disse...

essa batata rusti eu ja fiz, é deliciosa
bjsss

Neyma disse...

Alcina querida,
Vc merece!! Devia experimentar este fondue, fica bem gostoso além de mais saudável!! Quanto aos netinhos...espero que venham logo!!
Muitos beijinhos

Ameixa querida,
Experimente, pois tenho certeza que vai gostar, fica até mais gostoso do que o com óleo!!
De nada querida, vc merece muito mais!!
muitos beijinhos

Angela querida,
Obrigada pela visita, volte mais vezes!! Fico feliz que tenha gostado!!
muitos beijinhos

Ana querida,
Fica bem gostoso, experimente!! Nossa fiquei muito feliz com a ajuda de boa vontade de meu marido, aos poucos ele esta tomando gosto pela cozinha!!
muitos beijinhos

Gina amiga querida,
Quase nunca faziamos fondue em casa por causa da fumaça e do cheiro que ficava na casa, por causa do óleo. Desde que aprendi esse com caldo, não fazemos de outro jeito, experimente!! Quem sabe mudo o nome do blog para Vó Neymoca!! hahahahah!!! Não seria mal!! Estou muito feliz com a parceria!!
Muitos beijinhos

Lu minha querida,
É mesmo perfeito para este friozinho que esta começando por aqui e realmente mais saudável!
A batata ficou bem gostosa, da proxima vez vou experimentar com outros recheios.
Muitos beijinhos

Grazy querida,
Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado! Esta batata vale experimentar!!
Adorei a visita, volte mais vezes!!
Muitos beijinhos

Mari minha linda,
Vc merece muito mais, pois é uma amiga sempre presente, mesmo sem muito tempo sempre da um jeitinho de passar por aqui!! Adoro suas visitas!!
Saiba que conhece-la, e a sua familia, foi uma grande felicidade!!
Muitos beijinhos

Carol querida,
Obrigada pelas lindas palavras!! Vc é uma querida!!
Muitos beijinhos

Nana amiga querida,
Esperimente este com caldo e depois me conta!! Vale a pena!!
Vc merece todos os troféus!!
muitos beijinhos

Téia amiga querida,
De nada querida, vc merece muito mais, pois esta sempre prestigiando o Vó Mindoca!!
Experimente este fondue, pois o preparo é rapido e muito delicioso!!
Muitos beijinhos

Sabores...querida,
Fico feliz que tenha gostado!! A batata é bem facil de fazer e fica muito boa!!
muitos beijinhos

Dannah querida,
Tomara que faça um friozinho para vc poder experimentar!! Vale a pena!!
muitos beijinhos

Dri querida,
Muito boa mesmo, não é? Adorei a visita!!
muitos beijinhos