Meu marido ADORA agrião e dele a parte que mais gosta são os talos, de preferência bem grossos. Então, como já algum tempo estava querendo fazer um risoto resolvi experimentar fazê-lo com os talos de um agrião que eu tinha na geladeira e as folhas já estavam começando a amarelar. Ele ficou surpreso e adorou a novidade. Servi com salmão grelhado.
Espero que gostem!
- 1 xícara de arroz arbório
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) manteiga
- 1/2 xícara de vinho branco seco
- 1 cebola média picada
- talos de 1 maço de agrião picados
- 1 litro de caldo de galinha (1 litro d'água c/ 1 saquinho de caldo em pó)
- 50 g de queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
Frite a cebola no azeite com 1 colher de manteiga, quando começar a ficar transparente acrescente os talos picados e refogue rapidamente. Acrescente o arroz, mexa um pouco e em seguida o vinho branco, deixe evaporar sem parar de mexer. A parte coloque o caldo para aquecer. Depois do vinho ter evaporado, o arroz já deve estar ficando cremoso, vá juntando o caldo aos poucos, (em concha) e a cada concha de caldo vá mexendo até o arroz absorver os líquidos. Vá fazendo isso até usar todo o caldo, sem que o arroz esteja totalmente cozido. Acrescente a outra colher de manteiga e o queijo ralado para finalizar e sirva imediatamente.
Fica um risoto suave, com paladar muito leve e aromático e os talos ainda crocantes ficam parecendo aspargos frescos. Ao provar, meu marido primeiro achou que fossem aspargos frescos e depois que fosse erva doce (funcho).
Nenhum comentário:
Postar um comentário