Apesar de minha família ser carioca, nossa principal influência culinaria é mineira, mesa farta e muito variada, o prazer de estar e reunir a família na cozinha, galinhas ao molho pardo, lombinhos assados, doces em calda e muitos bolos, principalmente de fubá e aipim, enfim como podem comprovar, uma forte influência mineira.
Folheando um livro de Comida Mineira, "História da Arte da Cozinha Mineira por Dona Lucinha" de Maria Lucia Clementino Nunes e Marcia Clementino Nunes, encontrei um maravilhoso bolo de milho verde, feito do jeitinho da época de minha avó, ralando a espiga e tudo mais. Lembrei do maravilhoso bolo que minha avó fazia.
Ingredientes:
- 4 espigas de milho verde
- 3 ovos
- 12 colheres de flocos de milho
- 250 g de açúcar
- 1/4 de litro de leite
- 1/4 de queijo Minas, meia-cura, ralado
- 1 clher (sobremesa) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- erva-doce a gosto
- açúcar fino e canela em pó, o necessário
Modo de preparo:
Ralar o milho em ralo fino e reservar. Bater as claras em neve e reservar. Bater bem as gemas com o açúcar, juntar o leite, o sal, os flocos de milho, a erva-doce, o milho e misturar bem. Por último, adicionar o queijo e o fermento; mexer levemente. À parte, untar uma forma própria com manteiga, polvilhar com flocos de milho e desprezar o excesso. Despejar toda a massa e elvar ao forno quente para assar. Ao corar, retirar o bolo do forno, polvilhar com açúcar e canela e voltar ao forno para terminar o processo de assar. Em geral, o bolo de milho verde leva um pouco mais de tempo no forno do que os de trigo. O tempo médio é de aproximadamente quarenta minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário