segunda-feira, 25 de agosto de 2008

ITAIPAVA

(foto:http://guiadepetropolis.com)
Para quem não conhece, Itaipava (em tupi-guarani significa "pedra que chora") é um Distrito de Petrópolis, região Serrana do Rio de Janeiro, paraíso da boa comida, clima maravilhoso, o friozinho que eu adoro e não encontramos no Rio de Janeiro.
Nestas duas últimas semanas fiquei por lá, foi aniversario de meu pai, 80 anos, e comemoramos com um delicioso almoço em familia. Aproveitei a presença de minha mãe para relembrar aquela receitas que eu não comia há muito tempo...hummmm.....!!!
O cardapio do almoço foi feijoada de feijão vermelho, quem nunca experimentou não pode deixar de fazer, é muito bom, com aqueles acompanhamentos de praxe: arroz, couve,...
E as sobremesas...ai, ai, foram cinco: Musse de chocolate (aquela de verdade...uma delicia há mais de vinte anos na família), gelatina de abacaxi ( minha mãe fazia muito, desde a época de Brasília, a preferida de meu irmão), torta de maçã da tia Irinéa (ninguém consegue fazer igual a ela), Falsa Cassata (um clássico em todas as festas de familia e a preferencia das crianças) e doce de banana em rodelinhas (minha avó fazia como ninguém, ai que saudade!!).
De entradinha fizemos torradinhas de queijo com cebola, mousse de gorgonzola (facinha e uma delicia) , de tomate seco e sanduiche gelado de atum com ameixa (Nossa! vale a pena experimentar).
Voces não imaginam como foi delicioso resgatar todos esses sabores nestas duas semanas com meus pais em Itaipava, quantas lembranças, principalmente da minha vózinha.
Prometo colocar todas as receitas aqui, compartilhar com vcs estas delicias.
Beijos a todos,

4 comentários:

Anônimo disse...

QUE MALDADE!!! hahahaha

Beijos, tanto tanto!

Neyma disse...

Vc pode pegar as receitas e tentar fazer por aí!!
Pena vc não estar aqui com a gente.
Mais que tanto,
beijo

Anônimo disse...

Oi, Neyma! Gostei do título Memórias Gustativas. Taí um assunto que rende ótimas lembranças e muitos prazeres à mesa.
Obrigada pela visita ao blog. Acho que vamos trocar figurinhas, porque temos várias coisas em comum. Estou preparando meu primeiro post sobre lembranças...
Bjs, Gina

Neyma disse...

Gina,
Que bom que gostou do meu blog, tem sido um enorme prazer escrevê-lo quase todos os dias, relembrar receitas de familia e principalmente de minha vózinha. Sempre temos lembranças de um cheiro, um aroma, um perfume de uma comida que comiamos em nossa infancia, acho que é isto que nos faz amar tanto a cozinha.
Obrigada pela mensagem,
Beijos