sexta-feira, 23 de abril de 2010

FAVADA

Aqui em casa adoramos novidades gastronômicas e sempre que meu marido vai sózinho ao Horto Mercado Municipal aqui de Itaipava volta com uma novidade, uma dica ou receita nova dada pelos donos dos boxes de lá. Ele ve alguma coisa diferente, logo pergunta como fazer e chega com muitas novidades interessantes e sempre deliciosas.
Hoje chegou com favas, paio, linguiça e costela defumadas. Adorei a idéia, e fui para cozinha prepará-las para o almoço. Achei que cozinhava bem rapido e então não coloquei na panela de pressão...levou 3 horas para ficar pronta, almoçamos quase na hora do jantar, mas ficou uma delícia. O sabor é bem parecido com feijão branco. Valeu a espera!!
Ingredientes:
  • 1 kg de favas
  • 500g de linguiça fina defumada
  • 2 paios
  • 200g de costela de porco defumada
  • 2 cebolas médias picadas
  • 1 cabeça de alho picado
  • 1 cubinho de caldo de bacon

Modo de preparo:
Corte as carnes em pedaços e leve ao fogo numa panela antiaderente, até dourar e soltar a gordura. Retire as carnes, escorra em papel toalha e despreze a gordura do fundo. Retorne com as carnes para a panela, junte o alho e a cebola e deixe dourar. Junte as favas lavadas, acrescente água e deixe cozinhar. Sem panela de pressão levou 3 horas para cozinhar. Aconselho colocar na pressão, dependendo do tempo disponível. Finalize com o cubo de caldo de bacon, apenas um, pois as carnes são salgadas.
Uma deliciosa surpresa!!


5 comentários:

Gina disse...

Nunca preparei, nem comi fava, mas deve ser como feijão. Com todas essas carnes saborosas, tem que ser bom mesmo!
Bjs.

www.culinariasaborecor.com disse...

Nossa, o visual esta arrazando, parece delicioso.beijinhos

Carolina Andrade disse...

Neyma, apareceu!! Como andam as coisas por ai? Aqui tudo indo. Meu pai outro dia mesmo falou das benditas favas! Preciso ir ao mercadão. Agora, essa sua linguiça defumada está tão bonita, que marca é?? Ve se aparece. Beijo grande!

Vicentina disse...

Neyma, adoro favada amoooo, e agora é tempo de favas.
Vou procurar na feira de domingo e fazer tbm.
Esta sua deu uma vontade danada de comer está apetitosa.
Bjs e BFS

ameixa seca disse...

Ainda não comi favas este ano mas adoro o sabor delas :) Belo prato!