segunda-feira, 29 de junho de 2009

LAZANHA A BOLONHESA DA JU

Aproveito para postar a receita da lazanha da Ju, mais um dos pratinhos que ela fez para nós quando estava aqui. Este molho foi desenvolvido por ela da forma que achou que ficaria mais gostoso, pois nunca havia feito molho a bolonhesa, mas na verdade esta forma de fazer lazanha, com carne moida e creme de leite é do tempo da Vó Mindoca.
Ingredientes:
  • 2 pacotes de lazanha pré cozida
  • 1 kg de muzzarella
  • 1 lata de creme de leite
  • folhas de majericão fresco para decorar
  • molho bolonhesa
Molho:
  • 1 kg de carne moída
  • 1 molho de cheiro verde
  • 1 molho de manjericão
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1/2 copo de vinho tinto
  • 2 cebolas picadas
  • 6 dentes de alho picado
  • 3 colheres (sopa) de shoyu
  • 1 latinha de extrato de tomate (fiz com tomate pelati-2 latas)
  • 2 copos d'água
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 4 tomates cortados em cubinhos

Modo de preparo:
Para o molho: Frite a cebola e o alho no azeite, junte a carne moída e deixe fritar bem até secar toda a água. Junte o extrato, a água, o shoyu, o vinho e o cheiro verde. Deixe ferver bastante e evaporar o álcool. Acrescente o cheiro verde e o manjericão, reserve algumas folhinhas para decorar. Por último junte os tomates e cubinhos, que devem ficar inteiros. Reserve.
Arrume a lazanha em um refratário, começando com uma camada de molho, então a massa da lazanha, mais molho, regue com o creme de leite, coloque a muzzarella e comece novamente com a massa. Termine com a muzzarella e enfeite com as folhas de manjericão. Leve ao forno até o molho começar a borbulhar.

12 comentários:

Mari disse...

Amada, essas diferenças são mesmo complicadas. Vivo isso na pele diariamente, mas no meu caso, eu seria o "Annibal" da história. Eu, que conheci vcs dois pessoalmente, vi de perto a pessoa doce e amável que ele é... claro que ele nao é egoista e nem egocêntrico... apenas se sente excluído, deve ter a sensação de que tua família nao dá bola para ele e nao dá valor ao excelente marido que ele é para você - sei bem, pq essa é a sensação que eu tenho com a familia do Marcelo... imagino o quanto seja complicado para você contornar essa situação e botar panos quentes... mas ao mesmo tempo que entendo teu lado, entendo (talvez ainda mais) o dele. Acho que a solução é deixar as coisas irem se acomodando aos poucos, para que ele tenha a segurança de que também faz parte da tua família, de que é aceito, e de que é amado como merece... :)
Ufa.. falei de monte!
Bjo enorme para vcs,

Mari

Gina disse...

Neyma, querida, fiquei por alguns segundos parada diante do micro, após ler seu post. É o reflexo do impacto que me causou.
Quando trabalhava, ouvia muito se falar que os problemas de casa não deveriam ser levados para o trabalho, como se fosse possível fragmentar o ser integral.
Você se questiona se esse espaço é adequado para falar sobre o que vai em sua alma. Há momentos em que é difícil ter esse instrumento em mãos e não fazer uso dele para desabafar.
Conversaremos melhor sobre isso...
Praticamente não faço lasanha, o marido nunca gostou muito, mas realmente é uma das massas mais antigas que conhecemos, não? Bem ao jeito de Vó Mindoca.
Beijos e fique com Deus!

Luciana Macêdo disse...

Com o passar dos dias você verá que até estes momentos de angustia e "tristeza", foram felizes.

Lazanha feita de uma nova maneira...receita para fazer para o meu filhote.
Bjs!

Unknown disse...

Minha querida amiga, sei mais ou menos o que você sente. Aqui em casa também é assim, só eu e meu esposo, então quando chega alguém ele fica totalmente mudado. Penso que todos os homens são assim...
O que importa é não deixar que isso abale vcs dois. Sei muito bem que é super difícil conciliar "visita" com marido...
Ainda bem que nossos maridos são pessoas maravilhosas!!

Beijão para você

ameixa seca disse...

O que importa é que haja amor e carinho, o resto vai passando :) É natural essa tristeza, não desanimes. Agora tens todo o tempo do mundo com o teu marido e tudo se vai resolver bem :)
Lasanha é uma maravilha, especialmente com muito queijinho!

Cininha disse...

Querida Neyma
Parece que vim tarde e me escapou algo, eu vinha tão contente para lhe dizer para se ir preparando para o batizado cá em portugal, e vejo estes comentários!!
Bom eu tenho a certeza que seja o que for que se passou tudo se resolverá bem, pelas pessoas maravilhosas que você e o Annibal são.
Eu estou muito feliz porque me telefonaram hoje da segurança social para dizer que têm um menino para nós :-)
Bjinhos para você e o Annibal :-)

Delírios Gourmet disse...

Adorei a receita! Um super bj pra vc e seja muito feliz! Isso é realmente o que importa nessa vida!

dannah5 disse...

Eu li outro dia mas nao tive tempo de comentar.
E agora que vim vi q editou, lembro por alto do que foi dito. Mas o importante eh que 99% das coisas resolvemos com paciencia e carinho, o 1% eh aquilo que nao tem soluçao e nao eh esse o caso.
Já tive muitos problemas com familia, tanto minha quanto do marido, mas as coisas acabaram se resolvendo. As vezes a melhor politica eh esperar, dar tempo ao tempo e continuar a programação normal!

Beijocas e essa lasanha está uma tentação. Que Papai do Céu te abençoe!

Neysa disse...

Neymoca, poe o meu blog na sua lista e divulga pras suas amigas.
Comentarios tambem sao bem vindos.
Beijocas!

Vicentina disse...

Olá Neyma.
Adoro seu blog visito-o todos os dias, e serve de exemplo pro meu.
Bela homenagem pra Vovó Mindoca que deve ter sido uma exelente pessoa.
Parabéns...

Neyma disse...

Queridas amigas Mari, Gina, Luciana, Ana e Ameixa,
Gostaria de agradecer de coração as lindas palavras, a compreensão, o colinho e apoio que me deram, fiquei muito emocionada com a solidariedade e o desprendimento de vcs ao colocar seus problemas pessoais, o que me ajudou bastante a entender que estas situações são comuns num casamento, pq muitas vezes nos aborrecemos com algo achando que nossos problemas são únicos e mais graves do que realmente são. No momento da tristeza nos deixamos levar pela situação e muitas vezes não vemos solução.
Fico muito feliz ao saber que posso contar com vcs, amigas queridas, com suas palavras generosas.
Muito, muito, muito obrigada!!!
Muitos beijinhos

Neyma disse...

Alcina querida,
Realmente escrevi algumas coisas num momento em que precisava de apoio, com alguns problemas aqui em casa. Como Annibal ficou bem chateado com tudo que escrevi, e não deixo de dar razão a ele, resolvi retirar parte do post. Agradeço a sua preocupação!! Agora esta tudo bem, e tudo esta calmo!!
Querida amiga, fico tão FELIZ por saber que seu filhinho esta chegando!! Agora sua familia vai ficar completa!! Parabéns para vcs!! Tenho certeza que serão ainda mais felizes!!
Muitos beijinhos

Grazy querida,
Muito obrigada por suas palavras, pelo carinho e sua sempre presença no Vó Mindoca!!
Muitos beijinhos

Dannah querida,
Vc tem toda razão, com calma e paciencia tudo se resolve. O problema é que quando estamos vivendo o problema muitas vezes não conseguimos manter a calma, mas agora esta tudo bem!! Muito obrigada!!
Muitos beijinhos

Neysa, irmã querida,
Pode deixar, vou acrescentar o seu blog a minha lista de preferidos!!
Beijos mil

Vicentina querida,
Fico muito feliz que goste do meu Vó Mindoca, é uma forma de mostrar tudo que aprendi com minha vózinha, tanto na cozinha como fora dela!! Relamente ela foi uma pessoa muito especial!!
Muito obrigada!!Seja sempre bem vinda!!
beijinhos