quarta-feira, 12 de novembro de 2008

COSTELINHAS ASSADAS AO MOLHO DE SALVIA

Quase hora do jantar...o que fazer?
Abro o freezer...costelinhas...uma boa pedida. Mas...como fazer? Sempre que eu fazia costelinhas temperava e colocava direto no forno para assar, inclusive é assim que manda o fabricante. Mas...vendo o Super-chef do Mais Você, ontem, a prova foi preparar costelinhas de porco. Observei que as costelinhas preparadas foram a panela de pressão antes de serem assadas e ficaram daquele jeito que comemos em restaurante, bem macias, soltando do osso. Então quis experimentar fazer desta forma, morrendo de medo que desmanchassem, mas deu certo, ficaram uma delicia, soltando do osso como eu queria. Agora só vou fazer assim.


COSTELINHAS ASSADAS AO MOLHO DE SALVIA

Ingredientes:

  • 1 ripa de costelinhas de porco
  • 1 copo de vinho tinto 1 copo de agua
  • 1 colher (sopa) de alho picado com ervas finas
  • 1 tablete de caldo de carne
  • 4 folhas de louro
  • 1 maço de salvia
  • 1 cebola media em pedaços grandes
  • 1 colher (chá) de farinha de trigo
  • 2 batatas baroa cozidas em cubos

Modo de preparo:

Divida a ripa de costelinha em duas partes. Leve a panela de pressão junto com o vinho, a agua, louro, o tablete de caldo e o alho. Deixe cozinhar por meia hora. Retire da pressão e reserve. Leve o molho que ficou na panela de pressão ao fogo para reduzir a 1/3 do total, juntando a cebola e a salvia. Prove o sal. Coe o molho e engrosse com a farinha.


Separe as tiras de costelinhas, entre os ossos, arrume numa assadeira com a batata baroa a volta e leve ao forno regando com o molho, até dourar.


13 comentários:

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Também faço muitas vezes mas, em vez de usar a panela de pressão, reduzo a intensidade do forno e aumento o tempo e o resultado é o mesmo (soltam-se do osso).
Beijinhos

Carolina Andrade disse...

Neyma querida!! Vi a foto do encontro de vocês e me apertou o coração não conseguir estar lá!! Mas tudo bem, da próxima vez dará certo!! Essa costelinha está com uma cara muito boa. Tenho um pé de sálvia lindo aqui em casa (tem foto dele lá no cerejinha). Um grande beijo!!

Unknown disse...

Tem selinho para vc no meu blog.

Beijo

Natália Eleutério disse...

Adorei, excelente ideia a de fazê-la na panela de pressão, ficaram bem tostadinhs, bjs

Laurinha disse...

não sei o que é este super chef.. .. vou sapear lá no site!

eu sempre dei uma pré-assada nas ditas, mesmo que eu venha a fazê-las na panela... acho que ajudar a queimar um tantinho as gordurinhas...

Adorei sua sugestão, com sálvia deve ter ficado ótima mesmo!

Beijinhos

Karla disse...

Olá parceira...qualquer dia chamo-a de mamãe...porque sou só um ano mais nova que o teu filhote mais velho ;)
Tenho ali salva a crescer e nunca sei bem onde a gastar...posso fazer esta receitinha no próximo intercâmbio...tou ansiosa para ver o Bacalhau...
beijinhos enormes

Gina disse...

Neyma, outro dia deixei uma carne de porco marinando de uma dia para o outro, penetrou demais o sabor do vinho. Valeu a lição, o marido não gostou nem um pouco! Outro dia você postou uma receita de carne marinada por apenas uma hora e deve ter ficado ótima!
Essa carne está com uma carinha tão boa... mas darei um tempo nos marinados por aqui!
Bjs.

ameixa seca disse...

O que eu gosto de roer ossinhos de costela... super bom. Ainda nao tenho sálvia para experimentar mas quando tiver eu faço ;)

Smas disse...

Eu adoro o nosso entrecosto, vossa costelinha e essa está com um aspecto de dar água na boca!!!!
Bjs

Mari disse...

Minha flor, eu sou apaixonada por costelinhas.... uma pena o Marcelo quase não comer carne de porco, então é raríssimo eu fazer (desde q casamos nunca fiz, só comi poucas vezes no Outback)... achei este molho de sálvia fantástico, delicioso, apetitoso... será q ele não vai bem numa carninha de vaca assada, também? =P
Super beijo pra ti!!!

Josy Marmello disse...

Neyma minha querida, vou te contar uma coisa, que aprendi na universidade de Gastronomia (ai, me perdoa, mas não quero bancar a chata sabe-das-coisas!). Panela de pressão é coisa de quem tem pressa, muita pressa.
Imagina sua vó Mindoca nos tempos em que ela não tinha a Clock na cozinha! Ela diria: "Neyminha! Por Deus do céu, marina isso aí!". Até porque ela não imaginaria a correria do mundo moderno de internet e etc.

E eu, Josy Marmello diria "Minha Nossa Senhora da Agenda Corrida! Separa um tempo pra amaciar essa carne".

Te digo como:
Coloque todos aqueles temperos da vó (cebola, alho, pimentinha-do-reino, tomilho, um pouco dessa sálvia e o que mais você quiser) dentro de um recipiente (pode ser um saco plástico enfiado dentro de outro ou uma Tupperware). Nesse recipiente, coloque vinho e mergulhe as costelinhas - não precisa ser vinho caro, hein? -.

Enquanto isso, vá preparando os outros pratos, vá levar os meninos na escola... Quanto mais tempo na marinada, mais macias ficarão. Pode ter certeza! Nos restaurantes tradicionais (entenda-se aqueles, que já estão na ativa há umas 3 gerações pelo menos) o processo é esse, o da boa e velha marinada. Por isso aquele gostinho de "Comida feita pela minha vó".

Mas vou te dizer outra coisa: não sou cabeça-dura. Vou fazer na panela de pressão pelo menos uma vez pra testar e ver se fica como na técnica da marinada.

Beijos. Muitos!

Josy Marmello disse...

Ah, falei pra deixar mais tempo pra pegar mais sabor. Mas moderação nesse tempo. Senão a marinada vai desmanchar mesmo (pra valer) a carninha da sua costelinha.

Neyma disse...

Casinha querida,
Normalmente faço só no forno, mas como precisa de muito tempo para que fique bem assada e douradinha, e eu não tinha muito no momento...decidi experimentar na pressão, ficou pronto bem rapidinho e gostoso.
Normalmente eu deixaria um tempo num vinha d'alho e levaria ao forno coberto com papel aluminio de depois deixaria dourar, mas o tempo estava curto.
Obrigada querida pelas dicas e pela visita!!
Beijinhos

Carol queridissima,
Esperamos por vc, mas o tempo não ajudou muito, não é mesmo?
Na proxima nos veremos com certeza.
Beijinhos

Aninha querida,
Muito, Muito, muito obrigada pelo carinha...vc é um amor!!
Vou acrescentar seu nome nos meus selinhos, com muita honra.
Beijinhos minha linda

Nani querida,
Para prepara-las bem rapidinho, achei uma forma bem pratica. Depois só vai ao forno para dourar.
Obrigada pela visita!!
Beijinhos

Querida Laurinha,
Na Rede Globo, não sei se pega aí, no programa Mais Você da Ana Maria Braga, tem um reality show chamado Super chef, em que 14 chefes competem por um valor em dinheiro. A cada dia, participam de work shops e competições, preparando pratos. Termina nesta sexta, é bem interessante.
Beijinhos

Karlinha minha linda,
Pode me chamar de mamãe, vou adorar, ainda mais que estou uma mãe carente com minha filha morando na Australia.
Na semana que vem vou preparar o bacalhau...aguarde.
Muitos beijinhos

Gina amiga querida,
Costumo deixar marinando de um dia para o outro as peças grandes, geralmente no Natal, peru, pernil etc. Outras carnes não costumo deixar muito tempo, até pq sempre aproveito a marinada e o fundo de assadeira para fazer um molho, que depois rega a carne e fica bem gostoso.
Muitos beijinhos

Ameixinha querida,
Vc pode preparar com alguma outra erva que goste, ficará tão bom quanto.
Beijinhos

Smas querida,
É uma carninha bem gostosa mesmo. Bem douradinha fica uma delicia!!
Beijinhos

Mari lindinha,
Acho que com carne de vaca deve ficar muito bom tambem.Experimente.
Este molho ficou bem gostoso, pois coei o molho e ficou apenas o aroma da erva, sem os pedaços das folhinhas.
Muitos beijinhos

Josy querida,
Todas as dicas são muito bem vindas, estamos sempre aprendendo e adoro aprender coisas novas e novas tecnicas, principalmente de quem estudou como vc.
O meu problema naquele dia foi o tempo e a panela de pressão foi uma solução eficiente.
Normalmente faço marinados, de um dia para o outro com carnes grandes, como peru ou pernil. Asso tudo no forno lento, por bastante tempo, um tempo que eu não tinha naquele momento.
Agradeço pela dica, ja anotei e será sempre bem vinda para ser "chata" sempre que quiser (hahahaha!!!)
Muito obrigada querida,
Muitos beijinhos