quarta-feira, 8 de outubro de 2008

ESCALOPINHO AO MOLHO MADEIRA

Há muito tempo não fazia este prato, que é servido em muitos restaurantes por aqui, mas muito simples de ser feito, de frango também fica muito bom. Ótimo para ser feito com aquelas aparas do filé mignon. Fica bem gostosinho e uma forma diferente de fazer o bife de cada dia.

Ingredientes:
  • 1/2 kg de file mignon cortado em bifinhos pequenos e finos
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 vidro pequeno de champignon em lâminas
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de molho inglês
  • 1/2 xícara de vinho Madeira

Modo de preparo:

Temperar os escalopinhos com sal e pimenta. Passar na farinha de trigo e fritar rapidamente na manteiga, para ficarem um pouco mal passados. Reservar os escalopinhos fritos. Na mesma frigideira, aproveitando o queimadinho do fundo, colocar o vinho, o champignon com a água do vidro e o molho inglês. Deixar ferver bem para evaporar o alcool. Acrescentar uma colher (chá) de farinha de trigo dissolvida em um pouquinho de água e juntar ao molho para engrossar. Cobrir os bifes com o molho e servir. Servi com arroz branco e purê de berinjela.

9 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Este molho não tem quem não goste, e ainda dá um visual mais requintado a carne. Muito bom!
Bjs!

Neyma disse...

É verdade Luciana, dá uma roupagem nova para o bifinho de sempre!!
Beijinho, obrigada pela visita!!

Nela disse...

Querida Neyma,mais um prato excelente, parabéns já anotei a receita.Tem graca, fiz uma carninha também, mas que ao lado da sua näo é nada! mas näo ficou má de todo rsrsrs,e vinho Madeira adoro,ainda este Veräo estive na Madeira de férias.Beijos e resto de boa semana.

Neyma disse...

Ai Nela...
Tenho tanta vontade de conhecer Portugal!!
Pelo que vejo em fotos e videos, parece tudo tão lindo!!
Estamos programando para breve uma viagem a Europa, quem sabe te visito!
Obrigada pela visita!
Beijinhos

ameixa seca disse...

Eu não sou muito de bife de vaca/boi mas se tiver uns champignon a acompanhar eu como e nem olho para o lado :)
Agora explica lá esse puré de beringela... adoro beringela mas em puré nunca comi.

Mari disse...

Neyma, assim vc judia, querida... nós aqui amamos molho madeira.. no natal fiz peru ao molho madeira acredita? E sempre faço aqui em casa também! Como não encontro vinho madeira em lugar algum, recorro ao vinho tinto seco... funciona super bem! Beijos, linda.

Neyma disse...

Ameixa Querida,
Aqui comemos muita carne de boi, meu marido é um carnívoro assumido, dois dias sem carne ele ja reclama.
Sobre o pure de berinjela: refoguei dois dentes de alho bem picadinhos em 2 colheres de azeite, juntei 1 berinjela descascada e cortada em cubinhos. Deixei que cozinhasse no proprio sumo, em fogo baixo, até desmanchar. Sal e pimenta do reino a gosto.Caso queira pode temperar com alguma erva, eu não coloquei nada.
Muitos beijinhos e obrigada pela visita.

Mari querida,
Eu tambem adoro molho madeira. Sabe que feito com vinho tinto não fica o mesmo paladar. Tenho encontrado vinho madeira em lojas proprias de vinhos e em alguns hipermercados. No Mercado Municipal vc deve encontrar. Caso não encontre experimente usar o vinho do Porto seco.
Obrigada pela visita!
Beijinhos

Anônimo disse...

Hummm!!! Já fiquei com água na boca!!! Mas aqueles petiscos lights que vc me ofereceu na última quarta tb estavam uma delícia! Sua comida é gostosa porque é feita com carinho para o seu amor, família e amigos... Sou uma privilegiada por sempre estar degustando seus pratos! Ah! Antes que eu me esqueça, adorei a trilha do Kenny G. Esta música tocou no meu casamento!


Bjo, bjo!

Paula

Natália Eleutério disse...

Com este molho não fica nada no prato, uma delícia, bjs