sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Um delicioso tender de Natal acabou virando um risoto mais delicioso ainda. Estava sem saber o que fazer de almoço então resolvi fazer este risoto, que acabou ficando leve e light pois fiz com arroz integbral. Como se diz: "nada se perde, tudo se transforma" e se sobrar...quem sabe vira bolinho...hahahah!!!

 Ingredientes:
  • 2 copos de arroz integral
  • 1 colher (sopa) de alho frito
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 prato fundo de tender desfiado
  •  2 cebolas grandes picadas
  • 1 prato de sobremesa de cebolinha picada
  • 1 lata de milho verde
  • 2 colheres (sopa) de caldo de galinha liquido de casa "Maggi"
  • ervas finas e pimenta do reino a gosto
  • 1/2 copo de molho de tomate
 Modo de preparo:
Cozinhar o arroz integral com 4 copos de água, caldo de galinha e alho frito. A parte frite a cebola no azeite, junte o tender desfiado, o molho de tomate, o milho, a cebolinha e um pouquinho de água. Quando o arroz estiver cozido acrescente ao molho e sirva com queijo parmesão ralado.
Delicia!!
VOCÊ SABIA?
A receita original de risoto surgiu em 1574. Por quase 200 anos, nesse tempo, havia muito trabalho pela construção de uma Catedral, Duomo di Milano, havia carpinteiros, arquitectos e pintores de toda a Europa. Em uma pequena fazenda poliglota ali perto havia uma comunidade Belga: Valerio de Fianders, mestre na fabricação de vidros, tinha que fabricar algumas janelas para a Catedral e isso lhe trouxe muitos estudantes. Um em particular se destacava dos outros devido a sua habilidade de misturar cores. Seu segredo era misturar um pouco de açafrão quando o vidro estivesse pronto. Seu mestre sabia da paixão de seu mais prospero aluno por açafrão, mas fingia que não sabia de nada e se limitava a dizer a seu aluno, irritando-o, que se ele continuasse com isso iria acabar colocando açafrão no risoto. Após muitos anos de incomodar o aluno decide aplicar um truque no seu mestre: A filha de Valerio iria se casar e o aluno subornou o cozinheiro para esse colocar no risoto um pouco de açafrão. Imagine a surpresa dos convidados quando viram aquele arroz amarelo. Um teve a coragem de experimentar, depois outro e mais outro e todos adoraram surgindo assim o risotto alla milanese.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Risotto
LEIA MAIS

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Quem já foi ao restaurante Alemão em Itu sabe o que é aquele  MARAVILHOSO filé à parmegiana que servem lá. Pra mim é o melhor bife à parmegiana. Minha irmã descobriu a receita na internet, com vídeo e tudo e fez. Ficou igualzinho e segundo ela o sabor ficou idêntico. Vale a  pena experimentar!!! Veja abaixo como fazer.


Ingredientes
  • 600g  de filé mignon limpo,  batido com  filme plástico para ficar bem nivelado
  • 2   kg de tomate maduro e firme (deixar inteiro para ir a panela)
  • 200g de manteiga
  • 4  ovos para empanar o bife
  • 100g de farinha de rosca
  • Óleo de girassol suficiente  para fritar
  • 150g de  queijo prato fatiado
  • 120g de queijo parmesão - não pode ser aquele de saquinho ;)



Molho
Coloque os  tomates para ferver  em água.  quando estiverem amolecidos, bata no liquidificador e 
penere. Leve  ao fogo  até levantar fervura. Então acrescente a manteiga e o sal. Deixe reduzir por aproximadamente 10 minutos e reserve.

Filé
Divida ao meio o  filé e em cada pedaço faça um corte ao meio, sem chegar ao final, cubra com um pedaço do filme plástico e em seguida  bata nas laterais até que fique  bem  fino.

Bata  os ovos,   passe  os filés nos ovos e em seguida  na  farinha de rosca, batendo bem para que a farinha grude bem na carne. Frite em óleo quente.  Para saber se a temperatura do óleo está boa, coloque um pouco de farinha de trigo e quando ferver, está no ponto certo para fritar. Retire  o filé empanado, cubra com queijo prato, acrescente o molho quente para que derreta  o queijo e polvilhe o parmesão.

VOCÊ SABIA?
Poucas pessoas sabem, mas o Filé a Parmegiana é um dos pratos mais pedidos por brasileiros nos restaurantes do país. Ninguém sabe ao certo a sua origem (apesar do nome que aponta a cidade de Parma como ponto aonde teria surgido, mas a verdade é que na Itália não há registros de tal prato e em locais como a Argentina ele ganha o nome de "Filé a Napolitana") e muitas são as receitas para o seu feitio, sendo que algumas desprestigiam os elementos que compõem o prato. No Nordeste ele é acompanhado com macarrão e molho ao sugo, no centro-oeste com arroz e purê e nos demais estados existem variações destes dois modelos (com batata frita, bacon, queijo parmesão ralado etc). Independentemente de regionalidades, a boa receita para este prato é aquela que leva em conta cada detalhe e principalmente a combinação final destes, dando a alma verdadeira desta iguaria. 
Fonte:comunidade.bemsimples.com/cozinha/w/cozinha/O-VERDADEIRO-FIL_C900_
-A-PARMEGIANA

LEIA MAIS

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Domingo, churrasco na casa de amigos e uma sobremesa deliciosa, aliás tres sobremesas , Estela a dona da casa nos apresentou este delicioso e perfeito quindão e um pudim de leite condensado não menos perfeito e delicioso e sua filha Nina fez um salame de chocolate que também estava delicioso e fez sucesso com as crianças. Como boa blogueira não resisti, tirei fotos do quindão ( mesmo depois de ja cortado) peguei a receita, que tem alguns detalhes importantes e pedi permissão para publica-lo. Ja tentei fazer quindim e quindão e ficou um horror, mas este da Estela estava simplesmente perfeito, a receita é da mãe dela e é bem simples de preparar. O mais dificil é deixar assar no ponto certo.
Espero que gostem e obrigada Estela.

Quindão
  • 5 ovos inteiros
  • 3 gemas
  • 18 cs de açúcar
  • 2cs manteiga
  • 1saquinho coco ralado 100g
  • 1vd leite coco peq
                                   

Hidratar o coco no leite de coco pelo menos 1/2 h antes.Na batedeira junte os ovos e o açúcar ate ficar bem clarinho. Misturar a manteiga continuar a bater. Acrescentar o coco e misturar com uma colher.Levar ao forno pre aquecido baixo.Untar a forma com muita manteiga e polvilhar com açúcar.Levar ao forno em banho maria. Mais ou menos 1 h em forno medio / quente.Caso doure muito rápido, diminuir o forno , ao espetar o palito tem que sair úmido, não melado.
LEIA MAIS

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Lanche com as amigas, cada uma leva uma coisinha e desta vez resolvi fazer um bolinho de chocolate. Achei esta receita no Cybercook e me pareceu fácil e rápida. Fiz algumas modificações e apesar de não ter crescido muito ficou maravilhoso e super fofinho. Posto abaixo a receita como eu fiz, caso queiram ver a receita original é só clicar no Cybercook acima.

Massa:

  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de óleo de milho
  • 2 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo com fermento
  • 1/2 xícara de chocolate em pó
  • 1/2 xícara de achocolatado
  • 1 xícara de açucar

Cobertura:

  • 1 lata de creme de leite
  • 1/2 lata de leite condensado
  • 5 colheres de sopa bem cheias de achocolatado
Modo de preparo:

Bata no liqüidificador os três primeiros ingredientes. Misture os ingredientes restantes numa tigela funda. Junte a mistura do liqüidificador aos ingredientes da tigela e misture. Leve ao forno preaquecido 180 graus em tabuleiro untado e enfarinhado por 30 minutos.
Para a cobertura, misture tudo, leve ao fogo até engrossar e cubra o bolo. 

Cortei em quadrados e arrumei em forminhas de papel para cupcakes.







     



LEIA MAIS

domingo, 30 de setembro de 2012


HÁ algum tempo estava querendo fazer um bolo de aveia pois comprei um pacote faz um tempinho para dieta de minha sogra que estava com algumas restrições alimentares, mas ela acabou não comendo. Depois de muita pesquisa encontrei esta receita no blog Cozinha da Nina e achei bem interessante e facil. Achei apenas que rende pouco, talvez valesse a pena dobrar a receita para dar um bolo grande.Ficou delicioso e sssuuuppeerr fofinho, vale a pena experimentar!!Bjs



Ingredientes:

  • 1 xícara de açucar
  • 2 ovos
  • 1/4 xícara de leite ( usei leite de soja)
  • 1/2 xícara de mamteiga
  • 1 xícara de aveia em flocos finos
  • 1 xícara de farinha com fermento
  • 1 colher de chá de canela em pó

Modo de preparo:
Bata bem os ovos com o açucar, junte a manteiga e o leite. Acrescente a aveia e por ultimo a farinha com fermento.Preaqueça o forno a 180* e leve para assar por 25 min aproximadamente.Perfeito para acompanhar o café da tarde.




LEIA MAIS