segunda-feira, 11 de junho de 2012

Uma saladinha sempre vai bem, com o calor aqui de Manaus, mais ainda. Esta fiz para o jantar do meu amorzinho, ele tem se alimentado muito bem e segurado, pelo menos durante a semana, a gula e ja emagreceu pelo menos uns 5 quilos.



Ingredientes: (porção para 1 pessoa)
  • 1/2 alface
  • 1/2 rúcula
  • 10 tomatinhos cereja
  • 1 pepino pequeno
  • 1 cebola pequena
  • 3 filezinhos de peito de frango grelhados
  • 6 cream cracker de gergelim
Molho de mostarda:
  • 1 colher (sopa) de maionese light
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 1/2 dente de alho amassado
  • 1 colher (chá) de shoyu
  • pimenta do reino a gosto


Modo de preparo:
Forre o fundo de um prato com o pepino fatiado com a casca, bem fininho. Cubra com a cebola crua em fatias bem finas. Espalhe as folhas rasgadas e os tomatinhos, fatie os filezinhos e arrume no centro do prato. Arrume os cream cracker em volta do prato e espalhe o molho às colheradas.
Molho: Misture todos os ingredientes muito bem até ficar homogeneo.




LEIA MAIS

domingo, 3 de junho de 2012

Aniversariantes do mês do condomínio, fui incumbida de fazer o bolo e depois de pesquisar aqui e ali achei esta receita num aplicativo do Leite Moça do meu i-phone. Arrisquei, fiz a receita do bolo a risca, mas em vez de usar pés-de-moleque eu fiz o crocante com castanhas de caju e molhei as camadas do bolo com uma caldinha feita com açúcar, água e chocolate em pó. Ficou tudo uma delicia!!




 Ingredientes:
  MASSA:

  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 1/2 xícara de leite quente
  • 2 xícaras de farinha de trigo c/ fermento
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • manteiga p/ untar
  • farinha p/ polvilhar
RECHEIO E COBERTURA:
  • 3 gemas
  • 1 lata de leite moça (condensado)
  • 2 medidas (lata) de leite
  • 1 colher (sopa) de maizena
  • 1 tablete de chocolate meio amargo
CROCANTE:
  • 1/2 kg de açúcar
  • 1 1/2 xícara de castanha de caju picada
  • manteiga ou margarina para untar a forma




Modo de preparo:

MASSA:
Bata as claras em neve, junte as gemas e o açúcar aos poucos, sempre batendo. Adicione o leite quente e bata mais um pouco. Quando a massa estiver bem fofa peneire por cima a farinha e o chocolate em pó , misturando levemente sem bater. Asse me forma untada (24cm de diâmetro) untada e enfarinhada, em forno médio (180 graus) por cerca de 30 minutos. Corte o bolo ainda morno ao meio e reserve.

RECHEIO E COBERTURA:
Leve ao fogo baixo, as gemas, o leite condensado, o leite e a maizena, mexendo até engrossar. Quando estiver bem cremoso, retire do fogo e adicione o chocolate meio amargo picado. Mexa até ficar homogêneo e espere amornar.

CROCANTE:
Em uma panela coloque o açúcar e deixe-o no fogo alto até que obtenha um caramelo. Acrescente a castanha de caju, misture e despeje na assadeira untada. Deixe esfriar. Quebre a placa de caramelo com castanha com o auxilio de um martelo. Guarde o crocante em uma tigela fechada até a hora de usar.

MONTAGEM:
Corte o bolo ao meio, recheie com uma camada generosa de creme e espalhe metade do crocante. Cubra com a outra metade do bolo, espalhe o restante do creme e decore com o restante do crocante.

DICAS:

  • Para que a massa fique fofa, misture os ingredientes secos aos poucos, mexendo com cuidado para as claras não se desestruturarem;
  • Para incrementar ainda mais o bolo, adicione cerejas picadas ao creme de chocolate.
LEIA MAIS

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Uns dias na casa dos pais...hummm delicia, com os filhos junto e mais o netinho...PERFEITO!!!!
Bem, é isso semana passada estive em Itu, na casa dos meus pais, aproveitei para rever minha irmã, cunhado,  os filhos, a nora e o neto que também estava por lá. Não preciso nem dizer que foi uma "comilância" só. Dentre todas as delicias de casa de mãe, aquelas receitinhas que só ela sabe fazer, estreamos o forno de pizza da casa nova dos meus pais com a deliciosa pizza do Albany, meu cunhado.
Uma massa deliciosa!!

Ingredientes:
  • 2 kg de farinha de trigo
  • 1 litro de agua
  • 2 ovos
  • 50 g de fermento biologico
  • 250 ml de oleo
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar



Modo de preparo:
Misturar o fermento com o açúcar e o sal, deixar dissolver. Acrescentar o óleo, os ovos e a água e misturar b em. Vá juntando a farinha até soltar das mãos. Depois de bem sovada e homogênea deixar crescer por 1 hora. Depois de crescida formar bolas do tamanho das mãos, deixar crescer por mais meia hora em forma untada com óleo. Dão 10 bolas.
Abrir as massas nas formas próprias para pizza e recheá-las com molho de tomate, muçarela e qualquer outro recheio a gosto.





LEIA MAIS

quinta-feira, 29 de março de 2012

Achei esta receita aqui neste site de receitas vegetarianas e achei bastante interessante, pois andei procurando queijo ou requeijão de soja aqui em Manaus e não encontrei, então comecei a procurar receitas nos sites e achei esta bastante simples e fácil, com ingredientes fáceis de encontrar, basicamente água, soja e suco de limão. Deu bem certinho e o sabor fica bem delicado, com suave sabor de limão. Depois do queijo pronto amassei e temperei, ficou uma delicia!!
A receita explica muito bem e deu bem certo. Espero que gostem!!



Ingredientes
3/4 de xícara (chá) de suco de limão
sal a gosto (grosso ou fino)
4 xícaras (chá) de grãos de soja, deixados de molho no dia anterior.



Os grãos da soja depois de uma noite de molho na água


                                          


Batidos no liqüidificador , uma xícara de cada vez com 4 xícaras de água, fica um liquido bem branquinho como leite mesmo, então é só coar com uma peneira e um pano de algodão.


Depois de um dia na geladeira, envolto no pano de algodão, com um peso em cima para escorrer a água fica uma massa bem firme, então amassei com um garfo para temperar. Não ficou muito bonito, pois eu não tinha a forma para queijo e tive que improvisar.


Modo de preparo

Bater a soja no liquidificador - para cada xícara (chá) de grãos de soja utilizar 4 xícaras (chá) de água potável (filtrada).
Coar num pano de algodão e, levar ao fogo o "leite" obtido.
Quando ferver, diminuir o fogo e acrescentar aos poucos o suco de limão e não mexer mais.
Deixar em fogo brando até o coágulo obtido subir à superfície e formar uma "massa" ligada, firme e rígida.
Despejar a massa (coágulo) num pano de algodão sobre uma peneira.
Lavar com água fervendo por três vezes.
Acrescentar o sal e despejar o coágulo numa forma plástica (própria para queijo), forrada com pano de algodão fino ("pano de queijo").
Deixar escorrer por uma noite, prensando. Retirar da forma e armazenar em refrigerador.



Para temperar a ricota coloquei azeite, sal, cebolinha picada, pimenta do reino e ervas finas, tudo a gosto. Ficou  bem gostoso e, o que é melhor ainda, bem saudável!!
Para os que estão pensando que ficou com aquele cheirinho característico dos produtos preparados com soja, podem ficar tranqüilos, pois fica bem gostoso e ninguém nota que é soja. Minha sogra que detesta tudo que leva soja adorou!!



Obs.: Não é necessário deixar o "queijo" de soja em água gelada, como normalmente é feito com o tofu.  O "queijo" obtido tem a textura semelhante à do queijo tipo ricota.
LEIA MAIS

terça-feira, 13 de março de 2012

Ontem foi o aniversario da minha sogra, Marlene e resolvi fazer uma "média"com um jantarzinho especial, como era uma segunda-feira, o jantar foi só para nós tres mesmo, eu, meu marido e ela. O dia começou com uma café da manha especial, depois um almoço surpresa com algumas amigas num restaurante e finalmente o jantar. Isso é que é nora boa, hein...hahahaha!!!
O cardápio foi: brusquetas, costela de porco assada ao molho de cerveja preta com abóboras assadas no forno e de sobremesa creme de banana diet. 
Ficou tudo bem gostoso, coloquei uma mesa bem bonita com talheres e pratos especiais e um bom espumante italiano para o brinde e um delicioso vinho branco frances. Sucesso total!!

ENTRADA
PRATO PRINCIPAL
SOBREMESA



BRUSQUETAS

INGREDIENTES:
  • 1 pão italiano
  • 4 tomates italianos maduros
  • 4 dentes de alho
  • manjericão fresco a gosto
  • azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Corte o pão italiano em fatias grossas e leve ao forno até ficarem crocantes por fora e macias por dentro.
A parte tire as sementes dos tomates, corte em cubinhos e tempere com o azeite, o alho bem picadinho sem o brotinho do meio, o manjericão, o sal, a pimenta do reino e o azeite. Cubra as fatias de pão italiano com a mistur dos tomates e sirva com mais um fio de azeite.



COSTELAS DE PORCO ASSADAS COM CERVEJA PRETA E ABÓBORAS ASSADAS

Ingredientes:
  • 1 costela de porco inteira de 2 kg
  • 1  lata de cerveja preta
  • 2 colheres (sopa) de alho picado
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1/4 x de shoyu
  • 1/4 x de molho ingles
  • 1 envelope de caldo de carne
  • 3 folhas de louro
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • ervas finas secas a gosto

 Modo de preparo:
Numa tigela misture a cerveja com o restante dos ingredientes. Arrume a costela numa assadeira, cubra com o molho e leve ao forno por duas horas coberto com papel aluminio. Após este tempo retire o papel alumínio, umedeça com o molho do fundo da assadeira e leve de volta ao forno para dourar.

PARA AS ABÓBORAS ASSADAS:
Corte-as ao meio, retire as sementes, besunte com bastante azeite, sal e pimenta do reino a gosto e ervas ao gosto, eu coloquei ervas finas mas alecrim fica perfeito, pena que eu não tinha. Levar ao forno até ficarem macias e ligeiramente douradas.



CREME DE BANANA DIET

Ingredientes:
  • 2 copos de leite desnatado
  • 2 colheres (sopa) de maizena
  • 2 colheres (sopa) de adoçante forno e fogão (usei frutose)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (chá) de manteiga ou margarina
  • canela a gosto
  • 4 bananas d`água



Modo de preparo:
Misture o leite, a maizena, a baunilha, o adoçante e leve ao fogo para engrossar. Reserve para esfriar.
Frite as bananas em fatias cortadas ao comprido, deixem dourar levemente. Em travessinhas individuais coloque uma porção do creme, arrume uma camada de bananas fritas polvilhe canela e cubra com mais uma camada de creme. Polvilhe com mais canela e leve a geladeira.


 Bem...é isso, espero que gostem!!

LEIA MAIS