quinta-feira, 29 de março de 2012

Achei esta receita aqui neste site de receitas vegetarianas e achei bastante interessante, pois andei procurando queijo ou requeijão de soja aqui em Manaus e não encontrei, então comecei a procurar receitas nos sites e achei esta bastante simples e fácil, com ingredientes fáceis de encontrar, basicamente água, soja e suco de limão. Deu bem certinho e o sabor fica bem delicado, com suave sabor de limão. Depois do queijo pronto amassei e temperei, ficou uma delicia!!
A receita explica muito bem e deu bem certo. Espero que gostem!!



Ingredientes
3/4 de xícara (chá) de suco de limão
sal a gosto (grosso ou fino)
4 xícaras (chá) de grãos de soja, deixados de molho no dia anterior.



Os grãos da soja depois de uma noite de molho na água


                                          


Batidos no liqüidificador , uma xícara de cada vez com 4 xícaras de água, fica um liquido bem branquinho como leite mesmo, então é só coar com uma peneira e um pano de algodão.


Depois de um dia na geladeira, envolto no pano de algodão, com um peso em cima para escorrer a água fica uma massa bem firme, então amassei com um garfo para temperar. Não ficou muito bonito, pois eu não tinha a forma para queijo e tive que improvisar.


Modo de preparo

Bater a soja no liquidificador - para cada xícara (chá) de grãos de soja utilizar 4 xícaras (chá) de água potável (filtrada).
Coar num pano de algodão e, levar ao fogo o "leite" obtido.
Quando ferver, diminuir o fogo e acrescentar aos poucos o suco de limão e não mexer mais.
Deixar em fogo brando até o coágulo obtido subir à superfície e formar uma "massa" ligada, firme e rígida.
Despejar a massa (coágulo) num pano de algodão sobre uma peneira.
Lavar com água fervendo por três vezes.
Acrescentar o sal e despejar o coágulo numa forma plástica (própria para queijo), forrada com pano de algodão fino ("pano de queijo").
Deixar escorrer por uma noite, prensando. Retirar da forma e armazenar em refrigerador.



Para temperar a ricota coloquei azeite, sal, cebolinha picada, pimenta do reino e ervas finas, tudo a gosto. Ficou  bem gostoso e, o que é melhor ainda, bem saudável!!
Para os que estão pensando que ficou com aquele cheirinho característico dos produtos preparados com soja, podem ficar tranqüilos, pois fica bem gostoso e ninguém nota que é soja. Minha sogra que detesta tudo que leva soja adorou!!



Obs.: Não é necessário deixar o "queijo" de soja em água gelada, como normalmente é feito com o tofu.  O "queijo" obtido tem a textura semelhante à do queijo tipo ricota.
LEIA MAIS

terça-feira, 13 de março de 2012

Ontem foi o aniversario da minha sogra, Marlene e resolvi fazer uma "média"com um jantarzinho especial, como era uma segunda-feira, o jantar foi só para nós tres mesmo, eu, meu marido e ela. O dia começou com uma café da manha especial, depois um almoço surpresa com algumas amigas num restaurante e finalmente o jantar. Isso é que é nora boa, hein...hahahaha!!!
O cardápio foi: brusquetas, costela de porco assada ao molho de cerveja preta com abóboras assadas no forno e de sobremesa creme de banana diet. 
Ficou tudo bem gostoso, coloquei uma mesa bem bonita com talheres e pratos especiais e um bom espumante italiano para o brinde e um delicioso vinho branco frances. Sucesso total!!

ENTRADA
PRATO PRINCIPAL
SOBREMESA



BRUSQUETAS

INGREDIENTES:
  • 1 pão italiano
  • 4 tomates italianos maduros
  • 4 dentes de alho
  • manjericão fresco a gosto
  • azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Corte o pão italiano em fatias grossas e leve ao forno até ficarem crocantes por fora e macias por dentro.
A parte tire as sementes dos tomates, corte em cubinhos e tempere com o azeite, o alho bem picadinho sem o brotinho do meio, o manjericão, o sal, a pimenta do reino e o azeite. Cubra as fatias de pão italiano com a mistur dos tomates e sirva com mais um fio de azeite.



COSTELAS DE PORCO ASSADAS COM CERVEJA PRETA E ABÓBORAS ASSADAS

Ingredientes:
  • 1 costela de porco inteira de 2 kg
  • 1  lata de cerveja preta
  • 2 colheres (sopa) de alho picado
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1/4 x de shoyu
  • 1/4 x de molho ingles
  • 1 envelope de caldo de carne
  • 3 folhas de louro
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • ervas finas secas a gosto

 Modo de preparo:
Numa tigela misture a cerveja com o restante dos ingredientes. Arrume a costela numa assadeira, cubra com o molho e leve ao forno por duas horas coberto com papel aluminio. Após este tempo retire o papel alumínio, umedeça com o molho do fundo da assadeira e leve de volta ao forno para dourar.

PARA AS ABÓBORAS ASSADAS:
Corte-as ao meio, retire as sementes, besunte com bastante azeite, sal e pimenta do reino a gosto e ervas ao gosto, eu coloquei ervas finas mas alecrim fica perfeito, pena que eu não tinha. Levar ao forno até ficarem macias e ligeiramente douradas.



CREME DE BANANA DIET

Ingredientes:
  • 2 copos de leite desnatado
  • 2 colheres (sopa) de maizena
  • 2 colheres (sopa) de adoçante forno e fogão (usei frutose)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (chá) de manteiga ou margarina
  • canela a gosto
  • 4 bananas d`água



Modo de preparo:
Misture o leite, a maizena, a baunilha, o adoçante e leve ao fogo para engrossar. Reserve para esfriar.
Frite as bananas em fatias cortadas ao comprido, deixem dourar levemente. Em travessinhas individuais coloque uma porção do creme, arrume uma camada de bananas fritas polvilhe canela e cubra com mais uma camada de creme. Polvilhe com mais canela e leve a geladeira.


 Bem...é isso, espero que gostem!!

LEIA MAIS

sábado, 3 de março de 2012

Como já devem ter percebido não tenho estado muito presente no Vó Mindoca, principalmente porque não tenho cozinhado muito aqui em Manaus, apenas o trivial bem simplinho e nos finais de semana temos quase sempre comido fora, então não tenho tido muito que publicar. Diferentemente de quando estávamos em Itaipava e recebíamos muitas visitas e estava sempre fazendo comidinhas.
Hoje fomos almoçar na casa de amigos e fiz rapidinho esta salada de pepino para levar. Aproveitei algumas ervas fresquinhas que compramos na Feira de produtos regionais (vou postar algumas fotos da feira numa próxima oportunidade) e não é que ficou uma delicia!!




Ingredientes:

  • 4 pepinos médios
  • hortelã a gosto
  • manjericão a gosto
  • cebolinha a gosto
  • azeite, sal e pimenta do reino a gosto

 Modo de preparo:
Descasque os pepinos e corte em cubos, sem usar o miolo com as sementes. Pique as ervas grosseiramente e misture aos pepinos picados. Tempere com o azeite, sal e pimenta do reino.




LEIA MAIS

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Esta semana comecei uma dieta radical de proteínas, mas por uma semana apenas, pois sei que esta dieta não pode ser prolongada. Além de proteína também estou me alimentando com legumes e verduras. Aos poucos vou introduzir frutas e pão integral, mas sem farinhas brancas.
Bem, por conta desta dieta acabei descobrindo a linhaça que é rica em omega 3 e 6 e proteína. Bati a linhaça dourada no liquidificador e fiz farinha, após algumas experiências cheguei nesta receita de panquequinhas de linhaça. A farinha de linhaça é ótima para massas, mesmo não misturando com outras farinhas.

PANQUEQUINHAS DE LINHAÇA

  • 2 colheres (sopa) de farinha de linhaça
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 colher (chá) de oleo de coco
  • 2 fatias de presunto
  • 2 colheres (sopa) de cottage
Modo de preparo:
Misture a farinha, o fermento, o ovo e o leite. Unte uma frigideira de teflon com o oleo de coco e faça 4 panquequinhas. Recheie com o presunto e o cottage.
LEIA MAIS

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Nesta semana recebemos a visita de uma amiga querida, a Danuzia, que veio se aventurar, por 5 dias num hotel de Selva e passar uns dias aqui em casa. Pois bem, há algum tempo que eu queria ir ao restaurante O Lenhador, que serve comida típica da região, além dos peixes regionais como tambaqui, pirarucu e tucunaré, serve também jacaré e tartaruga. Então fomos ontem e foi uma viagem gastronomica bem exótica. Havia varios pratos de tartaruga e jacaré, os peixes e mais alguns pratos de frutos do mar, puxados para a culinária baiana, como moqueca e sarapatel. O sistema de buffet livre, por R$60,00 ou a quilo, por R$80,00 o quilo. Para acompanhar tomamos um delicioso suco de graviola...uma delicia!!


A especialidade do Lenhador é tartaruga e jacaré, confesso que não achei carnes muito saborosas, mas valeu a aventura.


O restaurante é aconchegante, todo rustico e bem decorado. O ponto negativo é que não tem ar condicionado, apenas ventiladore que apesar de grandes não refrescam o suficiente. Levando-se em conta o calor de Manaus e o preço, seria indispensavel um ar condicionado.


O buffet é fartissimo, com peixes, frutos do mar, que não seria necessario, pois aqui não temos mar, mas os peixes da região são maravilhosos. Além de v arios pratos preparados com jacaré e tartaruga.




O LENHADOR




Av. do Turismo 2371, Tarumã tel: 3239-0004


Manaus - Amazonas
LEIA MAIS

segunda-feira, 6 de junho de 2011




Esta semana minha nora fez outra ultra-sonografia e agora sabemos que esta com 2 meses e meio e não 3 , como havia dito o médico da primeira. Esta forte, crescendo muito bem e já gosta de dançar, vejam só aí no vídeo!! Hahahha!!

Muito lindinho!!

Muito obrigada pelas mensagens das amigas queridas!!


LEIA MAIS

terça-feira, 24 de maio de 2011

Amigas queridas,

Estou muito feliz, pois VOU SER AVÓ!!! Meus pais vão ser bisavós e minha vózinha vai ser tataravó!! Ela ia gostar de ver isso, mas esteja onde estiver com certeza também esta feliz com a noticia!!

Meu filhote vai ser pai...meu Deus!! Quanta emoção! Esperei tanto por isso...fico imaginando como será pegá-lo(a) pela primeira vez nos braços!! Só de pensar as lágrimas já me vem, imagina quando chegar a hora!! É inimaginável!!

Paulo e Duda são duas pessoas especiais, são batalhadores, queridos, um casal muito lindo e agora coroados por esta benção de serem pais!

A vida é realmente um milagre de Deus!!

Aos meus queridos, toda felicidade do mundo! Toda felicidade do mundo para esta familia que começa aqui!!

Posto para vocês a primeira foto do(a) pequeno(a)!! Não é fotogênico? Hahahhaahah!!

Como boa avó tenho que treinar a corujice desde já!! Não é mesmo??




LEIA MAIS