sábado, 12 de fevereiro de 2011

Ola, amigas queridas,

Finalmente estou em Manaus e com internet e vou poder postar as novidades por aqui, as receitas tipicas daqui do Amazonas.

Manaus é uma linda cidade...seu povo, seus pratos regionais deliciosos, seus peixes deliciosos, suas frutas exoticas e saborosas, pontos turisticos, predios historicos e principalmente (para mim) suas feiras de produtos regionais, que são muitas e a cada dia descubro novos sabores e paisagens.

Estamos aqui há um mes e já nos adaptamos perfeitamente e aos poucos apresentarei a vocês a culinária regional e as paisagens...aguardem!!

Hoje apresento a vocês o Restaurante Moronguetá, que fica as margens do Rio Negro, uma vista lindissima e apesar do ambiente ser bem simples, a comida é deliciosa, principalmente os peixes regionais como pirarucu, tambaqui e tucunaré.

Dessa vez não fotografei os pratos...desculpa, vou ficar devendo!!

Mas encontrei uma foto no site Brasil Sabor, que posto no final.

Foto do site Brasil Sabor


Restaurante Moronguetá

Endereço: Rua Jaith Chaves 30 Porto da Ceasa

Telefones: (92)3615-3362

Horário: 11h/23h (seg. a dom.)
LEIA MAIS

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Posto hoje, com atraso os lindos presentes que recebi de minha amiga secreta, Milu do A Colmeia da Abelha. Ainda não nos falamos, e só estou postando os presentes agora pois estou super atarefada com minha mudança para Manaus. Peço desculpas por isso.

Bem, vamos aos presentes: LINDOS, LINDOS, LINDOS!!!

Foram muitos e eu adorei! Veio junto com um lindo cartão!

Muito obrigada Milu querida!!







O mais lindo e importante que tudo foi o lindo cartão que Milei me enviou, com muito cartinho. Muito obrigada!!

Aqui estão todos juntos. Adorei, adorei, adorei tudo!!

Uma linda toalhinha bordada com motivo de Natal, não é linda!?

Algumas especiarias, que adoro, acertou em cheio e um pote de psass brancas que são minhas preferidas! Hummm...delicia!!

Uma linda espatula de silicone, uso muito, são muito prática e não deixam que disperdicemos nada. Super útil! Amei!

Uma forma de silicone, que ja vem com os pedações separados, muito pratico, esta eu não conhecia ainda! Adorei!!

UFA!! Quantos presentes...e finalmente duas formainhas de tarte, lindas, lindas!!

Milu acertou em cheio, adoro ganhar presentes e ganhei muitos como podem ver. Já vai tudo para Manaus.

LEIA MAIS

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Amigas queridas, tenho o prazer de apresentar uma receita de minha irmã caçula, Neyva que casou há um ano, lembram...postei o casamento dela com a receita do bolo . Já havia postado uma receita do marido dela, uma salada de cebola para acompanhar churrasco, mas dela é a primeira.
Neyva é uma irmã muito querida e especial, não que as outras não sejam muito amadas, mas é que quando ela nasceu eu tinha 10 anos e acho que ela foi minha bonequinha, tenho por ela um sentimento misturado entre mãe e irmã. Já disse para ela que acho que já foi minha filha em outra encarnação...quem sabe...
Aqui esta um delicioso Bauru de forno, de minha irmã/filhota!!

Bauru de Forno - Massa de Batata

Massa
  • 3 tabletes de fermento biológico fresco
  • 1 colher (sopa) de açúcar União
  • quanto baste de sal (mais ou menos 2 colheres de chá rasas)
  • 1 xícara (chá) de leite morno
  • 4 unidades de ovo
  • 100 gr de margarina Qualy Sadia
  • 4 unidades de batata ou duas batatas grandes
  • 4 copos de farinha de trigo

    Recheio:

  • 200 gr de mussarela
  • 200 gr de presunto sem capa de gordura Sadia
  • 8 unidades de tomate picados
  • quanto baste de queijo ralado
  • quanto baste de orégano
  • quanto baste de margarina Qualy Sadia

Massa
Bata bem no liqüidificador os 6 primeiros ingredientes e despeje numa tigela. Junte as batatas cozidas e espremidas (ainda quentes). Acrescente cerca de 4 copos de farinha de trigo. Amasse bem até soltar das mãos. Abra metade da massa com 1/2 cm de espessura e, com ela, forre uma assadeira ou refratário grande. Recheie e cubra o Bauru com o restante da massa (previamente aberta). Pincele com ovo e leve para assar em forno médio, pré-aquecido.

Recheio
Por cima da massa que forra a assadeira, faça uma camada de mussarela, uma de presunto e uma de tomate. Polvilhe queijo ralado e orégano.
LEIA MAIS

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Quando a fominha a noite não pede jantar, este misto quente de forno é uma ótima opção. Faço quando a garotada esta aqui em casa, fica bem gostoso e faz o maior sucesso. Além de prático, agrada a todos e não precisamos ficar montando um por um os sanduiches, fica pronto tudo de uma vez.



Ingredientes:
  • 1 pão de forma sem a casca
  • 1 copo de leite
  • 300 gramas de presunto fatiado
  • 300 gramas de muzzarella fatiada
  • 1 tomate em rodelas
  • orégano a gosto
  • margarina para untar a travessa
Modo de preparo:
Unter um refratario com margarina, fundo e laterais. Faça uma camada de fatias de pão, molhe com leite e cubra com o presunto e a muzzarela. Repita a camada e termine com a muzzarela, as rodelas de tomate e orégano. Regue com azeite e leve ao forno até derreter a muzzarela e dourar. Delícia!!
Pode ser feito com pão de forma integral, peito de peru e queijo minas ou muzzarela light, fica levinho e não pesa na consciência.
LEIA MAIS

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

No último dia em Manaus fomos comprar algumas coisinha para trazer ao Rio, umas lembrancinhas. Encontramos esta deliciosa loja de Bombons finos da Amazônia no Shopping Manauara, simplesmente deliciosos, recheados com frutas tipicas da região. Compramos e comemos muito chocolate ali mesmo na loja, enquanto escolhiamos o que comprar. Além de bombons, tinham balas, pão de mel (que adoro!!), geleias e compotas. Lindas também as embalagens, bem tipicas, em cestos de palha, caixinhas de madeira, potes de barro e casca de coco. Tudo lindo e delicioso.







LEIA MAIS

domingo, 17 de outubro de 2010

No terceiro dia em Manaus fomos fazer um passeio para ver o encontro das águas do Rio Negro com o rio Solimões. Aí sim senti que estava no Amazonas, muito emocionante!! Assistir ao vivo este fenomeno, ver o que se aprende na escola, que parece algo tão remoto, do outro lado do país, foi realmente muito emocionante!

Foi neste barco que fizemos o passeio, com um guia que explicava muito bem as caracteristicas da cidade, do Rio Negro, da população ribeirinha. Muito interessante.

Aqui o Porto de Manaus que é flutuante e sobe e desce de acordo com a cheia e a vazante do rio.

Um posto de gasolina flutuante, igualzinho ao que temos aqui no Rio, inclusive com loja de conveniência, só que flutua no Rio Negro. O Rio, é a estrada dos Manauaras.

O centro da cidade vista do Rio Negro.


Chegando perto do encontro das águas, impressionante a diferença de cores e como os rios demoram para se misturarem, devido as propriedades de composição e velocidades diferentes dos dois.

Meu amorzinho filmando o encontro das águas.


O barco atracamos numa ilha, onde fizemos uma caminhada de 45 minutos pela Floresta Amazônica. Como fomos na epoca da vazante, fomos a pé, mas na epoca das cheias este percurso é feito em canoas, pois fica tudo inundado.



A caminhada termina num lago cheio de vitórias-régias, lindas!

Ao final, fomos almoçar num restaurante flutuante, já incluido no valor do passeio. Comida muito gostosa, num bufett com varios tipos de peixe, saladas, baião de dois (aqui em todo lugar encontramos baião de dois), feijão preparado com legumes, doces e frutas. Tudo bem simples mas bem gostoso!!





Após o almoço fomos a feirinha de artesanato indígena, também flutuante, bem ao lado do restaurante. Coisas muito bonitas e bem baratas. (Da para ver na foto anterior)

LEIA MAIS

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Neste final de semana estivemos em Manaus, fomos visitar e conhecer onde vamos morar nos próximos dois anos, pois meu marido foi transferido para lá para dirigir o Hospital de Aeronáutica de Manaus. Devemos nos mudar em janeiro e estou muito animada com a novidade.
Estivemos lá neste fial de semana, como estava dizendo e logo no primeiro dia fomos ao Shopping Manauara, muito lindo, muito grande, maior do que os maiores aqui do Rio de Janeiro. Neste Shopping conhecemos este delicioso restaurante "Cacharia do Dedé", com uma comida regional deliciosa, além de ser um emporio, onde encontramos as melhores bebidas, importados, massas, doces regionais, vinhos e cachaças do Brasil inteiro. Muito lindo!!...e a comida...deliciosa!!!






Escolhemos para almoçar uma deliciosa carne de sol com queijo coalho, farofa, baião de dois, maionese, salada crua e bolinho de macaxeira (mandioca).
No cardápio, indicação de vinhos armonizados com o prato, que caiu perfeitamente. O serviço excelente e os garçons muito simpáticos, todos com uma linda fisionomia indígena. Que povo lindo!!



LEIA MAIS

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Recebi de minha irmã, Neyla, já conhecida de todos, pois é uma das principais colaboradoras do Vó Mindoca. Sempre me mandando novidades deliciosas. Dessa vez foi esta deliciosa torta de banana integral, que parece estar uma delicia, com tudo que eu gosto, farinha integral, banana e açúcar mascavo.
Aproveitem!!


"Fiz essa torta ontem.. uma delicia!

Neyla"


Torta de banana integral
  • 5 colheres (sopa) de farinha integral
  • 5 colheres (sopa) de trigo
  • 10 colheres (sopa) de açúcar mascavo ou orgânico
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • 6 bananas nanicas ou d'agua
  • 100g de manteiga sem sal
  • 4 ovos

Para a cobertura:
  • 1/2 xic de aveia grossa
  • ½ de açúcar mascavo
  • 2 colheres (sopa) de canela


Modo de Fazer
Unte uma assadeira com manteiga.Misture as farinhas, o açúcar, o fermento e reserve. Forre a assadeira com rodelas de banana cubra com 7 colheres de sopa dessa mistura e lascas de manteiga. Repita até finalizar com manteiga. Espalhe o pó da cobertura e em seguida os ovos batidos com 2 colheres de sopa de água.Leve ao forno pré aquecido até dourar.
LEIA MAIS

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

No feriado de 7 de setembro recebemos nosso filhote caçula Igor (na verdade de meu marido), mas gosto tanto deste "menino" como um filho de verdade, com sua namorada e um casal de amigos. Todos meninos maravilhosos, queridos e muito educados.
Bem, entre as guloseimas que fiz esta este Pudim de pão, cuja receita original tirei do programa do Daniel Bork, do festival de panela de pressão . Achei uma receita tão simples, que me aventurei em prepará-lo. Sou obrigada a dizer que foi o meu primeiro pudim de pão que deu certo, na verdade não entendia porque, pois é um doce aparentemente facil de fazer...mas eu não conseguia...ou ficava muito mole ou muito duro.
Não preparei na panela de pressão, mas no forno mesmo e ficou muito bom! Acredito que na panela de pressão deve ser bem mais facil, vale a pena experimentar.


Ingredientes:

• 3 ovos
• 1 xícara (chá) de leite
• 1 lata de leite condensado
• 3 pães amanhecidos
• 3 colheres (sopa) de leite em pó



Modo de preparo:
Umedeça os pães e coloque em uma tigela. Em seguida, coloque os ovos, o leite, o leite condensado e o leite em pó. Despeje em uma forma caramelada. Tampe com papel alumínio coloque a forma dentro da panela de pressão e coloque com água no fundo. Tampe a panela e assim que pegar pressão conte 10 minutos.
LEIA MAIS