sexta-feira, 25 de junho de 2010

Vi esta receita no Mais Você e achei bem interessante. A cebola fica bem moreninha e docinha, muito saborosa. Fiz esta receita no jantar de aniversario da Ju, esta tarte de cebola, pernil assado, que ficou um pouco ressecado, caesar salad com o molho igual ao do Outback e um delicioso bolo formiguinha...em breve todos estarão aqui.





TARTE DE CEBOLA
- 220 g de farinha de trigo
- 100 g de manteiga
- 2 gemas peneiradas
- sal a gosto
- 100 g de manteiga
- 1 xícara (chá) de azeite
- 3 cebolas grandes cortada em fatias finas
- 2 ovos ligeiramente batidos
- 300 ml de creme de leite fresco
- 100 g de bacon cortado em cubinhos e frito
- 50 g de queijo parmesão ralado
- 1/2 colher (sopa) sálvia fresca picadinha
- 1/2 colher (sopa) de salsa picadinha
- sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparo

Numa tigela coloque 220 g de farinha de trigo, 100 g de manteiga, 2 gemas peneiradas e sal a gosto e misture bem com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Com a massa forre o fundo
e as laterais de uma fôrma de fundo falso (21 cm de diâmetro), fure-a com a ponta de um garfo e reserve.
Numa frigideira em fogo médio derreta 100 g de manteiga e 1 xícara (chá) de azeite e adicione 3 cebolas grandes cortada em fatias fina, deixe na frigideira, mexendo vez em quando, até obter uma cor marrom clara (+/- 10 minutos). Escorra a cebola numa peneira, apertando bem para tirar toda a gordura e deixá-la sequinha. Seque em papel toalha. Reserve.
Numa tigela coloque 2 ovos ligeiramente batidos, 300 ml de creme de leite fresco, 100 g de bacon cortado em cubinhos e frito, 50 g de queijo parmesão ralado, 1/2 colher (sopa) sálvia
fresca picadinha, 1/2 colher (sopa) de salsa picadinha, sal e pimenta-do-reino a gosto. Transfira este creme para a fôrma (reservada a cima) e espalhe a cebola frita reservada. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180 graus por +/- 30 minutos. Desenforme e sirva em seguida com uma salada.
Obs.: Dobrei a receita. Achei a quantidade de cebola pouca, pois diminui bastante depois de frita.
LEIA MAIS

sábado, 19 de junho de 2010

Vi esta receita no programa Anonymus Gourmet, do Canal Rural, que sempre que posso assisto, pois tem sempre receitas deliciosas e bem práticas. Esta foi feita por uma convidada que sempre vai ao programa para preparar receitas doces. Esta torta me chamou atenção, pois não leva farinha de trigo, a massa é feita apenas com aveia em flocos finos. Anotei a receita e fiquei esperando umaoportunidade para prepará-la. O almoço aqui em casa para alguns amigos foi a oportunidade perfeita, e foi o maior sucesso!! Ela fica bem molhadinha e a massa cresce bem, apesar de não ter farinha, achei que talvez ficasse muito pesada enão crescesse muito, mas ficou ótima. O MARIDÃO ADOROU!!
Nunca havia confeitado um bolo, este foi o meu primeiro...até que não ficou tão ruim...não é mesmo?


Ingredientes:

Para a massa:
  • 5 ovos
  • 3 xícaras de aveia em flocos finos
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento químico
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • manteiga e farinha de trigo para a fôrma
Para o recheio:
  • 2 gemas
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de abacaxi em calda
Para a cobertura:
  • 2 claras
  • 1 xícara de creme de leite fresco ou nata
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • raspas de limão
  • 1 lata de abacaxi em calda para enfeitar


Modo de preparo:
1 - Comece pela massa. Misture os ovos com a aveia. Acrescente a manteiga (em temperatura ambiente) e o açúcar. Misture novamente e entre com a essência de baunilha e o fermento. Mexa tudo até a massa ficar bem uniforme. Arrume em uma fôrma redonda, de fundo removível, previamente untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido (180 graus) por 40 minutos.
2 - Com a massa assada, espere amornar e desenforme. Corte ao meio, formando dois discos de massa. Agora é a hora do recheio.
3 - Misture em uma panela as gemas com o leite condensado. Leve ao fogo e, mexendo sempre, espere engrossar.
4 - Arrume um dos discos de massa em um prato. Com uma colher espalhe por cima da massa metade da calda da lata de abacaxi. Por cima entra o creme de leite condensado e gemas, espalhe ainda morno. Pique bem o abacaxi e cubra tudo com os pequenos pedaços da fruta (reserve um pouco para enfeitar a torta) (coloquei todo o abacaxi de 1 lata no recheio e enfeitei com o conteudo de uma 2ª lata de abacaxi em calda). Feche a torta com o outro disco de massa. Espalhe o restante da calda por cima. Agora é a vez da cobertura.

5 - Bata, na batedeira, as claras até ficarem em neve. Acrescente o açúcar e bata até ficar bem firme, como uma merengada. Desligue a batedeira e, com uma colher, misture a nata ou creme de leite fresco. Distribua o creme por toda a torta, cobrindo-a bem. Enfeite com um pouco do abacaxi picado e as raspas de limão. Leve para a geladeira e sirva bem gelada! (Achei que ficou um pouco mole esta cobetura). DELÍCIA!!!
LEIA MAIS

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Ainda sobre os quitutes preparados para o almoço do domingo retrasado, fiz de entrada morangas pequenas recheadas com carne seca. Foram um sucesso e ficaram uma delicia!
Aguardem a sobremesa...uma torta de aveia com abacaxi deliciosa...no próximo post!!



Ingredientes:
  • 4 morangas pequenas
  • 1 kg de carne seca
  • alho, cebola, pimentão, tomate, cheiro verde
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • azeite
  • 200 g de queijo catupiry
  • 200 g de queijo muzzarela

Modo de preparo:
Lavar bem, retirar as sementes e cortar as morangas ao meio, bezuntá-las com azeite, polvilhar com sal e pimenta do reino e levar ao micro-ondas para assar por 10 minutos. Reservar.
Demolhar por uma noite e aferventar a carne seca umas 4 vezes, e então colocar para cozinhar na panela de pressão até ficar bem macia. Desfiar e reservar.
Preparar um refogado com o alho, cebola, pimentão, cheiro verde e tomate, no azeite, nas quantidades ao seu gosto. Prove o sal antes de acrescentar mais.
Juntar a carne seca desfiada grosseiramente ao refogado e rechear as metades dasa morangas.
Cobrir com o catupiry e polvilhar com a muzzarela ralada.
Levar ao forno para gratinar.
LEIA MAIS

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Na semana passada descobri um novo canal de TV, Fox Life, e nele vários programas muito interessantes de gastronomia e culinária, entre eles um chamado Bem Simples. São meninas muito simpáticas que fazem receitas deliciosas e simples, pelo menos é o que parece ao assistirmos...fazer as receitas já não é tão simples assim. Bem, de qualquer forma adorei a receita e a forma simples de prepará-la e resolvi prepará-la no domingo, quando recebemos alguns amigos para almoçar. Feita basicamente com farinha, fermento, água e azeite e bem saborosa. As dificuldades foram as quantidades de farinha e água, conforme a receita, a massa ficou bem mole e tive que colocar bem mais farinha do que manda a receita, mas como a chef no vídeo diz que a massa tem ficar elastica, fui colocando farinha até que ficasse assim, mesmo assim ainda achei que ficou mole, mas não quis colocar mais farinha, pois corria o risco de ficar muito dura. A quantidade de azeite que manda colocar no fundo do tabuleiro também achei que era muito e coloquei um pouco menos.
Bem, mesmo com todas estas dificuldades, as focaccias ficaram muito boas, pois fiz 3 massas. Uma de alecrim e sal, conforma a receita original, outra de tomates cereja, azeitona e manjericão e mais uma com linguiça calabresa, cebola e salvia.
Para acompanhar fiz o azeite com ervas e ficou MARAVILHOSO.

Ingredientes:

  • 15 g de fermento biológico
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 ovo
  • 240 g de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 240 ml de azeite (usei esta quantidade nas 3 focaccias)
  • 1 ramo de alecrim
  • 2 colheres (sopa) de sal grosso



Modo de preparo:

Misture o fermento com o açúcar até formar uma pasta. Junte o ovo e mexa bem. Acrescente a farinha misturada com o sal, aos poucos, alternando com a xícara (chá) de água e 2 colheres (sopa) de azeite.
Amasse bem até que a massa fique lisa e solte das mãos. Deixe-a crescer coberta com um pano úmido em local morno até que dobre de volume.
Unte uma assadeira redonda média com bastante azeite e coloque a massa, abrindo com as mãos. Regue com o azeite restante, o sal e salpique as folhas de alecrim por cima. Com as pontas dos dedos faça alguns furos na massa.
Preaqueça o forno a 180ºC e leve para assar por cerca de 30 minutos


AZEITE COM ERVAS:

Ingredientes:
  • 1 xícara de azeite
  • ervas frescas picadas a gosto (salvia, alecrim, manjericão, tomilho etc)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 pimenta dedo de moça picada
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e sirva ao lado da focaccia para regar ao comer.

LEIA MAIS

sábado, 29 de maio de 2010

Uma passadinha no supermercado, comprinhas básicas para o almoço de sábado, bife, arroz, feijão, uma farofinha e então pensei num purê de abóbora que adoro. Ao chegar na gondola das abóboras me deparei com lindas mini abóboras e não resisti. No caminho para casa fui pensando numa forma gostosa e criativa para prepará-las: azeite, com certeza, alecrim, um aroma que combina perfeitamente, alho...hummm... e sal e pimenta é claro. Fui penasando como assá-las, será que poderia cozinhar na água com sal?, fiquei com medo de desmanchá-las, pensei então num cozimento rápido no micro para amaciá-las e então depois levar ao forno. Bem, ficou uma delicia, tanto que vou prepará-las novamente no próximo domingo quando receberemos alguns amigos aqui em Itaipava, com um recheio de carne seca, acho vai ficar uma delícia, depois posto para vcs.

Ingredientes:
  • 2 mini abóboras
  • 2 dentes de alho
  • alecrim
  • azeite
  • sal e pimenta do reino
Modo de preparo:
Lave bem as cascas das abóboras. Parta ao meio no comprimento e retire as sementes com uma colherinha. Polvilhe com sal e leve ao forno micro-ondas por 5 minutos. Arrume num refratário, regue com azeite, o alho cortado em lâminas, alecrim e pimenta do reino a gosto. Leve ao forno bem quente para terminar de assar e gratinar.
Delícia!!
LEIA MAIS

domingo, 23 de maio de 2010

Vi esta receita no programa do jamie Oliver e logo quis experimentar. Aproveitei então a semana do dia das mães para prepará-la, pois teriamos visita. Adorei a receita, o maridão, um especialista em sopas, adorou. Facil de fazer, bem aromática e a apresentção fica linda. No programa Jamie diz ser esta a verdadeira receita inglesa da sopa de cebola.

SOPA DE CEBOLA INGLESA
(Jamie Oliver)

Ingredientes:
• 1 kg de cebolas roxas e brancas em fatias finas
• 1 alho poro cortado em 4 ao comprido, bem lavado e fatiado
• 2 dentes de alho inteiros, ligeiramente amassados
• Manteiga e azeite
• Folhas de sálvia
• 2 litros Caldo de carne (ossos de carne ou frango, azeite, ervas, cebolas, alho inteiro, levar ao forno para assar por 45 minutos. Levar para uma panela, acrescentar água e cozinhar por 2 horas)
• Pão rústico dormido em fatias grossas
• Queijo cheddar em lascas
• Folhas de sálvia, azeite e molho inglês para finalizar


Modo de preparo:
Frite a salvia e o alho no azeite com manteiga. Junte as cebolas e o alho poro, coloque sal e pimenta a gosto e leve ao fogo baixo p/ médio por 25 minutos (Leva um pouco mais de tempo para que fiquem douradas). Acrescente o caldo coado e leve ao fogo novamente por 15 minutos.
Divida a sopa por 4 tigelas refratárias, arrume duas fatias do pão cobertas com queijo ralado grosso, em cima das tigelas, decore com folhas de salvia, regue com azeite e molho inglês. Leve ao forno para gratinar e dourar.

LEIA MAIS

domingo, 9 de maio de 2010

Este ano o nosso dia das mães foi muito especial, pois os filhos, meu marido e meus filhos foram para cozinha e eu e Marlene, minha sogra saímos para passear enquanto o almoço era preparado.
Fizeram o maior mistério e não nos deixaram entrar na cozinha, o que achei ótimo, foi uma deliciosa experiência. Agora quero todos os dias das mães assim!!
Prepararam um cardápio que lembra a minha mãe, com suas especialidades, o que achei muito criativo,pois ela não esta aqui comigo este ano, esta na Flórida, na casa de minha irmã Neysa, que mora lá. O cardápio foi: tomates recheados com queijo de entrada, maionese de batata, torta de milho, e galeto assado (minha mãe costuma fazer frango assado) com suco de laranja (idéia do maridão).

Antes do almoço nos serviram drinks de lichia e uva verde.

O maridão temperando os galetos que foram assados com batatinhas e cebolas pequenas inteiras e suco de laranja. Foi tudo assado junto o que deu um resultado caramelado e delicioso. Ficou bem macio e delicioso!
Filhote preparando o molho branco da torta de milho.

Filhota preparando a massa da torta.


Entrada: Tomates recheados
Ingredientes:
  • 4 tomates grandes
  • queijo minas da fazenda
  • oregano a gosto
  • cebola picada a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto

    Modo de preparo:
Cave os tomates retirando as sementes. Rale o queijo, misture com a cebola, o oregano, sal e pimenta. Leve ao forno para derreter o queijo. Sirva quente.
GALETOS ASSADOS COM SUCO DE LARANJA
Ingredientes:
  • 4 galetos cortados ao meio
  • 2 limões
  • 1 kg de batatas pequenas inteiras com casca
  • 1/2 kg de cebolas pequenas inteiras
  • 1 cabeça de alhos inteiros, sem pele
  • 1 copos de suco de laranja
  • sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Corte os limões em rodelas e passe nos galetos. Tempere e arrume num tabuleiro com as batatas, as cebolas e alhos inteiros em volta. Cubra com papel alumínio e leve ao forno. Quando já estiverem macios, retire o papel aluminio e deixe dourar regando com suco de laranja aos poucos.
TORTA DE MILHO
Massa podre feita com margarina e farinha de trigo. Para o recheio, molho branco e 1 lata de milho. Coberto com queijo ralado e assado em forno médio.
MAIONESE DE BATATA
Feita com batatas em cubinhos, cozidas. Maionese feita com ovo, azeite, cebola, sal, pimenta do reino e óleo aos poucos, batendo o liquidificador. Cheiro verde para enfeitar.

LEIA MAIS

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Na semana passada, no Dia Dia, o Álvaro Rodrigues fez um Bolo Prestígio de Gala, um bolo feito com cacau em pó e recheado com chocolate e coco. Na verdade fiquei muito interessada na massa, feita de forma bem fácil, batida no liquidificador e bem pretinho do jeito que eu gosto.
Fiz então no final de semana passado esta massa e recheei com um creme com cacau em pó, mas sem coco.
Já comentei com vcs sobre as minha limitações ao fazer um bolo, mesmo quando a massa fica boa, ele cresce mais de um lado que do outro, ou quebra, ou mesmo murcha quando tiro do forno. Bem...este bolo ficou simplesmente perfeito, cresceu todo por igual e ficou bem fofinho. Nem quebrou quando cortei ao meio para rechear. Mesmo assim fiquei com medo e em vez de cortar duas vezes, pois ele fica bem alto, não quis arriscar e só cortei uma vez. De qualquer forma recomendo MUITO esta massa. Além de tudo é pouco doce...delícia, delícia!!
Bem as fotos não fizeram juz ao bolo, talvez por ser bem pretinho.


Ingredientes:
  • 4 ovos, separando gemas peneiradas e claras
  • 1 colher (chá) de essencial de baunilha
  • 350g de açúcar refinado
  • 180 ml de óleo de milho ou girassol (fiz com canola)
  • 240ml de água fervente
  • 70 g de cacau em pó ou chocolate (fiz com cacau)
  • 240 g de farinha de trigo (usei com fermento)
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio (não coloquei)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal



Modo de preparo:
Bata no liquidificador as claras, as gemas peneiradas, e a baunilha. Junte o açúcar, aos poucos, e continue batendo por uns tres minutos. Em seguida acrescente o óleo, a água fervente, o cacau em pó e bata bem.
Despeje a mistura obtida em uma tigela e gregue os ingredientes secos peneirados juntos e envolva rapidamente com auxílio de um batedor de arame até obter uma massa lisa e homogênea.
Distribua a massa em uma forma de 24 cmde diâmetro untada e forrada com papel manteiga e leve ao forno preaquecido a 180º C até que o bolo esteja dourado e firme ao toque.
Deixe esfriar, corte em tres discos e empregue na montagem.

CREME DE CHOCOLATE (recheio)
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata medida de leite
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 50g de açúcar
Modo de preparo:
Leve tudo ao fogo e mexa até engrossar. Recheie e cubra o bolo. decore com granulado.
LEIA MAIS

terça-feira, 4 de maio de 2010

personalized greetings


LEIA MAIS

sábado, 1 de maio de 2010

Neste final de semana recebemos a visita de Kamilla, minha enteada, com o namorado, Beto (abaixo foto do dois). Adoro quando "as crianças" vem nos visitar. Depois de um tempinho só, ela esta novamente namorando e nada melhor e mais romântico do que um final de semana aqui em Itaipava, por isso temos tido um pouco mais de sua companhia, o que me deixa muito feliz!!
Fiz, claro, algumas gostosuras, como um maravilhoso bolo de chocolate, receita do Álvaro Rodrigues, que deu muito certo e posto aqui em breve.
Fiz novamente uma Favada, que meu marido virou fã, só que desta vez fiz algumas coisas diferentes da 1ª, como não conhecia nem tinha provado, fiz como se fosse feijão...refogando as carnes, etc, como esta na receita, mas pesquisando na internet, vi que tem que deixar de molho de véspera e trocar a água varias vezes, além de aferventar antes de cozinhá-la. Li que isso seria preciso para tirar o amargo da fava, que confesso, não senti quando fiz...mas de qualquer forma fiz assim, deixei de molho e aferventei, o que no minimo diminuiu muito o tempo de cozimento, ficou muito bom. Acompanhei com uma couve mineira, farofa e um rocambole de frango.

Bem, tive inspiração para fazer este rocambole vendo uma receita na tv, só que era de carne de boi moida e o recheio completamente diferente, por isso digo inspiração. Na hora pensei, e se eu fizesse de carne de peito de frango moida e recheasse com rucula, tomate seco e muzzarella de búfala? E foi o que fiz. Ficou uma delícia!!
Ingredientes:
  • 1 kg de carne de peito de frango moída
  • 1 pacote de creme de cebola
  • pimanta do reino e sal a gosto
  • 1 maço de rúcula
  • 100g de tomate seco
  • 100g de muzzarela de búfala
  • azeite para bezuntar
  • queijo parmesão ralado



Modo de preparo:
Misture o pó do creme de cebola a carne frango moída, pimenta e sal, se necessário. Abra a massa sobre um plastico, arrume as folhas de rúcula, o tomate seco e a muzzarela. Enrole com a ajuda do plático, regue com azeite, cubra com o queijo e leve para assar na 1ª meia hora coberto com papel alumínio e depois retire para dourar. Delícia!!
LEIA MAIS

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Aqui em casa adoramos novidades gastronômicas e sempre que meu marido vai sózinho ao Horto Mercado Municipal aqui de Itaipava volta com uma novidade, uma dica ou receita nova dada pelos donos dos boxes de lá. Ele ve alguma coisa diferente, logo pergunta como fazer e chega com muitas novidades interessantes e sempre deliciosas.
Hoje chegou com favas, paio, linguiça e costela defumadas. Adorei a idéia, e fui para cozinha prepará-las para o almoço. Achei que cozinhava bem rapido e então não coloquei na panela de pressão...levou 3 horas para ficar pronta, almoçamos quase na hora do jantar, mas ficou uma delícia. O sabor é bem parecido com feijão branco. Valeu a espera!!
Ingredientes:
  • 1 kg de favas
  • 500g de linguiça fina defumada
  • 2 paios
  • 200g de costela de porco defumada
  • 2 cebolas médias picadas
  • 1 cabeça de alho picado
  • 1 cubinho de caldo de bacon

Modo de preparo:
Corte as carnes em pedaços e leve ao fogo numa panela antiaderente, até dourar e soltar a gordura. Retire as carnes, escorra em papel toalha e despreze a gordura do fundo. Retorne com as carnes para a panela, junte o alho e a cebola e deixe dourar. Junte as favas lavadas, acrescente água e deixe cozinhar. Sem panela de pressão levou 3 horas para cozinhar. Aconselho colocar na pressão, dependendo do tempo disponível. Finalize com o cubo de caldo de bacon, apenas um, pois as carnes são salgadas.
Uma deliciosa surpresa!!


LEIA MAIS

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Hoje é aniversário de minha vózinha Mindoca, ela estaria completando 101 anos hoje...nossa tanto tempo se passou e ainda é tão presente na família, sempre uma lembrança, uma história, coisas que costumava dizer e fazer e principalmente suas comidinhas. Sinto não ter encontrado seu caderno de receitas que era escrito por ela, infelizmente ninguém sabe onde foi parar.
Bem vózinha:
"Parabéns pra você
nesta data querida,
muitas felicidades
muitos anos de vida!!"
(em nossas memórias)
Para comemorar, mesmo que sozinha aqui em Itaipava fiz um bolinho, que deveria ser de laranja, uma receita que ja estou querendo fazer há algum tempo, mas foi de tangerina, pois as laranjas que eu achei que estavam na geladeira eram tangerinas. Bem...ficou delicioso assim mesmo, ja comi dois pedaços. Acho que minha vózinha ia gostar bastante!!


BOLO DE TANGERINAIngredientes:

MASSA:
  • 3 ovos inteiros
  • 1 tangerina
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1/2 xícara de leite (fiz com desnatado)
  • 1 xícara de açúcar light
  • 2 1/2 xícaras de farinha de trigo com fermento

COBERTURA:
  • 1 xícara de suco de tangerina
  • 2 colheres (sopa) de açúcar light

Modo de preparo:
Bata bem no liquidificador os ovos, a tengerina sem as semente e a parte branca central do bagaço, o óleo, o leite e o açúcar. Passe para uma tigela. Acrescente a farinha de trigo. Misture bem e passe para uma forma untada e enfarinhada. Asse em forno pre aquecido a 180° por 40 minutos. Misture os ingredientes da cobertura e cubra o bolo ainda quente.


LEIA MAIS

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sexta-feira santa, como não podemos ou não devemos comer carne, seja por razões essencialmente religiosas ou por hábito familiar, pensei como sempre em fazer bacalhau, na verdade foi o que fizemos, mas eu queria algo a mais, então comprei camarão congelado pré cozido , o que foi para mim uma surpresa, não lembro a marca, mas já vem cozido e com um molhinho delicioso para prepara-lo, num sachê.
Resolvemos então eu e minha sogra, que passou a semana santa conosco, fazer o bacalhau tradicional, receita de minha sogra, que aliás já postei aqui como Bacalhau da Marlene no post "Cardapio de fim de ano" e um empadão de camarão que me lembra muito minha vózinha Mindoca que sempre o fazia.
Fiquei em dúvida quanto a massa, então me lembrei de uma que sempre faziam minha mãe e avó, que leva azeite e fica bem gostosa. Na verdade não sei se o empadão de minha vózinha era feito com esta massa, ou se levava mais alguma coisa...de qualquer forma ficou bem gostoso!!
Ingredientes:
MASSA:
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo com fermento
  • 100g de margarina
  • azeite o quanto baste para formar a massa
  • sal a gosto
  • 1 ovo para pincelar
Modo de preparo:
Numa bacia coloque a farinha, o sal e a margarina gelada. Vá esfarelando a margarina com as mãos até formar uma farofa. Vá acrescentando o azeite em fios, aos poucos, até formar uma massa unida e firme. Forre um refratário, fundo e lado, reservando 1/3 da massa para cobrir o recheio.



Ingredientes:
RECHEIO:
  • 500g de camarão pré-cozido
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 lata de ervilha (petit pois) da marca Bonduelle, que são mais firmes e adocicadas.
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 2 tomates picados
  • 1/4 pimentão vermelho
  • 1/4 pimentão amarelo
  • 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
  • 6 azeitonas sem caroço picadas
  • 1 envelope de tempero pronto para peixe ou camarão (usei o que veio na embalagem do camarão)
  • 1 colher (sopa) de maizena dissolvida em 1/2 copo de água
Modo de preparo:
Refogue o alho e a cebola no azeite, junte o tomate e os pimentões. Acrescente os camarões (que por serem congelados pré-cozidos não dão água, o que foi ótimo), o cheiro verde, as azeitonas e as ervilha e deixe ferver por uns cinco minutos. Acrescente o tempero, verifique o sal, junte a pimenta a gosto e por último coloque a maizena dissolvida aos poucos. Vá mexendo e preste atenção a consistência, não deve ficar mole, nem grosso demais.
Montagem:
Coloque todo o recheio sobre a massa, cubra com o restante da massa aberta num rolo ou na mão conforme a preferencia e pincele com o ovo ligeiramente batido. Leve ao forno médio até dourar a massa.
LEIA MAIS

quarta-feira, 31 de março de 2010

Quase não da para acreditar, mas este filé mignon foi todo feito sem nem um pouquinho de gordura. Acho que podemos cozinhar qualquer prato sem gordura, na maioria das vezes não é necessário nem faz diferença no sabor. Ficou uma delicia, bem...eu sou suspeita para falar, pois AMO cogumelos!!

Ingredientes:
  • 6 medalhões de filé mignon
  • tempero GRILL a gosto
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 50 g de funghi secchi
  • 1 colher (chá) de molho inglês
  • 1 colher (sopa) de vinha d'alho pronto
  • 1 xícara de água dos funghis
  • 1 colher (chá) de maizena
  • sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Leve os funghis ao fogo em 1 1/2 xícara de água e deixe ferver até amaciá-los. Retire do fogo, coe a água, para tirar alguma terrinha que eventualmente fique na água. Reserve. Doure os filés numa frigideira antiaderente bem quente. Aproveitando o queimadinho do fundo da frigideira, junte a cebola picada, o molho inglês e o vinha d'alho. Vá mexendo para soltar as crostas do fundo da frigideira. Acrescente o funghi, metade da água do funghi, o sal e a pimenta. Dissolva a maizena na outra metade da água reservada e acrescente ao molho da frigideira, mexendo até engrossar.
Delícia!!
LEIA MAIS

sexta-feira, 26 de março de 2010

Pontinhas de filé mignon no freezer, sozinha em casa, na maior parte das vezes tenho preguiça de cozinhar só para mim, mas como não queria comer qualquer coisa e sim uma comidinha light, porém gostosa, fui procurando na despensa, geladeira e freezer o que poderia fazer. Bem encontrei um pacotinho de aparas de filé mignon, pensei então em fazer um molho bolonhesa, mas não tinha tomate nem molho de tomate, então um picadinho com temperinhos especiais seria uma otima opção. Depois a dúvida foi, com arroz ou massa, picadinho com arroz, farofa e banana frita é perfeito, mas aí cairia por terra todo meu esforço de fazer algo light, então escolhi uma massinha integral e foi uma combinação excelente.
Quantos dilemas tem uma dona de casa...não é mesmo...hahahaha!!
Uma comidinha simples e bem gostosa!!


Ingredientes:
  • 1/2 kg de pontas de filé mignon picados na ponta da faca ( não é moída)
  • 1 colher (chá) de alho picado
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 envelope de caldo de carne 0% de gordura
  • 1/2 copo de vinho tinto
  • 1 colher (sopa) de molho inglês
  • 1 colher (chá) de ervas finas
  • 1 pitada de canela em pó
  • 1/2 copo de água
  • 1 colher (chá) de maizena

Modo de preparo:
Aqueça bem uma frigideira antiaderente, coloque a cebola, o alho e o pó do caldo. Vá mexendo até dourar,caso necessário vá juntando água aos poucos até a cebola estar bem dourada. Junte a carne picadinha e vá mexendo até dourá-la. Acrescente o vinho e continue mexendo até evaporar o álcool. Junte então o molho inglês, as ervas finas e a canela. Continue mexendo. Por último dissolva a maizena na água e junte à carne para formar um caldinho mais grossinho.
Não deixe de colocar a canela, pois dá um gostinho especial!!
Fica uma delicia acompanhado com arroz, farofa e banana frita ou com uma massinha, light, é claro!
LEIA MAIS

quarta-feira, 24 de março de 2010

Berinjelas na geladeira desde a semana passada, normalmente as faço recheadas com carne moída, mas desta vez quis fazer alguma coisa diferente, uma experiência...tentar grelhá-la sem gordura para ver como ficaria. Ficaram como se tivesse colocado no forno, só que ficam prontas bem mais rápido. Bem, grelhei na frigideira de teflon e só temperei depois com azeite e alho.
Ficou bem gostosa, um otimo antepasto.


Ingredientes:
  • 2 berinjelas em rodelas de meio centimetro
  • 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
  • 1 colher (sopa) de alho frito
  • orégano a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Esquente bem uma frigideira antiaderente. Coloque as rodelas de berinjela e grelhe até que murchem, soltando sua água e fiquem douradas. Arrume em um prato, regue com o azeite e polvilhe com o alho, o orégano, sal e pimenta do reino.
LEIA MAIS

segunda-feira, 22 de março de 2010

Coxinhas de frango, shitakes que sobraram do final de semana, zero gordura, um pouquinho de shoyu...mais algumas coisinhas e o franguinho foi parar lá no Japão...hahahah!!
Como acompanhamento Arroz 7 cereais que eu AMO!! Aí está uma comidinha bem saborosa e bastante light. Foi o meu almoço e estava uma delicia!

Ingredientes:
  • 6 coxas de frango sem pele
  • 1 cebola roxa picadinha
  • 1 envelope de caldo de carne 0% de gordura
  • 1 colher (sopa) de shoyu light
  • 1 colher (sopa) de molho tonkatsu
  • 1 colher (sopa) de gergelim
  • 1 colher (chá) de óleo de gergelim
  • 2 shitakes grandes em tiras
  • 1 colher (sopa) de vinagre de arroz
Modo de preparo:
Numa panela bem quente coloque a cebola e o pó do caldo de carne. Vá mexendo para dourar a cebola na própria água. Conforme for secando e escurecendo o fundo da panela, vá acrescentando água aos poucos, até a cebola estar dourada.
Junte as coxas de frango bem lavadas e escorridas, meio copo de água, e o restante dos ingredientes. Deixe cozinhar até o frango ficar macio. Caso seja necessário acrescente mais água.
Delícia!
LEIA MAIS

sexta-feira, 19 de março de 2010

Receitinha bem simples e de baixa caloria, uma boa opção para comer uma massinha sem culpa. Tinha já algum tempo uma bandejinha de carne de frango moida no freezer e como minha filhota veio almoçar comigo, fiz estes canelones com massa de lazanha fresca...só enrolar e pronto!
Ficou bem gostoso!!

Ingredientes:
  • 500g de carne de frango moída
  • 1 cebola pequena picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 colher (sopa) de molho ingles
  • 1 envelope de caldo de galinha 0% de gordura
  • 1 ricota fresca pequena
  • 1 maço de espinafre
  • 2 latas de molho de tomate sem gordura
  • 200g muzzarela de búfala ralada
  • 1 pacote de massa fresca para lazanha ( em tiras largas)
Modo de preparo:
Refogue o alho e a cebola com o pózinho do caldo de galinha. Acrescente a carne de frango moida e vá mexendo até mudar de cor. Junte o molho ingles, a ricota esfarelada e o espinafre picado cru. Misture até todo espinafre murchar.
Enrole as massas como o refogado de frango dentro, arrume num refratario, cubra com o molho de tomate e polvilhe com a muzzarela. Leve ao forno para amolecer a massa e gratinar.
LEIA MAIS

quinta-feira, 4 de março de 2010

Aproveitando esta fase mais light combinada a vontade de comer coisinhas gostosas, experimentei fazer umas coxas de frango com ingredientes e sabor de um "coq au vin", só que sem gordura, sem pele, sem bacon, mas um caldo de bacon 0% de gordura e pouquinho vinho, só para dar um sabor. Sabe que ficou bem gostoso?!
O sabor lembra bastante o prato original, por isso tive a audácia de chamá-lo de "coq au vin light". Uma boa forma de fugir daquela comidinhas de dieta...frango ou peixe grelhado com salada.


Ingredientes:
  • 1 kg de coxas de frango sem pele
  • 4 cebola pequenas cortadas em pétalas
  • 1 pacotinho de caldo de bacon 0% de gordura
  • 1 vidro de champignon
  • 1/2 copo de vinho tinto
  • sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Lavar bem as coxas, deixar de molho na água com limão por uma hora, aferventar e reservar.
Numa panela bem quente, colocar o pózinho do caldo e acrescentar as cebolas. Ir mexendo até dourar um pouco, ela vai dourar em sua própria água, não precisa acrescentar gordura.
Juntar as coxas reservadas, deixar dourar um pouco, sempre mexendo, sem desmanchá-las.
Após dourá-las, juntar o champignon com a água e o vinho tinto. Deixe cozinhar, em fogo baixo até o frango ficar macio. Prove, corrija o sal ecoloque a pimenta a gosto. Sirva com arroz integral.
LEIA MAIS

segunda-feira, 1 de março de 2010

Vi esta receita no Mais Você e achei muito interessante, pois não leva ovos e óleo, e ainda é feito de forma bem simples. Na última vez que estive na casa de minha mãe experimentamos a receita, que pode ser feita com creme de leite light e queijo parmesão light, sem prejuizo do sabor. Vale apena experimentar, muito bom!!

Ingredientes:
  • 2 caixas de creme de leite
  • 250 g de queijo parmesão ralado
  • 250 g de queijo muzzarela ralado
  • 500 g de polvilho doce
  • sal a gosto
Modo de preparo:
Numa tigela coloque todos os ingredientes e amasse bem até unir bem a massa e soltar das mãos. Faça pequenas bolinhas de massa. Leve para assar em forma untada com manteiga, em forno pré aquecido a 180º até dourar.
LEIA MAIS