Mostrando postagens com marcador SOBREMESAS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SOBREMESAS. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Depois que comecei o vigilantes do peso não tenho feito muitas coisas gostosas, nem tenho estado muito inspirada. As comidinhas são aquelas de sempre, sem muita novidade, e por isso o Vó Mindoca tem estado tão magrinho, quase sem receitas novas. Tenho tentado fazer algumas receitas de doces e bolos das receitas dos Vigilantes , mas confesso que não tem ficado muito bom.
Mas esta receita de bolo invertido de abacaxi me chamou atenção e arrisquei prepará-lo. Não é que ficou bem gostoso?! Este eu recomendo, facinho de fazer e bem gostoso!!

Ingredientes:
  • 1/4 de xícara de óleo de canola
  • 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 5-6 rodelas finas de abacaxi sem miolo
  • 1/4 xícara de suco de abacaxi
  • 1/2 xícara de leite desnatado
  • 1 ovo
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1/4 de xícara de cada: açúcar branco e mascavo
Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180º. Unte uma forma refratária com algumas gtas de óleo. Polvilhe o fundo da forma com a 4 colheres de açúcar mascavo. Arrume as rodelas de abacaxi numa única camada. Regue com o suco.
Bata numa tigela pequena, o óleo, o leite e o ovo até misturar. Reserve.
Peneire numa tigela média, a farinha, o fermento, o sal, e o açúcar. Adicione a mistura de leite e bata até ficar cremoso. Com ajuda de uma espátula, espalhe por cima do abacaxi na forma preparada. Asse por 30-35 minutos até que, inserindo um palito, este saia seco.
Esfrie o bolo por 10-15 minutos antes de inverter sobre um prato decorativo. Este bolo é de preparação rápida e é muito gostoso ainda morno.

(Para os adeptos do V.P., rende 16 porções de 3 pontos cada)
LEIA MAIS

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Fechando nosso final de semana gastronômico, trago para vocês o grande final, tortinhas folhadas de Nutela com morango e queijo com goiabada, feitos por minha filhota Ju. Nem preciso dizer a delicia que ficou!!


Folhado de Nutela com morangos


Ingredientes:
  • 1/2 pacote de massa folhada pronta
  • 1 caixa de morangos
  • Nutela (creme de avelã)
  • 1/2 xícara de leite
Modo de preparo:
Cortar a massa em quadradinhos do tamanho desejado. Levar ao forno até dourar. Colocar por cima a nutela derretida com o leite. Arrumar por cima os morangos e servir.

Folhado de queijo com goiabada
Ingredientes:
  • 1/2 pacote de massa folhada pronta
  • 1 pacote de polenguinho
  • 1 vidro de goiabada cremosa
Modo de preparo:
Cortar a massa folhada em quadrados. Levar ao forno até dourar. Arrumjar os polenguinhos por cima. Cobrir com a goiabada aquecida. Delicia!! Pode ser feito com polenguinho e goiabada light.
LEIA MAIS

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Na semana passada vi esta receita na Ana Maria Braga e achei diferente e deliciosa, mas como não posso comer chocolate até novembro por causa de uma promessa, estava procurando uma desculpa para faze-la. Então, como minha filha iria receber uns amigos em seu apartamento, perguntei se ela não queria que eu fizesse, já que a menina é chocólatra.
Bem, ela quis e eu fiquei feliz da vida em poder fazer a receita, mesmo que não fosse poder provar. Ela tirou estas fotos para mim e disse que estava uma delicia!!

Ingredientes:
Creme:
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 1/2 lata (a mesma medida) de leite
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
Massa:
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 100 g de chocolate meio amargo ralado
  • 320 g de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho (30 g)
  • 100 g de margarina
  • raspas da casca de limão
  • 1 ovo
Modo de Preparo:

Creme: Numa panela coloque 2 colheres (sopa) de amido de milho, 2 colheres (sopa) de margarina, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 1 e meia lata (a mesma medida) de leite, 2 colheres (sopa) de chocolate em pó e leve ao fogo até obter um creme encorpado (8 a 10 minutos). Deixe esfriar.
Obs.: Coloquei apenas 1 lata medida de leite, pois achei que ia ficar muito mole o creme e ficou ótimo, bem cremoso. Acho que teria realmente ficado muito mole com 1 e meia medida)

Massa: Numa tigela e com a ponta dos dedos misture 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, 1 xícara (chá) de açúcar, 100 g de chocolate meio amargo ralado, 320 g de farinha de trigo, 2
colheres (sopa) de amido de milho, 100 g de margarina, raspas da casca de limão e 1 ovo até obter uma farofa. Numa fôrma redonda de fundo falso (20 cm de diâmetro X 7 cm de
altura) untada com manteiga, coloque um pouco da farofa no fundo e nas laterais, distribua o creme já frio (feito acima) e cubra com o restante da farofa. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 40 minutos.
LEIA MAIS

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sábado foi o casamento de minha irmã caçula, foi tudo muito lindo e feliz, a familia reunida, o amor no ar... Parece que renovamos nossas energias quando encontramos a familia!! Que sensação boa!!
Mostro aqui os lindos noivinhos do bolo e posto uma receita de bolo de chocolate trufado, que foi o sabor escolhido pela noiva para seu bolo de casamento. A receita encontrei aqui
-->O bolo foi encomendado na Confeitaria Sensações Doces (www.sensacoesdoces.com.br) e estava uma delicia!!

BOLO TRUFADO DE CHOCOLATE


-->4 ovos
  • 1 copo (americano) de água fria
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó


  • Cobertura
    e recheio:
    • 500 g de chocolate ao leite
    • 200 g de chocolate meio amargo
    • 2 latas creme de leite sem soro
    • Gotas de essência de rum (a gosto)

    Calda para molhar o bolo:
    • 1 xícara (chá) de leite frio
    • 2 colheres (sopa) de achocolatado em pó
    • Gotas de essência de baunilha (a gosto)
    • Granulado de chocolate ou bolinhas de cereais de chocolate branco e preto para confeitar
    MODO DE PREPARO:
    Massa (pão-de-ló de chocolate):
    1. Bata as claras em neve
    2. Acrescente as gemas e continue batendo
    3. Em seguida coloque o açúcar.
    4. Intercale um pouco da água e da farinha de trigo
    5. Acrescente o chocolate e por último coloque o fermento.
    6. Levar para assar em forno pré-aquecido, em forma untada com margarina e farinha, por aproximadamente 40 minutos.
    Cobertura e recheio:
    1. Pique o chocolate ao leite com o meio amargo e derreta em banho-maria ou no microondas (como preferir).
    2. Após o chocolate derretido retirar do fogo e acrescentar e misturar o creme de leite (sem soro) e as gotas da essência de rum.
    3. Colocar inicialmente apenas 2 gotas e experimentar se está ao seu gosto.

    Montagem:
    1. Cortar a massa ao meio, molhar a parte de baixo com a metade da quantidade da calda (apenas misturar os ingredientes frio) e colocar a metade da quantidade do chocolate do recheio (a outra metade será utilizada para cobertura) e espalhar bem.
    2. Colocar a outra metade da massa em cima do recheio, com cuidado, pois esta mistura estará um pouco mole, irá ganhar consistência após levar o bolo montado a geladeira.
    3. Molhar a parte de cima com o restante da calda
    4. Com a outra metade do chocolate cobrir todo o bolo.
    5. Para confeitar jogue granulado ou bolinhas de cereais de chocolate branco e preto em cima e ao redor do bolo
    6. Leve à geladeira e retire 30 minutos antes de servir.
    LEIA MAIS

    quinta-feira, 9 de julho de 2009

    Presença obrigatória nas festas juninas, o cuscuz de tapioca faz muito sucesso! Aqui em nossa familia este cuscuz da Silvina é presença obrigatória em todas as festas e em todas as épocas. Esta receita é muito especial e é chamada assim porque a Silvina, amiga querida da familia, filha de criação da Vó Mindoca, é quem sempre prepara e ninguém consegue fazer igual a ela. Uma delicia!! O dela fica mais molhadinho, com mais coco, mais saboroso...mais, mais, mais!!
    Bem, no aniversário da Ju, eu e minha mãe nos aventuramos no preparo desta receita, tão especial que todos nos referimos a ela como "O cuscuz da Silvina". Devo dizer que ficou bem semelhante ao que ela faz...mas o dela é realmente especial!!


    Ingredientes:
    • 500g de tapioca
    • 2 litros de leite fervente
    • 2 latas de leite condensado
    • 2 vidros de leite de coco
    • 2 cocos ralados

    Modo de preparo:

    1. Coloque a tapioca numa vasilha grande

    2. Junte o leite fervente aos poucos e vá mexendo vigorosamente para não empelotar.

    3. Junte o restante dos ingredientes, na ordem dos ingredientes, e vá misturando a cada acréscimo.

    4. Reserve um pouco do coco ralado para colocar por cima.

    5. O coco deve ser ralado a mão, no ralo, pois batido no liquidificador não fica a mesma coisa. Coco ralado de pacotinho também não fica bom.

    6. Levar a geladeira por umas duas horas antes de servir.

    7. A receita pode ser reduzida a metade.

    LEIA MAIS

    segunda-feira, 6 de julho de 2009

    Agora de volta em definitivo, depois de altos e baixos, tudo esta em seu lugar, a paz esta novamente em meu coração e o amor mais forte do que nunca!!
    Neste final de semana recebemos a visita de meu enteado que veio passar o final de semana com dois amigos. Claro que pensei num bolinho...mas...não tinha ovo!! Comecei a procurar uma receita de bolo sem ovos e achei uma bem interessante, que, claro, modifiquei e substitui a farinha por integral e açúcar por mascavo, e não é que ficou muito bom!! Até cresceu!!! Ahahahah!!
    Aqui esta, bolo integral de chocolate!!
    BOLO DE CHOCOLATE INTEGRAL

    • 2 xícaras de açúcar mascavo
    • 100g de margarina
    • 2 xícaras de farinha de trigo integral
    • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
    • 1 colher (sopa) de fermento
    • 1 xícara de leite desnatado

      Cobertura:
    • 1 lata de leite condensado
    • 4 colheres (chá) de chocolate em pó
    • 1 colher (sopa) de margarina
    • Morangos para enfeitar
    Modo de preparo:
    Bata bem o açúcar com a margarina. Misture a farinha com o chocolate e acrescente alternando com o leite. Por último junte o fermento. Leve ao forno preaquecido a 180°.
    Para a cobertura: Leve ao fogo o leite condensado, o chocolate e a margarina. Deixe ferver até soltar do fundo da panela, cubra o bolo, ainda quente.
    Enfeite com os morangos cortados ao meio.

    (como não ficou na geladeira, nesta foto o morango estava meio murcho)
    LEIA MAIS