Mostrando postagens com marcador REFEIÇÃO COMPLETA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador REFEIÇÃO COMPLETA. Mostrar todas as postagens

domingo, 16 de novembro de 2008

Quarta-feira, dia 12/11, foi aniversario do meu amorzinho. Dia de semana, corrido, quando ele trabalha até bem tarde, não queria nada, mas...os filhos viriam dar-lhe um beijo, a mãe também, então um jantarzinho rapido que agradasse a todos foi a solução. Um prato unico e completo, rapido, pratico e delicioso.

YAKISSOBA DE FRANGO
Ingredientes:
  • 1 kg de filezinho de frango (cortado em tiras)
  • 2 cenouras em rodelas
  • 2 cebola em petalas
  • 1/2 acelga em tiras
  • 1/2 pimentão vermelho em palitos
  • 1/2 pimentão amarelo em palitos
  • 1/2 kg de ervilhas tortas cortadas ao meio
  • 6 cogumelos frescos Paris em laminas
  • 1 couve flor pequena (separada em pequenos buquês)
  • as flores de um maço de brocolis
  • 4 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 1/2 garrafa de molho para yakissoba
  • 2 colheres (sopa de oleo de gergelim)
  • 1 xicara de molho shoyu
  • 2 colheres (sopa) de molho tonkatsu
  • 1 pacote grande de espaguete para yakissoba

Modo de preparo:

Aqueça uma panela wok, acrescente o óleo de canola e frite ligeiramente o frango. Quando mudar de cor, mas sem estar totalmente cozido, junte a cebola e na sequencia, as cenouras, as ervilhas, a couve-flor, o brocolis, os cogumelos, os pimentões e a acelga. Mexa a cada ingrediente acrescentado, não deixe por muito tempo, pois os legumes devem ficar "al dente". Junte então o molho de yakissoba, shoyu, oleo de gergelim e tonkatsu.

À parte cozinhe o espaguete para yakissoba por 3 minutos. Depois de cozido, junte-o aos legumes e frango na wok. Caso o caldo fique muito ralo, de uma engrossadinha com uma colher (sopa) de farinha de trigo.

Sirva imediatamente na propria panela wok.

LEIA MAIS

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Normalmente no jantar evito fazer frituras, fazendo então carnes cozidas ou assadas. Uso sempre meu forninho eletrico, que ja esta velhinho coitado, mas é um companheiro e tanto e nunca me deixou na mão. Principalmente para preparar frango e costeletas, vou variando os temperos e acompanhamentos, inventando umas novidades, mas quase sempre assados no forninho. Além de ser rápido e não precisar grandes elaborações.
Assim foi com estas coxinhas crocantes.

Ingredientes:
  • 1 kg de coxas de frango sem pele
  • 1/2 xícara de vinho branco
  • 1 colher (sopa) de alho picado
  • 1 colher (cha) de ervas finas
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 100g de queijo parmesão ralado
  • 100g de farinha de rosca
  • 1 colher (sopa) de azeite para untar o tabuleiro ou refratario
Modo de preparo:

Tempere o frango com o vinho,alho,ervas finas, sal e pimenta. Deixe descansar na geladeira por meia hora pelo menos. Misture a farinha de rosca com o queijo parmesão, passe para um prato fundo e vá passando as coxinhas, envolvendo bem com a mistura. Unte o refratario e e arrume as coxinhas. Leve ao forno médio até ficarem douradas e crocantes.
Como acompanhamento arroz integral com lentilha e cebolas fritas e farofa de ovos.

meu forninho velhinho
ARROZ INTEGRAL COM LENTILHAS E CEBOLA FRITA
Ingredientes:
  • 1 xícara de arroz integral cozido sem gordura
  • 1 lata de lentilhas
  • 1 cebola grande em fatias finas
Modo de preparo:
Misture o arroz com a lentilha, assim que o arroz ficar pronto. Frite a cebola em oleo bem quente, colocando um punhado de cada vez, para não dar agua. Deixe ficar bem dourada e sirva por cima do arroz com a lentilha.



FAROFA DE OVOS
Ingredientes:
  • 100g de margarina
  • 1 cebola media picada
  • 3 ovos
  • 1 xícara de farinha de mandioca crua
  • sal a gosto
Modo de preparo:
Frite a cebola na margarina até começar a dourar. Junte os ovos e misture para que fique em pedaços grandes. Acrescente a farinha aos poucos, misture e esta pronto. Não deixe muito tempo no fogo depois de acrescentar a farinha, para ela não amolecer.
LEIA MAIS

sábado, 25 de outubro de 2008

A convite da Marcia posto aqui o meu cardapio de final de ano. Com algumas receitas tradicinais e com presença obrigatória todos os anos aqui em casa e outras que pesquisei para dar um plus.
A decoração da mesa é sempre vermelha e branco, com velas, muitas velas que adoramos, muitos enfeites, uma árvore de Natal de cipó com luzinhas piscando, um presépio rústico de madeira e musgo e um papai Noel de paraquedas que canta quando falamos mais alto, que nos faz rir a toda hora.
As bebidas, vinho tinto e branco, prosecco e refrigerante.

ENTRADAS:


1) CESTA DE PÃES VARIADOS

2) MIX DE FRUTAS SECAS: nozes, castanhas, amêndoas, avelãs.

3) SANDUÍCHE GELADO DE ATUM COM AMEIXA

  • 1 pão de forma sem casca cortado na horizontal
  • 1 xícara de leite
  • 200g de ameixas sem semente, escaldadas e processadas.
  • 2 latas de atum
  • 1 vidro pequeno de maionese
  • 1 molho de cheiro verde picado
Arrume em camadas as fatias de pão, molhadas com leite, o atum misturado com a maionese e o cheiro verde, outra fatia de pão molhado com leite e a ameixa processada. Siga as camadas até o final das fatias. Cubra com maionese e enfeite ao seu gosto. (foto-aqui)
Receita antiga, que esta na família há muitos anos.

4) TENDER DE CHESTER COM MEL E MOSTARDA
  • 1 Tender bolinha de Chester
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • 3 colheres (sopa) de mostarda
  • 12 cravos
Faça cortes transversais no tender, marcando quadradinhos (conforme desenho abaixo). Misture o mel com a mostarda passe sobre o tender. Espete os cravos nos vértices dos quadrados (xadrez) marcados. Leve ao forno para dourar.
Adoro esta mistura de mel com mostarda.

5) PASTA DE OVOS COM BACON
  • 6 ovos cozidos
  • 6 tiras de bacon
  • 1 vidro pequeno de maionese
Leve as tiras de bacon ao microondas, sobre folhas de papel toalha, para tirar a gordura e ficar crocante. Reserve. Amasse os ovos com um garfo, junte a maionese e o bacon crocante picadinho.
Meus filhos adoram esta pastinha, para comer com fatias do tender e pão...presença obrigatoria.

PRATOS PRINCIPAIS:

1)BACALHAU DA MARLENE
  • 2 kg de bacalhau demolhado em lascas grossas
  • 250 ml de azeite (português de preferência)
  • 1 kg de tomate em rodelas
  • 1 kg de cebola em rodelas
  • 4 pimentões verdes em rodelas
  • 2 cabeças de alho
  • 2 molhos de cheiro verde
  • 2 kg de batatas em rodelas cozidas
  • 1 vidro de azeitonas sem caroço
Numa panela grande e larga arrumar em camadas. Começar com as batatas, cobrindo o fundo da panela. Depois o bacalhau, a cebola, tomate, pimentão, alhos inteiros, cheiro verde e azeitonas. Regar com azeite. Recomeçar as camadas até o final dos ingredientes. Regar com o azeite restante. Levar ao fogo para cozinhar, não precisa colocar água, pois o tomate e a cebola soltam bastante água. De preferência preparar numa panela bonita que possa ir a mesa. DELICIA!! E sem fritura.
Marlene é minha sogra que faz este bacalhau todos os anos, ja é tradição na família.


2)LOMBINHO DE PORCO COM ABACAXI
  • 1 lombinho de porco
  • Alho picado, vinho tinto, sal, pimenta do reino, canela em pó, tomilho e louro, a gosto, para o vinha d’alho.
  • 1 lata de abacaxi em calda
Temperar o lombinho com os ingredientes do vinha d’alho e deixar de um dia para o outro. Na hora de levar ao forno, fazer cortes no lombinho, em fatias de um dedo mais ou menos, mas sem separá-las, deixando 1 cm na base (conforme desenho abaixo). Cortar as fatias de abacaxi ao meio e ir arrumando entre as fatias, que não foram separadas. Prender nas laterais com palito para que não soltem durante o cozimento. Levar ao forno médio, até que fique bem dourado, regando com o vinha d’alho de vez em quando.Servir enfeitado com cebolas carameladas.
Esta receita foi inventada por mim há mais de 20 anos, quando procurava uma forma de fazer com que o lombinho não ficasse tão seco ao assar no forno
3)CHESTER RECHEADO COM PÃO E PASSAS
  • 1 chester
  • Vinho branco seco, alho, louro, sal, pimenta do reino, alecrim e manjericão a gosto
  • 4 pãezinhos amanhecidos picados
  • 50g de margarina
  • 1 cebola média picada
  • 2 caixinhas de passas s/ caroço
  • 100g de bacon picado
Limpe bem o chester, misture os temperos e coloque dentro de um saco plástico grande, junto com o chester. Deixe neste tempero de um dia para o outro.
No dia seguinte, prepare o recheio fritando o bacon e a cebola na manteiga, junte as passas e os pães. Recheie o chester e leve ao forno para assar, na primeira hora coberto com papel alumínio e depois deixar terminar de assar e dourar, sem cobrir.
Chester assado sempre fazemos, mas este recheio acabei de inventar, parece bom.
ACOMPANHAMENTOS:

1)SALADA TROPICAL
  • 1 lata de milho
  • 4 maçãs verdes em cubinhos
  • 1 lata de pêssego (s/ a calda) em cubinhos
  • 1 lata de abacaxi (s/ a calda) em cubinhos
  • 1 cx de passas s/ caroço
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 vd peq de maionese
  • 1 frango defumado desfiado
Misturar a maionese com o creme de leite com o soro. Juntar a esta mistura todos os outros ingredientes. Levar a geladeira.
Sem esta salada o Natal não parece Natal, é a preferida de minha filha que praticamente só come isso na Ceia...pena que este ano ela esta na Australia.
2)SALADA CAPRESE DE NATAL
  • 500g de tomates cereja
  • 500g de mussarela de búfala em bolinhas
  • Folhas de um molho de manjericão fresco
  • 2 colheres (sopa) de azeite
Misturar todos os ingredientes e regar com azeite. Sirva sobre folhas verdes.
Normalmente esta salada é feita com tomate em rodelas, mussarela em rodelas tembém, mas como é Natal, resolvi fazê-la em bolinhas...bolinhas de Natal.
3)CEBOLAS CARAMELADAS

  • 1 kg de cebola miudinhas sem casca
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara de água
Levar o açúcar ao fogo para caramelizar, juntar a água e as cebolas. Deixar cozinhar até que fiquem transparentes, sem desmanchar. Caso seja necessário, coloque mais água.
Esta receita aprendi com minha mãe que faz bastante, eu só fiz uma vez, mas é maravilhosa para acompanhar assados.
4)MIX DE BATATAS AO FORNO
  • 500g de batata doce
  • 500g de batata baroa
  • 500g de batata inglesa
  • 150g de margarina
  • 200g de queijo parmesão ralado
Corte as batatas em rodelas finas e reserve. Unte o fundo de um tabuleiro com 50 g de margarina, arrume as batatas por cima. Derreta a margarina restante, cubra as rodelas e por cima polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno para dourar.
Esta receita originalmente é feita apenas com batata inglesa, mas quis dar umaincrementada e colorida e acrescentei a batata baroa e a batata doce, que tal?
5)FAROFA DE FRUTAS SECAS
  • 1 unidade de cebola picada
  • 100g de margarina
  • 250g de bacon
  • 2 cx de passas sem caroço
  • 100g de damasco seco picado
  • 100g de ameixa seca picada
  • 100g de nozes picada(s)
  • 100g castanha de caju
  • 100g amêndoas
  • 1/2 kg de farinha de mandioca crua
  • sal a gosto
Levar o bacon para frigideira e fritar na própria gordura até ficar crocante. Juntar a margarina e fritar a cebola. Quando começar a dourar, juntar a ameixa e as passas para amolecerem um pouco. Acrescentar todas as outras frutas e deixar fritar mais um pouco. Juntar então a farinha de mandioca e mexer até que comece a dourar. Juntar o sal a gosto.
Esta farofa é feita todos os anos por minha sobrinha que mora em Brasilia, todos adoram, e esta sempre presente nas festas de família.

6)ARROZ DE NATAL
  • 1 pacote (250g) de arroz de açafrão
  • 1 pacote (250g) de arroz de espinafre
  • 1 pacote (250g) de arroz de beterraba
  • 1 vidro de cogumelos cortados em laminas
  • 5 dentes de alho cortados em lâminas
  • 2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
Cozinhar cada arroz de acordo com a embalagem, separadamente e reservar. Fritar as lâminas de alho na manteiga e juntar os cogumelos. A parte misturar os três arroz e juntar o alho com os cogumelos, na hora de servir.
Outro dia comprei o arroz de açafrão, que ja vem amarelinho e vi que na prateleira haviam também de espinafre e beterraba, imediatamente pensei que seria perfeito para fazer no Natal, bem colorido.SOBREMESAS:
1)SALADA DE FRUTAS:
  • 1 caixinha de morangos em cubos
  • 6 laranjas em cubos
  • 4 maçãs em cubos
  • 1 abacaxi em cubos
  • 2 mamões papaia em cubos
  • 1 caixinha de cerejas frescas
  • 1 cacho grande de uvas sem caroço
  • 1 melão pequeno em cubos
  • 2 mangas grandes em cubos
  • 250 ml de suco de laranja
  • 1 cálice de licor de laranja
Corte as frutas em cubos do mesmo tamanho, misture tudo, coloque o suco, o licor e misture bem todos os ingredientes. Leve a geladeira até a hora de servir.
À receita de salada de frutas normal acrescentei alguns ingredientes natalinos, como a cereja e o licor de laranja.
2)MOUSSE DE CHOCOLATE
  • 200g de chocolate meio-amargo
  • 200g de manteiga sem sal
  • 5 ovos
  • 1 xícara de açúcar
Derreta o chocolate com manteiga em banho-maria e reserve. Faça uma gemada batendo, numa batedeira em velocidade máxima, as gemas com o açúcar, até ficar esbranquiçado. Misture o chocolate derretido à gemada até formar uma mistura homogênea. Bata as claras em neve bem firme, (não bata com antecedência para não dar água embaixo) e junte à mistura de chocolate, misturando sem bater. Leve a geladeira por pelo menos 8 horas. Deve ficar firme, bem aerada, mas bem cremosa ao paladar. (foto.aqui)
Receita tradicionalissima na família, a verdadeira mousse que não leva creme de leite e é sucesso garantido.
3)CHESECAKE NATALINA
Massa:
  • 1 xícara de manteiga
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 gemas
  • ½ xícara de amido de milho
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de nozes moídas
  • ½ colher (sopa) de fermento em pó
    Recheio:
  • 1 embalagem de 200ml de leite de coco
  • 2 embalagens de cream chese light
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 3 ovos
    Calda:
  • 1 lata de goiaba em lata
  • Flococo para decorar
Massa:Misture todos os ingredientes formando uma bola. Forre o fundo e as laterais de uma forma desmontável média. Reserve.
Recheio:Bata no liquidificador todos os ingredientes. Despeje sobre a massa reservada. Leve ao forno médio por cerca de 1 hora ou até que ao espetar um palito, saia seco. Deixe esfriar e leve a geladeira.
Calda:Bata no liquidificador as goiabas (reserve algumas para decorar) com a própria calda. Leve ao fogo, mexendo até engrossar. Deixe esfriar, coloque em cima do chesecake, salpique com o flococo e enfeite com pedaços de goiaba reservados.
Esta receita encontrei no Culinária&Receitas e parece deliciosa.
4) RABANADAS
  • 1 pão de rabanada em rodelas grossas
  • ½ litro de leite
  • 2 colheres (sopa) açúcar
  • 3 ovos batidos ligeiramente
  • Óleo para fritar
  • Açúcar e canela
Passar as fatias de pão no leite, nos ovos e fritar em óleo quente. Deixe escorrer a gordura em papel toalha. Passe então em açúcar com canela.
Presença indispensavel em nossa mesa de Natal, ótimas para o café da manha do dia seguinte.
LEIA MAIS

terça-feira, 23 de setembro de 2008


Em 15 estados brasileiros existem restaurantes que fazem parte da Associação dos Pratos da Boa Lembrança, criada em 1994, que distribuem pratos de cerâmica pintados a mão a todos que saboreiam uma das opções do cardápio dos restaurantes afiliados.

Nossa coleção começou exatamente em 1994, quando ganhamos nosso primeiro prato no restaurante "Guimas", o prato era uma salada com figado de galinha, que nem gosto muito mas pedi para ganhar o prato, claro que acabei gostando pois estava muito bem preparado. Junto com o "Mistura Fina", eram os restaurantes que mais frequentavamos na época, e desde então temos colecionado, não tantos quanto eu gostaria, mas temos alguns que enfeitam nosso apartamento da Barra e de Itaipava. São muito lindos e decorativos e os pratos que "temos" que experimentar para ganha-los, umas delícias, além das muito boas lembranças daquela época!!




Esta semana ganhei de meu marido dois livros com as receitas destes restaurantes afiliados desta Associação: "Aromas e Sabores da Boa Lembrança - Arroz e Crustáceos".

Posto aqui para vocês duas amostras do que vão encontrar nestes livros maravilhosos, de um restaurante do Rio de Janeiro que já frequentamos, provamos e aprovamos. Escolhi receitas mais faceis e com poucos ingredientes, aproveitem!!

Primeira receita do Livro Arroz(pág. 57), do Restaurante Borsalino , da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.





RISOTO COM CAMARÕES PEQUENOS E ROMÃ


Ingredientes:
  • 1 talo de alho poró cortado em rodelas finas
  • 6 colheres (sopa) de azeite extravirgem italiano
  • 2 xícaras bem cheias de arroz arbório
  • 1/2 xícara de vinho branco seco
  • caldo de legumes suficiente
  • 1 colher (café) de curry
  • 15 unidades de camarão pequeno limpo
  • 1/2 romã (separe as sementes e reserve)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1/4 de limão siciliano
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 5 colheres (sopa) de parmesão ralado
  • 1 ramo de tomilho, para decorar
Modo de preparo:
Doure o alho-poró em 4 colheres (sopa) de azeite. Acrescente o arroz e misture em fogo alto. mexendo sempre, até o arroz tostar (sem queimar).
Acrescente o vinho e misture em fogo médio até evaporar.
Coloque o caldo de legumes em quantidade suficiente para cobrir o arroz e acrescente o curry, sempre mexendo.
Aproximadamente 5 minutos antes do risoto ficar pronto, adicione os camarões e a romã.
Tire a panela do fogo, tempere com sal, pimenta e suco de limão. Adicione a manteiga, o restante do azeite e o parmesão. Misture até ficar cremoso.
MONTAGEM: Disponha o risoto no centro de um prato raso, salpique ao redor algumas sementes de romã e coloque 1 ramo de tomilho espetado no topo.

Do livro "CRUSTÁCEOS", escolhi um prato também do restaurante Borsalino (pág.49):



FILÉ DE LAGOSTA AO PROSECCO COM SALADA

Apesar do título parecer o contrário, é uma receita bem rápida e fácil de ser feita, talvez não muito barata, mas para uma ocasião especial impressiona e marca muitos pontos.
Veja você mesmo!!

Ingredientes para o filé de lagosta:
  • 1 cebola picada fina
  • 200g de manteiga sem sal
  • 2 dentes de alho fatiados
  • 1 1/2 kg de filé de lagosta cortado em medalhões
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 200 ml de prosecco
  • 30g de estragão fresco
  • 250ml de creme de leite

Ingredientes para a salada:
  • 4 batatas cozidas e cortadas em cubos
  • 2 beterrabas cozidas e cortadas em cubos
  • 20 vagens verdes cozidas e picadas
Ingredientes para o vinagrete balsâmico:
  • 50 ml de vinagre balsâmico
  • 50 ml de azeite extravirgem
  • sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Do filé de lagosta: Doure a cebola na manteiga. Junte o alho, os medalhões, o sal e a pimenta, e cozinhe cada lado por 5 minutos em fogo médio. Adicione o prosecco e o estragão. Após evaporar, acrescente o creme de leite até ferver. Deixe tampado por 2 minutos em fogo baixo.
Do vinagrete de balsâmico: Num recipiente misture o vinagre e o azeite. Tempere com sal e pimenta.
Da salada: Num recipiente, junte os legumes. Tempere com o vinagrete de balsâmico e reserve.
Montagem: Sirva a salada na parte superior de um prato oval. Disponha o molho da lagosta no centro do prato e arrume os medalhões em leque.
LEIA MAIS

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Este prato está na apresentação do blog, porque é a comida que mais me faz lembrar minha avózinha, uma comidinha simples do dia a dia, mas que feita por ela tinha um sabor todo especial. Aquele bife fritinho na hora e aquele purê bem molinho...aiii...Que saudade!!
Para os principiantes, aí vai a receita:
APROVEITEM...TEM SABOR DE VÓ!!

BIFE A MILANESA
Ingredientes:

  • 6 bifes de alcatra, patinho ou chã de dentro
  • sal, pimenta do reino, vinagre e alho a gosto para temperar
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 1 xicara de farinha de rosca
  • óleo de milho ou canola para fritar

Modo de preparo:

Temperar os bifes, deixar descansar por meia hora para pegar o sabor do tempero. Passar na farinha de trigo, nos ovos ligeiramente batidos e por fim na farinha de rosca, apertando bem para aderir a farinha. Fritar em óleo quente (pelo menos um dedo) e deixar em papel toalha para absorver o excesso de óleo. Servir imediatamente. (foto: http://iniciantenacozinha.com/)




PURÊ DE BATATA

Ingredientes:

  • 1 kg de batatas
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1/2 copo de leite
  • sal a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhar a batatas e amassá-las ainda quentes. Juntar os demais ingredientes e levar ao fogo para ferver. Caso queira mais mole, acrescente mais leite. (foto:http://www.lutosa.be/)

SIMPLES, FÁCIL E RÁPIDO!!

LEIA MAIS

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Desde que eu e meu marido nos conhecemos, há 17 anos, que frequentamos Itaipava. De lá para cá muitos restaurantes fecharam e outros novos abriram, alguns lamentamos muito como o "Imperio do Sonho", que era uma padaria/bistro/restaurante, com comidinhas especiais, pães maravilhosos, sanduiches excelentes, sopas e café da manhã. Alguns continuam abertos até hoje como o "Parrô do Valentim", o mais antigo de todos e continua com muito sucesso. Outro novos apareceram como o "Il Pergino", que em nossa opinião é o melhor restaurante de Itaipava sob a maestria do chef Sormany Justen.
Mexendo em meus livros de culinária, que não são poucos, encontrei o livro do Festival de Inverno Gourmet de 2006 de Petropolis, nele cada chef dos principais restaurantes da região apresentaram um prato. Do Il Perugino o prato é "Stracotto all Chianti", que ja comemos lá e vem servido com um delicioso nhoque de batata baroa(mandioquinha).
SIMPLESMENTE DELICIOSO!!
Então, aqui está a receita:
STRACOTTO ALL CHIANTI

Ingredientes:

  • 2 kg de peito de boi
  • 2 copos de vinho tinto chianti
  • 20 g de alho
  • 10 g de cominho
  • 10 g de noz moscada
  • 100 g de cenoura picada
  • 100 g de cebola picada
  • 100 g de aipo picado
  • sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Deixar a carne banhada no tempero por 24 horas, depois levar para assar, regando com o tempero, por 3 horas à 150° aproximadamente. Retirar a carne da assadeira e aproveitar a crosta do fundo da assadeira colocando um copo d´água e levar assadeira ao fogo mexendo até soltar todo o fundo. Coar este liquido, engrossar com maizena ou farinha e servir sobre a carne fatiada.

GNOCCHI DE BATATA BAROA

Ingredientes:

  • 800 g de batata baroa cozida com casca
  • 200 g de farinha de trigo
  • 80 g de queijo parmesão
  • sal, pimenta e noz moscada a gosto

Modo de preparo:

Tirar a casca da batata baroa e passar no espreemedor com ela ainda quente. Acrescentar a farinha, o queijo e as especiarias misturando gentilmente, depois abrir a massa, enrolar e cortar em 1 cm cada pedaço. Depois de cozinhar em água fervendo, passar na frigideira com manteiga.

LEIA MAIS