Mostrando postagens com marcador RECEITAS LIGHT. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador RECEITAS LIGHT. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 19 de março de 2010

Receitinha bem simples e de baixa caloria, uma boa opção para comer uma massinha sem culpa. Tinha já algum tempo uma bandejinha de carne de frango moida no freezer e como minha filhota veio almoçar comigo, fiz estes canelones com massa de lazanha fresca...só enrolar e pronto!
Ficou bem gostoso!!

Ingredientes:
  • 500g de carne de frango moída
  • 1 cebola pequena picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 colher (sopa) de molho ingles
  • 1 envelope de caldo de galinha 0% de gordura
  • 1 ricota fresca pequena
  • 1 maço de espinafre
  • 2 latas de molho de tomate sem gordura
  • 200g muzzarela de búfala ralada
  • 1 pacote de massa fresca para lazanha ( em tiras largas)
Modo de preparo:
Refogue o alho e a cebola com o pózinho do caldo de galinha. Acrescente a carne de frango moida e vá mexendo até mudar de cor. Junte o molho ingles, a ricota esfarelada e o espinafre picado cru. Misture até todo espinafre murchar.
Enrole as massas como o refogado de frango dentro, arrume num refratario, cubra com o molho de tomate e polvilhe com a muzzarela. Leve ao forno para amolecer a massa e gratinar.
LEIA MAIS

quinta-feira, 4 de março de 2010

Aproveitando esta fase mais light combinada a vontade de comer coisinhas gostosas, experimentei fazer umas coxas de frango com ingredientes e sabor de um "coq au vin", só que sem gordura, sem pele, sem bacon, mas um caldo de bacon 0% de gordura e pouquinho vinho, só para dar um sabor. Sabe que ficou bem gostoso?!
O sabor lembra bastante o prato original, por isso tive a audácia de chamá-lo de "coq au vin light". Uma boa forma de fugir daquela comidinhas de dieta...frango ou peixe grelhado com salada.


Ingredientes:
  • 1 kg de coxas de frango sem pele
  • 4 cebola pequenas cortadas em pétalas
  • 1 pacotinho de caldo de bacon 0% de gordura
  • 1 vidro de champignon
  • 1/2 copo de vinho tinto
  • sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Lavar bem as coxas, deixar de molho na água com limão por uma hora, aferventar e reservar.
Numa panela bem quente, colocar o pózinho do caldo e acrescentar as cebolas. Ir mexendo até dourar um pouco, ela vai dourar em sua própria água, não precisa acrescentar gordura.
Juntar as coxas reservadas, deixar dourar um pouco, sempre mexendo, sem desmanchá-las.
Após dourá-las, juntar o champignon com a água e o vinho tinto. Deixe cozinhar, em fogo baixo até o frango ficar macio. Prove, corrija o sal ecoloque a pimenta a gosto. Sirva com arroz integral.
LEIA MAIS

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Depois que comecei o vigilantes do peso não tenho feito muitas coisas gostosas, nem tenho estado muito inspirada. As comidinhas são aquelas de sempre, sem muita novidade, e por isso o Vó Mindoca tem estado tão magrinho, quase sem receitas novas. Tenho tentado fazer algumas receitas de doces e bolos das receitas dos Vigilantes , mas confesso que não tem ficado muito bom.
Mas esta receita de bolo invertido de abacaxi me chamou atenção e arrisquei prepará-lo. Não é que ficou bem gostoso?! Este eu recomendo, facinho de fazer e bem gostoso!!

Ingredientes:
  • 1/4 de xícara de óleo de canola
  • 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 5-6 rodelas finas de abacaxi sem miolo
  • 1/4 xícara de suco de abacaxi
  • 1/2 xícara de leite desnatado
  • 1 ovo
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1/4 de xícara de cada: açúcar branco e mascavo
Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180º. Unte uma forma refratária com algumas gtas de óleo. Polvilhe o fundo da forma com a 4 colheres de açúcar mascavo. Arrume as rodelas de abacaxi numa única camada. Regue com o suco.
Bata numa tigela pequena, o óleo, o leite e o ovo até misturar. Reserve.
Peneire numa tigela média, a farinha, o fermento, o sal, e o açúcar. Adicione a mistura de leite e bata até ficar cremoso. Com ajuda de uma espátula, espalhe por cima do abacaxi na forma preparada. Asse por 30-35 minutos até que, inserindo um palito, este saia seco.
Esfrie o bolo por 10-15 minutos antes de inverter sobre um prato decorativo. Este bolo é de preparação rápida e é muito gostoso ainda morno.

(Para os adeptos do V.P., rende 16 porções de 3 pontos cada)
LEIA MAIS

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Amigas queridas,
Tenho estado um pouco afastada do Vó Mindoca por algumas razões, entre elas estou fazendo o Vigilantes do Peso junto com minha filhota e por isso não tenho cozinhado muitas coisas interessantes. Já eliminei quase 4 quilos e estou bem feliz!!
Bem, de qualquer forma continuo contando com a colaboração da familia.
Aí vão os espetinhos que Ju fez neste final de semana para um churrasco que foi com amigos.
Bem light e segundo ela, deliciosos!!
Beijos a todas!!




ESPETINHOS

Ingredientes:
  • Tomatinhos (2 bandejas)
  • Cebola roxa (8 unidades)
  • Cogumelo paris (2 bandejas)
  • Queijo coalho (3 pedaços)
  • Cebolinha (1 ramo)
MOLHO
  • Salvia
  • Manjericão
  • Azeite
  • Água fervente
Arrumar os ingredientes no palito, de forma bem decorativa.
Deu mais ou menos uns 35 espetinhos.Só passei o molho na hora em que coloquei na churrasqueira. Ficou muuuuuuuuito delicioso!!
LEIA MAIS

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Mais uma gostosura do meu amorzinho, agora não tem mais jeito, a cada final de semana ele inventa uma novidade. Um sanduichinho, um drink, um prato diferente...tudo delicioso!!
Apresento a voces um sanduiche enrolado de carpaccio e para acompanhar um delicioso drink de lichia.


Sanduiche enrolado de carpaccio

Ingredientes:
  • 5 pães folha
  • 1 pacote de carpaccio congelado
  • 50 g de queijo grana padano ralado
  • 1 molho de rúcula
  • mostarda
  • ceboulette picada para decorar
Modo de preparo:
Arrumar sobre cada pão folha, uma camada de carpaccio, o queijo ralado, rucula e mostarda. Enrolar e cortar em pedaços. Arrumar os rolinhos numa travessa e decorar com ceboulette picadinha.
Delícia!!


Coquetel de lichia


Ingredientes (4 coqueteis)
  • 1 lata de lichia em calda
  • 4 doses de vodka
  • calda da lichia para completar
Modo de preparo:
Misturar a calda da lichia com a vodka. Colocar numa taça de coquetel colocar no fundo pedaços de lichia. Caso queira mais fraco colocar mais calda do que vodka, e vice-versa.
LEIA MAIS

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Esta semana não foi muito produtiva em termos de receitas, não cozinhei muito e o pouco que fiz foram receitas que já estão aqui no Vó Mindoca. Por isso não estive tão presente por aqui. Agradeço muitos as visitas e comentários tão simpáticos no meu Jantar romântico!! Ontem então resolvi fazer algo diferente, para ter o que postar. Um papillote de linguado, que só não ficou mais gostoso porque o peixe era congelado desde as compras do mes passado e tamb´me, para ser bem sincera, não somos muito de peixe, quase não faço. Peixe e frutos do mar gosto de comer em restaurante de vez em quando, pois ODEIO o cheiro que fica a cozinha depois destes preparos...uma semana depois ainda fica aquele cheiro...ECA!!! Meu marido é essencialmente carnívoro e raramente come peixe, gosta muito de bacalhau, mas é só.
Bem, como disse, tinhas estes filés de liguado congelados eresolvi fazer de modo que não ficasse muito cheiro na cozinha e de forma bem saudável. Fiz então no papillote, bem embrulhadinho e foi ao forno. Aí está e receita, mas façam com o peixe bem fresquinho, nada de congelados!!

Ingredientes:
  • 1 kg de linguado em filés
  • sal, pimenta do reino e alho a gosto para temperar os filés
  • ervas finas e tablete de caldo de peixe ou camarão
  • 1 maço de espinafre
  • 15 amendoas picadinhas
  • 9 rodelas de cebolas grandes
  • azeite a gosto para regar
Modo de preparo:
Para cada papillote, arrume em um retangulo grande de papel alumínio tres fatias de cebola, os filés de peixe, se forem finos, tres em cada papillote. Polvilhe com as ervas finas, pedacinhos do tablete de caldo amassados.



Cubra com as folhas de espinafre.


Por cima, as amendoas picadas grosseiramente e regue com bastante azeite. Feche bem o papel aluminio, fazendo como se fosse um travesseiro (não tirei foto do papillote fechado , me desculpem) e leve ao forno.


Servi com arroz integral e purê de cenoura, que por sinal ficou uma delicia: Fritei duas colheres (sopa) de cebola picada no azeite com um pouquinho de manteiga, juntei a cenoura cozida e processei. Sal e pimenta a gosto.

LEIA MAIS