Mostrando postagens com marcador RECEITAS DE FAMÍLIA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador RECEITAS DE FAMÍLIA. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Há dez dias mais ou menos, recebi de Mari, minha linda e bem humorada amiga, este desafio do dia das Crianças e desde ja peço desculpas por ter demorado tento para posta-la. Mas, como ainda estamos no mes de outubro, espero que ainda esteja valendo.
Desde que recebi este desafio...vieram tantas ideias e lembranças a minha cabeça, fiz uma viagem no tempo e foi muito dificil resolver qual receita fazer...pois são tantas que me lembram infancia...
Agora, um acontecimento bem chato acabou por resolver por mim o que postar. Meu filho foi internado com calculo renal, fez uma cirurgia e agora esta bem. Com a doença e internação dele, me veio a ideia de fazer umas empadinhas de leite condensado e levar para ele no hospital. Ele sempre adorou estas empadinhas, que estão em nossa familia desde que me entendo por gente. Enquanto fazia a receita parecia que estava vendo minha vózinha enchendo as forminhas com a massa, eu adorava observá-la cozinhando e sempre ajudava.

O desafio tem 5 regrinhas, bem simples:

Albúm de figurinha - Colocar o selinho da brincadeira no post;

Hora do Recreio - Contar qual era a melhor brincadeira de criança da sua infância;

Brincando de Casinha, ou melhor, de Cozinha - Escrever a receita que fazia o maior sucesso na sua infância;

Passa passa 3 vezes - Escolher 3 blogs e chamar as amigas (ou os amigos) para brincar;

Telefone sem fio - Informar para os blogs escolhidos sobre o desafio que mais parece uma brincadeira de criança...

HORA DO RECREIO: Quando lembro de brincadeiras de infancia, me vem parte de minha infancia passada em Curitiba, as ferias passadas na casa Vó Mindoca, com toda a criançada da familia e também a casa da Vó Yara, mãe de meu pai. As brincadeiras no Grupo Escolar Barão do Rio Branco eram muita Amarelinha, pular corda, brincadeiras de roda e "Eu com as quatro", ja brincaram? Quatro meninas iam batendo com as mãos:

"Eu com as quatro,

Eu com ela,
Eu com ela,

Eu por cima,
Eu por baixo"

Na casa da Vó mindoca, na Ilha do Governador, íamos a praia, pescar marisco e siri, que cozinhavamos depois, brincávamos no"Bloco de sujo" no Carnaval e muito banho de mangueira.
Na casa da Vó Yara, tinha um quintal bem grande, subíamos na goiabeira, dávamos bertalha para as galinhas e brincavamos muito na terra.

BRINCANDO DE COZINHA: Quando lembro de comidinhas da infancia, me vem tantas lembranças, sempre de minha Vó Mindoca, uma cozinheira MARAVILHOSA. Manjar branco, brioche de queijo e presunto, arroz doce, galinha ao molho pardo, sonho de banana, pão de batata, doce de banana e empadinha de leite condensado, presença obrigatoria em todas as festas de aniversario. Aqui vai a receita:


EMPADINHA DE LEITE CONDENSADO
Ingredientes:

  • 300g de farinha de trigo
  • 100g de margarina
  • 1 lata de leite condensado


Modo de preparo:

Amasse a farinha com a margarina e forre as forminhas de empada. Faça furos na lata de leite condensado e encha as forminhas, deixando uma borda de meio centimetro.

Leve ao forno para assar, até que esteja dourado. Deixe esfriar e sirva. Hummm...delícia!!

Agora passo o desafio do "Mês da Crianças" para:

LEIA MAIS

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Este strogonoff é uma de minhas especialidades, aquele prato que faz sucesso na familia e é sempre comentado por todos. Digamos que foi um aperfeiçoamento da receita que minha mãe fazia, tirei algumas coisas e coloquei outras... e deu certo. Um sucesso! Unanimidade entre os filhos e sobrinhos. Modestia a parte...é realmente muito gostoso! Simples e rápido!
Espero que gostem!

Ingredientes:
  • 1 kg de filé mignon cortado em tirinhas
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres (sopa cheias) de farinha de trigo
  • 1 cebola grande picada
  • 100g de margarina
  • 1 colher (sopa) de molho inglês
  • 1/2 xícara de vinho branco seco
  • 1 vidro de champignon cortado em laminas c/ a água
  • 200 ml de catchup (1 pote pequeno)
  • 1 lata de creme de leite
Modo de preparo:
Tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto e misture a farinha de trigo, envolvendo toda a carne. Reserve. Frite a cebola na margarina até começar a dourar. Junte a carne e vá mexendo (no inicio vai ficar um grude, é assim mesmo, depois ela vai soltando) até mudar de cor, ficar esbranquiçada e formar uma crosta morena no fundo da panela. Acrescente o molho inglês e o vinho branco e vá mexendo para soltar a crosta de fundo e evaporar o alcool do vinho. Em seguida junte o champignon com a água e o catchup. Deixe ferver bem, apague o fogo e misture o creme de leite com o soro. Sirva com batata palha e arroz.


LEIA MAIS

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Estas são algumas das sobremesas que fizemos no aniversario de meu pai: Torta de maçã, mousse de chocolate e falsa cassata, todas há mais de 30 anos na família, receitas provadas, aprovadas e comprovadas por varios aniversarios de uma família que não é pequena.
Aí vão as receitas:
APROVEITEM!!! VALE A PENA!!

MOUSSE DE CHOCOLATE

Esta receita era feita por minha irmã que hoje mora nos EUA, e a chamávamos de Mousse da Neysa, ela era especialista em tudo que tivesse chocolate e fazia coisas maravilhosas nesta época de Brasília. Acho que esta foi a época mais rica e fértil da família em desenvolvimento de receitas e procura de novos sabores, quando já estávamos todas mais crescidas e participávamos mais ativamente dos prazeres da culinária. Agora com a Neysa já distante de nós há tanto tempo, a herdeira da preparação desta mousse nos dias de festa é minha irmã caçula e então, agora, a chamamos de Mousse da Neyva. É realmente especial e muito saborosa, feita com chocolate de verdade e bastante aerada, como deve ser a verdadeira mousse de chocolate.

Bom apetite a todos!! Aliás...quem precisa de apetite para saborear esta mousse! hahaha!!


Beijos a todos!!

Ingredientes:
  • 200g de chocolate meio-amargo
  • 200g de manteiga sem sal
  • 5 ovos (gemas e claras separadas)
  • 1 xícara de açúcar

Modo de preparo:

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria e reserve. Faça uma gemada batendo, numa batedeira em velocidade máxima, as gemas com o açúcar, até ficar esbranquiçado. Misture o chocolate derretido à gemada até formar uma mistura homogênea. Bata as claras em neve bem firme, (não bata com antecedência para não dar água em baixo) e junte à mistura de chocolate, misturando sem bater. Leve a geladeira por pelo menos 8 horas. Deve ficar firme, bem aerada, mas bem cremosa ao paladar.

HUMMM...DELÍCIA!!

FALSA CASSATA

Esta é sem dúvida a sobremesa preferida das crianças...hoje já não tão crianças. Todos já estão grandes...filhos e sobrinhos, casando e cuidando de suas vidas. De qualquer forma continua sendo a sobremesa preferida de todos, aquela que acaba primeiro e o pirex tem que ser sempre grande.É um pavê que vai ao freezer e é servido congelado como sorvete. Esta receita é anterior à fase de Brasília, pois foi dada a minha mãe por minha madrinha Iris. Realmente muito bom!!


Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 4 gemas
  • 1 lata de creme de leite bem gelado
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 250g de biscoito champanhe
  • 8 colheres de sopa de açúcar
  • 1 lata de leite de vaca

Modo de preparo:

Misture o leite condensado com o leite e as gemas e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Reserve. Leve para ferver um copo d´água com o chocolate em pó, deixe esfriar e reserve. Bata as claras em neve com o açúcar até o ponto de suspiro, junte o creme de leite gelado, sem o soro.
Num pirex arrume em camadas, primeiro o creme de leite condensado, sobre ele os biscoitos embebidos no chocolate derretido e aquecido na água, e por cima o suspiro com o creme de leite. Deixe no congelador até o dia seguinte.

TORTA DE MAÇÃ

Esta torta é feita por minha tia, irmã de minha mãe, e ninguém consegue fazer igual a ela, pois ela ensina de boca e que eu saiba não deu a receita para ninguém, como boa escorpiana...não gosta de partilhar seus segredos. Por isso, não tenho a receita para dar a voces, mas vou ver se consigo, o problema é que ela não ensina o segredinhos, por exemplo, como a torta dela fica com o leite condensado cozido como um doce de leite e a das outras pessoas que tentam fica mole? Só sei que em baixo tem uma massa tipo podre (um pouco mais durinha), fatias de maçã por cima, leite condensado misturado às gemas e por cima de tudo um suspiro.

Essa vou ficar devendo a vocês, e aguardem!

LEIA MAIS

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

TORRADINHAS DE QUEIJO COM CEBOLA
Esta torradinha sempre foi presença obrigatória em todas as festas da família, nem consigo me lembrar quando foi a primeira vez que experimentei esta DELÍCIA, em meus aniversários e de meus filhos...lá se vão muitos anos. Esta receita nunca deixei de fazer por ser rapida, prática, muito deliciosa (mesmo quem não gosta de cebola, como minha mãe, adora quando experimenta) e agrada a todos.

Ingredientes:
  • 1 pão de forma sem casca cortado em quadradinhos (cada fatia em quatro)
  • 1 cebola grande bem picadinha
  • 1 pacote de 100g de queijo parmesão ralado
  • 1 vidro médio de maionese

Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes, passar generosamente sobre os quadradinhos de pão e levar ao forno médio/alto pre-aquecido até dourar por cima.
Pode ser preparado com antecedência e levar ao forno pouco antes de servir. Deve ser servido assim que sair do forno.
UMA DELÍCIA!!

MOUSSE DE GORGONZOLA



Ingredientes:

  • 1 lata de creme de leite
  • 100 g de queijo gorgonzola
  • 1/2 lata de leite
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (dissolvida conforme instruções da embalagem)

Modo de preparo:

Bater no liquidificador o creme de leite, o leite e o queijo. Acrescentar a gelatina dissolvida e bater mais um pouco.Colocar em forma com furo no meio, untada com óleo ou azeite e levar a geladeira até endurecer.Sirva com biscoitos salgados ou torradinhas.

MOUSSE DE TOMATE SECO

Ingredientes:
  • 1 vidro pequeno de maionese
  • 1 copo pequeno de requeijão
  • 1 copo pequeno de leite
  • 50 g de tomate seco
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (dissolvida conforme as instruções)

Modo de preparo:
Bater no liquidificador o tomate seco, a maionese, o leite e o requeijão. Acrescentar a gelatina dissolvida e bater mais um pouco. Colocar em forma de furo no meio untada com oleo ou azeite e levar a geladeira até endurecer. De preferencia preparar um dia antes.


SANDUÍCHE GELADO DE ATUM COM AMEIXA

Ingredientes:
  • 1 pão de forma cortado na horizontal e sem casca
  • 1 xícara de leite
  • 3 lata de atum light
  • 1 vidro médio de maiones
  • 1 molho de cheiro verde
  • 100 g de ameixa seca sem caroço
  • batata palha para acompanhar

Modo de preparo:
Amassar o atum com um garfo, misturar metade da maionese e o cheiro verde bem picadinho. Reservar. Deixar as ameixas de molho de um dia para o outro para hidratar ou aferventar ligeiramente para que amoleçam. Bater as ameixas no liquidificador,até formar uma pasta, caso haja necessidade acrescente um pouco mais de água. Reservar. Para montar, umedeça cada fatia de pão com o leite e vá fazendo camadas alternadas de pasta de atum, pão e pasta de ameixa. Cobrir com o restante da maionese e enfeite com batata palha. É uma combinação surpreendente!!

LEIA MAIS

domingo, 17 de agosto de 2008

Em nossa família sempre tivemos uma disputa velada sobre quem fazia o melhor ou qual era o pudim favorito, que e´feito de diversas formas, com creme de leite, sem creme de leite, com leite ou sem leite, com muitos ovos ou apenas um, em banho maria no fogo do fogão, em banho maria no forno, em forma fechada ou aberta, mais moreninho ou mais branquinho, caramelado feito com água ou sem água...UFA!! São muitas versões diferentes, mas todos saborosos.

Na semana passada quando meus pais chegaram de Uberlândia, fomos almoçar na Tia Irinéa, irmã de minha mãe. O cardapio foi galinha ao molho pardo, delicioso, um dos mais gostosos que ja comi e de sobremesa minha prima Monica fez o pudim de leite condensado na versão dela, ficou muito bom, não muito doce, como eu gosto, apesar do meu preferido ser o que minha outra tia, Glorinha, faz.

Aqui vai a receita de minha prima:


Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 lata medida de leite
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de maizena

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador, passar para uma forma de buraco no meio caramelizada com açucar queimado e levar ao forno médio em banho-maria, até dourar e ficar firme.

Muito bom! Espero que gostem!!

Beijos a todos!

LEIA MAIS

sábado, 16 de agosto de 2008

Gente!
Este frango é MUITO prático, MUITO rápido e MUITO gostoso.
Receita da época de Brasília, já tem pelo menos 30 anos na família. Depois de muitos anos, voltei a fazê-la no ano passado e meu marido AMOU!
Muito bom para quando recebemos visitas para o almoço ou jantar, além de ser light, pois não leva gordura nenhuma. Acompanhado de arroz e uma farofinha é uma refeição completa.
Espero que gostem!
Beijos a todos


Ingredientes:

  • 1 frango cortado em pedaços (de1,5 a 2kg) s/ pele
  • 1 pacote de sopa de cebola
  • 1 garrafa de suco de tomate
  • 1 lata de milho em conserva
  • 1 vidro pequeno de champignon em conserva
  • 1 lata de seleta de legumes

Modo de preparo:

Num refratário misturar a sopa de cebola, o suco de tomates e o milho, ervilha e champignon com as aguas das conservas.

Colocar os pedaços de frango no molho que foi misturado no refratario e levar ao forno medio até dourar e secar um pouco a água.

Servir com arroz branco e farofa. Uma delícia!!

LEIA MAIS