Mostrando postagens com marcador RECEITAS DE FAMÍLIA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador RECEITAS DE FAMÍLIA. Mostrar todas as postagens

sábado, 16 de agosto de 2008

Esta torta entrou recentemente para a família, a cerca de um ano, e tem sido um sucesso garantido, pelo sabor, rapidez e praticidade. Há algum tempo minha mãe vem falando desta torta, então aproveitei que ela esta no Rio para aprender a fazê-la.
Muito rápida e prática, veja só
:



Torta de queijo

massa:

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 100g de margarina

recheio:

  • 1 copo de requeijão
  • 2 ovos
  • 100 g de queijo ralado
  • 100g de muzzarella ralada

modo de preparo:

Amasse a farinha com a margarina e forre uma forma de quiche ou um refratário.
À parte batas os ovos, clara e gema juntos, junte o requeijão e os queijos. Leve para assar em forno médio até dourar.


Espero que gostem

Beijos a todos

LEIA MAIS

domingo, 10 de agosto de 2008

Depois de muito tempo, este ano passei o dia dos pais com meu pai, estavamos com a casa cheia, em Itaipava e como todas as reuniões em nossa familia, muita comida e muitas sobremesas.

O cardápio foi: roastbeef, pure de mandioquinha, bolinho de vagem (um clássico na familia de meu marido), salpicão, salada verde com flores comestíveis, farofa de cebola e arroz branco. De sobremesa tivemos: cuzcuz, creme de bis (que decobri no Blog Aventuras Culinárias), pudim de leite condensado e Espuma de laranja, da qual quero falar hoje.
Espuma de laranja é uma sobremesa clássica na nossa familia, nem sei desde quando me lembro deste paladar, suave, pouco doce que desmancha na boca, uma delícia!


ESPUMA DE LARANJA


ingredientes:
  • 2 xícaras de suco de laranja
  • 1 xícara de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 sachê de gelatina em pó incolor
  • 1 lata de creme de leite
modo de preparo:
Ponha o suco de laranja numa panela e reserve, a parte bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Junte ao suco, acrescente a gelatina e leve ao fogo para engrossar. Retire do fogo e misture as claras em neve. Leve a geladeira para endurecer e então coloque por cima o creme de leite adoçado a gosto.
LEIA MAIS

Como promessa é dívida, após muitas pesquisas em livros de receitas antigos de minha mãe, encontrei a receita do enroladinho de queijo que comíamos em Brasília, as quartas-feiras quando meu pai ia almoçar em casa...lembram da história, não é?
Pois bem, encontrei a receita no primeiro livro de receita, que minha mãe começou a escrever em 1955, com uma letrinha linda, de uma mocinha recém casada, cheia de sonhos...
Quantos sentimentos naquelas mãos, tão jovens e inexperientes, quanta vida pela frente, quanto amor no coração, fico imaginando...
Bem, vamos à receita:

Enroladinho de Queijo

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 4 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 xícara de leite
  • 1/2 colher de chá de sal

recheio:

  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • 100 g de queijo prato ralado
  • 1 colher de sopa de manteiga

Mistura-se a farinha, a manteiga, o fermento e o sal, acrescenta-se o leite e deixa-se a massa descansar. À parte mistura-se os queijos e a manteiga.

Abre-se a massa, passa-se o recheio sobre ela, enrola-se e corta-se em rodelas não muito finas (as da foto foram cortadas muito finas). Coloca-se em tabuleiro e assa-se em forno quente.

Fica um biscoitinho muito bom para aperitivo.

Uma delícia com gosto de adolescência!

LEIA MAIS

quarta-feira, 6 de agosto de 2008


Em 1973 fomos morar em Brasília, eu tinha quinze anos e sair do Rio de Janeiro era tudo que eu não queria, mas...fazer o que? Lá fomos nós, meu pai tinha sido transferido e não havia outro jeito. Como detestei tudo, aquela cidade vermelha, tudo tão diferente, tão grande, tão longe...

Fui estudar na Escola Normal de Brasília, fiz muitas amigas e acabei me adaptando e quando penso nessa época me vem a cabeça os almoços de quarta-feira, que eram sempre mais caprichados por que era o dia que meu pai almoçava em casa. A comida de minha mãe fazia um enorme sucesso entre minhas amigas, e a cada quarta-feira uma se candidatava a ir almoçar lá em casa. O prato mais assiduo daqueles dias especiais era Bobó de Frango e Enroladinho de queijo. Gente, que delicia, o Bobó eu até ja fiz outras vezes, mas o enroladinho de queijo nunca mais comi.

Aqui está a receita do Bobó de Frango, vou ficar devendo a do enroladinho, mas vou resgatá-la com minha mãe e deixo aqui em breve.

Beijos a todos


BOBÓ DE FRANGO

  • 1 kg de peito de frango
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho amassados
  • sal e pimenta do reino
  • 1 lata de molho de tomate
  • 1 copo de leite
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 lata de milho
  • 1 lata de creme de leite
Modo de Preparo:
Cozinhe o frango em agua temperada com sal, pimenta, alho e a cebola. Desfie em pedaços grandes e retorne à água do cozimento. Acrescente o milho com a água, o molho de tomate e o leite (reserve uma parte para dissolver a farinha de trigo).

Deixe ferver e acrescente a farinha dissolvida e deixe engrossar.

Na hora de servir junte o creme de leite.


LEIA MAIS