Mostrando postagens com marcador PRATOS PRINCIPAIS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador PRATOS PRINCIPAIS. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Comi este feijão vermelho pela primeira vez em Itaipava, comprado no Mercado Municipal de lá (um parque de diversões para quem gosta de cozinhar), mais tarde descobri que em supermercados do Rio de Janeiro podemos encontrar este feijão em pacotes de meio quilo. Para mim é o mais gostoso de todos, macio, sabor suave, cozimento rápido.

Sempre fazemos esta feijoada quando temos visita em Itaipava, então aproveitei o aniversario de meu pai para apresentar este feijão à família que veio de vários lugares do Brasil. Foi o maior sucesso! Vale a pena experimentar!!!
Espero que gostem.

Beijos a todos



Ingredientes:

  • 4 kg de feijão vermelho

  • 1 kg de dobradinha

  • 10 paios

  • 3 linguiças portuguesas

  • 1 kg de patinho

  • 1 kg de carne seca

  • 1 kg de lombo salgado

  • 1 kg de costela defumada

  • 1/2 kg de linguiça de porco fina

  • 1/2 kg de linguiça de frango fina

  • 1/2 kg de bacon picadinho

  • 2 cabeças de alho picadas

  • 4 cebolas picadas

  • 8 folhas de louro

Modo de preparo:

Dois dias antes colocar as carnes salgadas de molho em água fria, trocando a água pelo menos duas vezes ao dia. No dia cozinhar a dobradinha em panela de pressão por 1 hora, após este tempo lavar bem em água corrente e acrescentar 1/2 copo de vinagre branco. Reservar.

Levar para uma panela grande o feijão, o louro e todas as carnes cortadas em pedaços médios (as carnes mais duras podem ser pré-cozidas em panela de pressão - lombo e carne seca) e deixar cozinhar o tempo necessário até o feijão estar macio e o caldo grosso (este feijão não demora muito a cozinhar).

Para o tempero, em uma frigideira grande e funda frite o bacon cortado em cubinhos em sua propria gordura, acrescente a cebola e quando estiver começando a dourar acrescente o alho e deixe tudo dourar. Juntar ao feijão já cozido, aproveitando inclusive o queimadinho que fica no fundo da frigideira, passando um pouquinho de água. Não precisa acrescentar sal, pois o resto de sal das carnes é suficiente.

Servir com couve cortada bem fininha, assustada em frigideira, com alho e óleo; farofa de cebola; laranja e arroz branco.

HUMMM...Uma delícia!!!

Veja Também: FEIJOADA DE FRANGO
LEIA MAIS

sábado, 16 de agosto de 2008

Gente!
Este frango é MUITO prático, MUITO rápido e MUITO gostoso.
Receita da época de Brasília, já tem pelo menos 30 anos na família. Depois de muitos anos, voltei a fazê-la no ano passado e meu marido AMOU!
Muito bom para quando recebemos visitas para o almoço ou jantar, além de ser light, pois não leva gordura nenhuma. Acompanhado de arroz e uma farofinha é uma refeição completa.
Espero que gostem!
Beijos a todos


Ingredientes:

  • 1 frango cortado em pedaços (de1,5 a 2kg) s/ pele
  • 1 pacote de sopa de cebola
  • 1 garrafa de suco de tomate
  • 1 lata de milho em conserva
  • 1 vidro pequeno de champignon em conserva
  • 1 lata de seleta de legumes

Modo de preparo:

Num refratário misturar a sopa de cebola, o suco de tomates e o milho, ervilha e champignon com as aguas das conservas.

Colocar os pedaços de frango no molho que foi misturado no refratario e levar ao forno medio até dourar e secar um pouco a água.

Servir com arroz branco e farofa. Uma delícia!!

LEIA MAIS

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Há mais ou menos 2 anos, vi Ana Maria Braga fazendo esta receita e achei bem interessante. Resolvi fazer em Itaipava pois tem tudo a ver com friozinho e foi uma grande suspresa, como é saborosa esta feijoada, tem o sabor marcante do frango defumado e é leve ao mesmo tempo. Um sabor surpreendentemente delicioso, facil de fazer, vale a pena experimentar.

Espero que gostem.

Beijos para todos.


Ingredientes-

  • 3 1/2 litros de água
  • 1 kg de feijão carioquinha
  • pele de 1 frango defumado
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • 200 g de bacon cortado em cubinhos
  • 1 cebola grande bem picadinha
  • 3 dentes de alho amassados
  • 250 g de linguiça de frango fresca cortada ao meio
  • 1 frango defumado cortado nas juntas, sem a pele (reserve a pele)
  • 300g de peito de chester defumado cortado em cubos grandes
  • 1 xícara de cheiro verde picado
  • sal a gosto

Modo de Preparo:

Numa panela de pressão água coloque feijão carioquinha, pele de
frango defumado e caldo de galinha e cozinhe por 35 minutos.
Retire a pressão da panela, descarte a pele de frango e reserve o
feijão cozido com o caldo. (o feijão deve ficar bem cozido).
Numa panela em fogo médio, frite bacon cortado em cubinhos até
soltar toda a gordura. Junte cebola picadinha e alho amassado e
deixe até dourar.
Acrescente linguiça de frango fresca cortada ao meio e refogue.
Adicione frango defumado cortado nas juntas sem a pele e peito de
chester defumado cortado em cubos grandes. Misture bem e refogue
por +/- 5 minutos.
Acrescente o feijão com o caldo do cozimento, misture levemente,
tomando cuidado para não desmanchar as carnes. Acrescente
pimenta-dedo-de-moça picada a gosto e deixe ferver por +/- 5
minutos. Acerte o sal. (OBS: Se ficar muito grosso, acrescente
água fervente).
Salpique cheiro verde picado e sirva.
Acompanhamentos: arroz branco, farinha de milho, couve refogada,
abacaxi picado salpicado com cheiros verdes.

LEIA MAIS

quarta-feira, 6 de agosto de 2008


Em 1973 fomos morar em Brasília, eu tinha quinze anos e sair do Rio de Janeiro era tudo que eu não queria, mas...fazer o que? Lá fomos nós, meu pai tinha sido transferido e não havia outro jeito. Como detestei tudo, aquela cidade vermelha, tudo tão diferente, tão grande, tão longe...

Fui estudar na Escola Normal de Brasília, fiz muitas amigas e acabei me adaptando e quando penso nessa época me vem a cabeça os almoços de quarta-feira, que eram sempre mais caprichados por que era o dia que meu pai almoçava em casa. A comida de minha mãe fazia um enorme sucesso entre minhas amigas, e a cada quarta-feira uma se candidatava a ir almoçar lá em casa. O prato mais assiduo daqueles dias especiais era Bobó de Frango e Enroladinho de queijo. Gente, que delicia, o Bobó eu até ja fiz outras vezes, mas o enroladinho de queijo nunca mais comi.

Aqui está a receita do Bobó de Frango, vou ficar devendo a do enroladinho, mas vou resgatá-la com minha mãe e deixo aqui em breve.

Beijos a todos


BOBÓ DE FRANGO

  • 1 kg de peito de frango
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho amassados
  • sal e pimenta do reino
  • 1 lata de molho de tomate
  • 1 copo de leite
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 lata de milho
  • 1 lata de creme de leite
Modo de Preparo:
Cozinhe o frango em agua temperada com sal, pimenta, alho e a cebola. Desfie em pedaços grandes e retorne à água do cozimento. Acrescente o milho com a água, o molho de tomate e o leite (reserve uma parte para dissolver a farinha de trigo).

Deixe ferver e acrescente a farinha dissolvida e deixe engrossar.

Na hora de servir junte o creme de leite.


LEIA MAIS