Mostrando postagens com marcador ENTRADAS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ENTRADAS. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 7 de julho de 2009

Depois dos cogumelos recheados experimentados aqui em casa, minha irmã, Neyla, se animou com o ingrediente, preparou e me mandou a receita deste maravilhoso creme de cogumelos, que segundo ela ficou delicioso e tudo a ver com o friozinho que tem feito por aqui. Ela contou que experimentou um delicioso, servido com uma carne bem cozidinha e desfiada, no restaurante D.O.M. em São Paulo e quis experimentar fazer em casa. Quem quiser assistir o video clique aqui , foi onde ela encontrou a receita.

Ingredientes:
  • 200g de cogumelos frescos (Paris e Portobello)
  • 20ml de vinho do porto
  • azeite de oliva (quanto baste)
  • 1 dente de alho laminado
  • 1 colher de sopa de cebola picada
  • 10g de cogumelos secos (shitake)
  • 100ml de água mineral
  • caldo de cogumelos feito com shoyu, água e cogumelos (quanto baste)
  • creme de leite fresco (quanto baste)
Modo de preparo:
1. Hidrate os cogumelos secos em água mineral quente; reserve
2. Pique os cogumelos frescos
3. Em uma frigideira bem quente, coloque o azeite e salteie os cogumelos
4. Acrescente o alho
5. Flambe com o vinho do porto
6. Misture os cogumelos já hidratados e a água do preparo
7. Coloque o caldo de cogumelos e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos
8. Bata tudo no liquidificador (ou processador) por 1 minuto até formar um purê
9. Acrescente o creme de leite fresco e bata novamente
LEIA MAIS

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Neste final de semana tive a felicidade de receber meu filho e minha nora em Itaipava, e pude matar um pouquinho da saudade. Já estão falando em filhos...então acho que ano que vem serei vovó...finalmente!!! Mal posso esperar!!
Bem, aproveitamos o friozinho para fazer um delicioso fondue chinoise (feito com caldo), que é muito mais saudável que o bourguignonne, feito com óleo (desde que comemos pela primeira vez assim, no caldo , num restaurante, que não fazemos de outro jeito). Fica um delicia!!
Para acompanhar fizemos batatas rostie (eu e meu amorzinho), uma receita que queria experimentar há algum tempo. Vi em alguns lugares o jeito certo de preparar e estava ansiosa para fazer. Já havia tentado fazer algumas vezes, mas não ficava crocante como as dos restaurantes, dessa vez ficou perfeita!! Claro que não teria ficado tão perfeita, não fosse a ajuda do maridão, que descascou as batatas e passou-as pelo ralo. Fiquei tão feliz...poucas vezes ele se prontificou a me ajudar na cozinha, normalmente ou eu ou ele fazemos algo, mas a quatro mãos, numa oferta de ajuda espontânea...é raro. Achei tão lindo ele dizer:"Vou te ajudar". Acho que realmente o espirito de Vó Mindoca o pegou de vez, pois participou de forma interessada e interativa, perguntando e acompanhando todos os passos. Então, além de ótimos ingredientes, as batatas foram preparadas com AMOR!!
Aproveito para postar, já com atraso, o lindo selinho que a amiga querida Rose me mandou, muito, muito, muito lindo, um "Trofeu de amigo", que amei receber!!
FONDUE CHINOISE
Ingredientes:
  • 1 kg de filé mignon cortado em mini filés bem finos
  • 3 ou mais tipos de molho a gosto : rosé, cebola, queijo etc.
  • 1 litro de caldo temperado
PARA O CALDO TEMPERADO:
  • 1 litro de água
  • 1 envelope de caldo de carne
  • 1 cebola cortada em cubos grandes
  • 2 dentes de alho em pedaços grandes
  • louro
  • alecrim
  • pimenta do reino
Modo de preparo:
Corte a carne em tiras finas, prepare os molhos e reserve. Para o caldo, leve ao fogo todos os ingredientes, pode enriquecer com cenoura, aipo, salsão ou alguma outra erva a gosto. Deixe ferver por pelo menos 10 minutos e passe para a panela de fondue e a mesa, bem quente. Vão ver que substitui perfeitamente o óleo, com a vantagem de não se ficar cheirando a óleo, não fazer fumaça e ser bem mais saudável.
BATATA ROSTIE
Ingredientes: (para 4 pessoas)
  • 4 batatas grandes (tipo asterix, com casca rosa)
  • 100 g de bacon em cubinho
  • 1 cebola roxa picadinha
  • 200g de muzzarela ralada
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • óleo ou azeite para fritar
(foto da internet)

Modo de preparo:
Lave bem as batatas e leve a cozinhar com as cascas, por mais ou menos 15 minutos, devem ficar "al dentes". Leve a geladeira por no minimo 2 horas. Depois de geladas descasque e passe pelo ralo grosso, devem ficar na espessura da batata palha. Pique o bacon e ele ao microondas com papel toalha , por dois minutos para desengordurar. Junte o bacon e a cebola as batatas raladas.
Numa frigideira pequena com teflon arrume uma camada das batatas, sem apertar, coloque a muzzarela no centro e cubra com mais uma camada de batatas. Leve ao fogo alto e coloque óleo ou azeite em volta, para que escorram para o fundo. Quando estiver dourada e torradinha, escorra a gordura, vire (pode usar duas frigideiras do mesmo tamanho para facilitar a virada), coloque mais óleo e deixe fritar do outro lado. Sirva imediatamente.



TROFÉU DO AMIGO


Recebi da queridíssima amiga Rose do Receitinhas.e.Frescurinhas este lindo prêmio "Troféu do Amigo" o que muito me envaideceu! Já estava sentindo falta de um mimo, que faz bem para a alma!!

Regras deste selo:
  • Esse é o troféu do Amigo!
  • Esses blogs são extremamente charmosos.
  • Esses blogueiros têm o objetivo de serem amigos.
  • Eles não estão interessados em se autopromover.
  • Nossa esperança é que quando os laços desse troféu são cortados ainda mais amizades sejam propagadas.
  • Entregue esse troféu para oito blogueiros(as) que devem escolher oito outros blogueiros (as) e incluir esse texto junto com seu troféu!
Passo então este lindo selinho, primeiro para as amigas queridas que já conheci pessoalmente, todas queridas com as quais passei deliciosos momentos e para algumas outras queridas que tenho MUITA vontade de conhecer e tenho certeza de que as oportunidades aparecerão!!
  1. Gina - Nacozinha
  2. Carol - Cerejinha
  3. Ameixa Seca - Canela.Moída
  4. Karla - O.Meu.Almoço
Claro que há muitas outras amigas queridas que também gostaria de passar este selinho e também de conhecê-las pessoalmente. Muitas ja foram premiadas por mim e ainda serão, todas aquelas que já visitaram o Vó Mindoca e aqui deixaram comentários amorosos e incentivadores, e muitas outras queridas amigas aparecerão. Amo a todas vocês, de coração. Como diz o prêmio, não existe interesse neste mundo blogueiro, somente o objetivo da amizade!!
LEIA MAIS

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Depois de ver os seus cogumelos aqui no Vó Mindoca, meu amorzinho se animou e ontem ao chegarmos a Itaipava paramos num restaurante com um delicatessen em anexo e ele foi comprar algumas coisas e disse que iria fazer umas coisinhas para nós dois comermos mais tarde. Acreditam que ele se trancou na cozinha...depois que eu declarei aqui que tinha ciumes da minha cozinha ele não me quis por perto...e depois de pouco tempo me veio com estes deliciosos finger foods. Ficaram uma delicia e a bagunça na cozinha não ficou maior do que a que eu faço, pois devo confessar que sou muito bagunceira na cozinha, tenho sempre que ter uma pessoa para arrumar depois.

Ingredientes:

  • 1 disco de massa de pizza bem fina
  • alcaparras
  • carne cortada para carpaccio
  • queijo parmesão
  • azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Corte a massa em triangulos, arrume por cima porções de carpaccio, alcaparras amassadas, queijo parmesão e temper com o azeite,sal e pimenta. Os discos foram ligeiramente torrados e o parmesão derretido com um maçarico culinário. Deu um toque bem sofisticado!!

LEIA MAIS

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Há alguns anos atrás, compramos na feira uns cogumelos lindos e meu marido que gosta de eventualmente se aventurar na cozinha disse: "Eu vou preparar". Confesso que não botei muita fé, numa arrogância enciumada de quem não quer dividir os louros da cozinha nem a cozinha propriamente dita (confesso que tenho ciúmes das minhas cozinhas e utensílios). Bem, ele foi para a cozinha e tentei me controlar para não dar muito palpite nem interferir na criatividade culinária do meu amorzinho. Foi pedindo: "Tem alho?" "Tem gorgonzola?" "Pega o azeite e a margarina". Resumindo...ficou MARAVILHOSO!!! Uma combinação perfeita que há algum tempo, desde que comecei o Vó Mindoca venho pedindo a ele para fazer para eu poder postá-los.
Finalmente no final de semana anterior ao dia das mãe ele resolveu fazer os cogumelos e...aqui estão.
Ingredientes:
  • 3 bandejinhas de cogumelos Paris frescos
  • 1 cabeça de alho picado
  • 200g de gorgonzola
  • azeite e margarina a gosto
Modo de preparo:
Limpe bem os cogumelos com um pano. Retire os cabinhos, pique-os bem e reserve. Frite o alho no azeite e acrescente o gorgonzola picado e misture até que ele derreta. Unte um tabuleiro com a margarina, arrume no fundo os cabinhos picadinhos, vá recheando os cogumelos e arrumendo no tabuleiro. Coloque mais alguns pedacinhos de margarina entre os cogumelos e leve ao forno até que fiquem macios. No fundo vai formar um caldinho...hhuumm...delicia!! Perfeito para comer com pão!!
A combinação de aromas e paladares é perfeito!! Vale experimentar!!
POST DE UMA ESPOSA ORGULHOSA!!
LEIA MAIS

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Não gosto de quiabo, mas meu marido adora!! Aliás ele só não come pedra! Muito difícil alguma coisa que não goste ou não coma. Eu sempre preparava com carne moída, sempre do mesmo jeito. Comecei então apesquisar receitinhas novas com quiabo, para variar um pouquinho. Encontrei então esta receita (referência abaixo) e achei bem interessante, pois aqui no Rio esta um calor TERRÍVEL, os termometros oscilam entre 35 e 40 graus, não é fácil, principalmente para mim que DETESTO o calor, não gosto de pegar sol...e praia então...não vou de jeito nenhum e o pior é que moro em frente a praia da Barra da Tijuca, o que seria o melhor para muita gente.
No início, quando viemos morar aqui, há MMUUUIITTOO tempo atrás, até que aproveitamos um pouquinho a praia, mas agora só quero saber de Itaipava.
Bem...voltando à salada, meu marido adorou e é bem facinha de fazer!! Quem gostar de quiabo aproveite!!!


Ingredientes:

  • 1 kg de quiabo
  • Sal
  • Suco de 2 limões

Para o molho:

  • 1 colher (chá) de mostarda
  • Suco de 2 limões
  • 6 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo
  • 1 cebola pequena, picada
  • 4 colheres (sopa) de salsa picada
  • 2 colheres (sopa) de cebolinha picada
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
Lave os quiabos, escorra.
Leve ao fogo 2 litros de água, com sal e limão. Quando ferver, junte o quiabo e cozinhe por 10 minutos.
Retire, escorra e deixe esfriar.
Corte a parte de cima e corte o quiabo ao meio no sentido de comprimento. (Cortei em pedaços, não ao meio no comprimento)
Faça o molho misturando todos os ingredientes do molho.
Depois do molho pronto, despeje-o sobre o quiabo.

Obtido em http://pt.wikibooks.org/wiki/Livro_de_receitas/Salada_de_quiabo

LEIA MAIS

domingo, 23 de novembro de 2008

Minhas amigas queridas, amanhã é o último dia do desafio Finger Foods do blog da chef Debora Cordeiro. Debora querida, não esqueci!! Não deixaria de participar, principalmente por não ter muito talento para esses pratos mais delicados e elaborados, o que foi realmente um desafio. Atravez de ideias de meu marido, que sugeriu um canapé enroladinho, vi o que poderia usar e sairam estes rolinhos, que ficaram bem saborosos. Fiz tres tipos diferentes para chegar ao melhor sabor e este foi o escolhido (Desculpem as fotos, que não ficaram boas).

Espero que gostem!!

Ingredientes: (para cada disco de massa)
  • 1 disco de massa para Wrap
  • 2 colheres (chá) de geléia de pétalas de rosa
  • 2 colheres (sopa) de gorgonzola ralado
  • 4 fatias bem finas de lombinho defumado
  • 2 colheres (sopa) de nozes picadas

Modo de preparo:

Aqueça ligeiramente o disco de massa na frigideira, para ficar mais flexivel. Passe a geléia, cubra com o gorgonzola, as nozes picadas e as fatias de lombinho.


Faça um rolinho bem apertado e corte em rodelinhas.

LEIA MAIS