Mostrando postagens com marcador DESAFIOS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador DESAFIOS. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 5 de novembro de 2008


Recebi da queridissima Ameixa o Desafio do dia do Livro, um incentivo à leitura e valorização dos livros, que com a Internet, estão quase fora de moda...o que é uma pena!
Bem tenho que postar tres livros e como estamos num blog culinário, nada mais justo do que postar livros de culinária, que são o meu vicio!

Devo agora passar o desafio para 5 amigas, escolhi então as queridissimas:

LEIA MAIS

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Recebi um convite da Nana para participar do desafio do blog Cucina.Italiana.Brasileira, claro que aceitei correndo!! Obrigada Nana querida!!

Quando recebi o desafio do Dia das Crianças, me veio esta receita, que é original da Vó Mindoca e presença obrigatoria em todos os aniversários, desde sempre. Ela estava meio perdida e depois que minha avó morreu, ninguem mais fez esta pizza que é muito gostosa, gostinho de infancia. Até eu que nunca gostei muito de sardinha, adorava.

Bem...procurando nos cadernos antigos de receita, que minha mãe me deu na ultima vez que esteve no Rio, resgatei esta receita num deles, escrito em 1954, no ano que ela casou. Nele estão muitas receitas que aprendeu com minha avó e as escrevia com um capricho...uma letrinha de normalista. Uma graça!!

Bem...meu marido amou, pois adora sardinha!! Espero que gostem!



PIZZA DE SARDINHA DA VÓ MINDOCA

Ingredientes: (p/ 2 pizzas)
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de leite
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • sal a gosto
  • 1 colher (sopa rasa) de fermento em pó
  • 2 latas (grandes) de sardinha
  • 200g de queijo parmesão ralado
  • 1 lata de molho de tomate
  • orégano a gosto

Modo de preparo:

Para a massa: Misture a margarina na farinha com o fermento e o sal. Vá acrescentando aos poucos o leite, amassando até soltar das mãos. Separe em duas partes e abra em tabuleiros, aprpriados para pizza, untados com óleo.

Passe o molho de tomate sobre as massas, despedace a sardinha sobre o molho e cubra com queijo parmesão ralado.



Leve ao forno médio, pré-aquecido, até derreter o queijo e começar a dourar.


A massa fica leve e bem macia!!



Com uma salada verde e vinho tinto, ficou divino!!
LEIA MAIS

sábado, 1 de novembro de 2008

Como estamos num desafio do Rita.Palita, pensei numa quiche light...de que jeito ficaria bom? Uma massa de cream cracker talvez, e aveia...será que daria certo? Bem...não custava tentar. E o recheio, a primeira ideia, cogumelos frescos, que amo, mas...com o que? Ovos...são de praxe, com creme de leite, não...mesmo o light seria bem gorduroso. Que tal requeijão light, leite desnatado e cebolas? E uns cubinhos de queijo prato light?? Boa idéia!! E assim nasceu a Quiche light de cogumelos frescos e cebola. Preparei tudo torcendo para que desse certo. Será que a massa de aveia ia esfarelar?
Gente!!!Deu muito certo!! Ficou uma delicia!! Espero que Rita Palita goste!!
E todas as amigas também!!
QUICHE LIGHT DE CHAMPIGNON FRESCO E CEBOLA
Ingredientes:
  • 2 xícaras de aveia em flocos
  • 3 colheres (sopa) de margarina light
  • 250g de champignons frescos
  • 1 cebola média picada
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 ovos
  • 1 copo de requeijão light
  • 1 copo de leite desnatado
  • 200g de queijo prato light em cubinhos

Modo de preparo:

Em uma tigela amasse a aveia com a margarina, até agregar bem os ingredientes. Forre uma forma de quiche com esta massa (fica bem firme), fundo e laterais.

À parte refogue no azeite os champignons cortados em lâminas e a cebola. Deixe que amoleçam e a água que forma na frigideira seque, coloque sal e pimenta a gosto. Coloque essa mistura sobre a massa, na forma.

Misture os ovos ligeiramente batidos com o requeijão e o leite desnatado e cubra os champignons. Arrume por cima os cubinhos de queijo prato light.

Leve ao forno médio até dourar.

LEIA MAIS

sexta-feira, 31 de outubro de 2008


Aos 45 minutos do segundo tempo, posto aqui meus biscoitinhos para o Desafio do chá da Tarde do blog da LEILA. Tive dificuldade de encontrar cortadores de biscoitos com motivos natalinos.
Bem, aqui estão meus biscoitinhos de Natal, uma receita deliciosa, bem aromatica e natalina, como eu queria. Encontrei esta receita no TudoGostoso.
BISCOITO DE NATAL
Ingredientes:
  • 1 ovo
  • 25 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada (350g)
  • 150 g de frutas secas picadas
  • 1 colher (sopa) de especiarias em pó (canela, cravo, noz moscada e gengibre)
  • 1 colher (sopa) de casca de limão ralada
  • 1 colher (sopa) de casca de laranja ralada
  • 15 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro (350g)
  • 13 colheres (sopa) de manteiga (200g)

Modo de preparo:

Em uma tigela, bata o ovo com um batedor manual por 30 segundos. Reserve. Bata na batedeira 12 colheres (sopa) de manteiga e o açúcar por 3 minutos, ou até obter um creme esponjoso e esbranquiçado. Aos poucos, adicione o ovo sem parar de bater até ficar homogêneo. Incorpore as raspas de laranja e de limão, as especiarias e as frutas secas e bata por mais 1 minuto. Aos poucos, adicione a farinha, mexendo delicadamente até obter uma massa grumosa. Faça uma bola com a massa e embrulhe-a em filme plástico. Leve à geladeira por 30 minutos. Em seguida, ligue o forno à temperatura média. Abra a massa em uma superfície lisa entre dois pedaços de papel-manteiga em uma espessura de 3mm. Com um cortador de massa com motivos natalinos, corte a massa e distribua-a em 3 assadeiras grandes untadas com a manteiga restante. Leve ao forno por 15 minutos, ou até começarem a dourar. Retire do forno. Depois de 1 minuto, retire os biscoitos de assadeira com espátula. Espere esfriar e sirva.



Amigas queridas, estou muito feliz!!! Recebi indicação de blog recomendado do CyberCook. Agora tenho o selinho abaixo enfeitando meu Vó Mindoca. Adorei, adorei!!

LEIA MAIS

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Há dez dias mais ou menos, recebi de Mari, minha linda e bem humorada amiga, este desafio do dia das Crianças e desde ja peço desculpas por ter demorado tento para posta-la. Mas, como ainda estamos no mes de outubro, espero que ainda esteja valendo.
Desde que recebi este desafio...vieram tantas ideias e lembranças a minha cabeça, fiz uma viagem no tempo e foi muito dificil resolver qual receita fazer...pois são tantas que me lembram infancia...
Agora, um acontecimento bem chato acabou por resolver por mim o que postar. Meu filho foi internado com calculo renal, fez uma cirurgia e agora esta bem. Com a doença e internação dele, me veio a ideia de fazer umas empadinhas de leite condensado e levar para ele no hospital. Ele sempre adorou estas empadinhas, que estão em nossa familia desde que me entendo por gente. Enquanto fazia a receita parecia que estava vendo minha vózinha enchendo as forminhas com a massa, eu adorava observá-la cozinhando e sempre ajudava.

O desafio tem 5 regrinhas, bem simples:

Albúm de figurinha - Colocar o selinho da brincadeira no post;

Hora do Recreio - Contar qual era a melhor brincadeira de criança da sua infância;

Brincando de Casinha, ou melhor, de Cozinha - Escrever a receita que fazia o maior sucesso na sua infância;

Passa passa 3 vezes - Escolher 3 blogs e chamar as amigas (ou os amigos) para brincar;

Telefone sem fio - Informar para os blogs escolhidos sobre o desafio que mais parece uma brincadeira de criança...

HORA DO RECREIO: Quando lembro de brincadeiras de infancia, me vem parte de minha infancia passada em Curitiba, as ferias passadas na casa Vó Mindoca, com toda a criançada da familia e também a casa da Vó Yara, mãe de meu pai. As brincadeiras no Grupo Escolar Barão do Rio Branco eram muita Amarelinha, pular corda, brincadeiras de roda e "Eu com as quatro", ja brincaram? Quatro meninas iam batendo com as mãos:

"Eu com as quatro,

Eu com ela,
Eu com ela,

Eu por cima,
Eu por baixo"

Na casa da Vó mindoca, na Ilha do Governador, íamos a praia, pescar marisco e siri, que cozinhavamos depois, brincávamos no"Bloco de sujo" no Carnaval e muito banho de mangueira.
Na casa da Vó Yara, tinha um quintal bem grande, subíamos na goiabeira, dávamos bertalha para as galinhas e brincavamos muito na terra.

BRINCANDO DE COZINHA: Quando lembro de comidinhas da infancia, me vem tantas lembranças, sempre de minha Vó Mindoca, uma cozinheira MARAVILHOSA. Manjar branco, brioche de queijo e presunto, arroz doce, galinha ao molho pardo, sonho de banana, pão de batata, doce de banana e empadinha de leite condensado, presença obrigatoria em todas as festas de aniversario. Aqui vai a receita:


EMPADINHA DE LEITE CONDENSADO
Ingredientes:

  • 300g de farinha de trigo
  • 100g de margarina
  • 1 lata de leite condensado


Modo de preparo:

Amasse a farinha com a margarina e forre as forminhas de empada. Faça furos na lata de leite condensado e encha as forminhas, deixando uma borda de meio centimetro.

Leve ao forno para assar, até que esteja dourado. Deixe esfriar e sirva. Hummm...delícia!!

Agora passo o desafio do "Mês da Crianças" para:

LEIA MAIS

sábado, 18 de outubro de 2008

Devo confessar que pensei mil vezes antes de postar estes docinhos, que não ficaram como eu havia imaginado, na decoração,pois o paladar ficou muito bom. Não estão com cara de doces finos, mas...já que fiz vou postar. Não tenho nenhuma intimidade com "doces finos", nunca fiz...e fazer docinhos é sempre mais complicado porque requerem tecnicas e habilidades especiais.
Bem...aí estão...gostosos pelos menos. Espero que me desculpem!

DOCINHOS DE AVELÃ COM CHOCOLATE


Ingredientes:

  • 250g de avelãs torradas e moidas
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • leite o suficiente para dar liga

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes. Amassar bem e fazer as bolinhas, com as mãos untadas com manteiga. Passar pelo chocolate em pó e enfeitar. A massa fica igual cajuzinho.

LEIA MAIS