Mostrando postagens com marcador DESAFIOS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador DESAFIOS. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 17 de outubro de 2008


Confesso que quando vi o Desafio desta quinzena do Colher.de.Tacho achei que seria dificil...bem dificil, pois se trata de um tempero, que quase nunca é a estrela do prato, mas um coadjuvante. Dessa vez ele teria que ser o Rei...o que fazer.
Depois de alguns dias pensando, primeiro me veio um pesto de coentro, que coincidentemente encontrei no blog da Renata. Bem, depois de muito queimar o tico e o teco, cheguei a este fetuccine de coentro com molho de carne seca.
Gostei muito do resultado...espero que gostem!


FETUCCINE DE COENTRO AO MOLHO DE CARNE SECA


MASSA:

Ingredientes:

  • 200g de farinha de trigo
  • 2 ovos inteiros
  • 1/2 molho de coentro

Modo de preparo:

Escaldar as folhas do coentro, picar ou processar, espremer para tirar o excesso de água e reservar. Numa bacia, juntar a farinha, os ovos e o coentro espremido. Amassar bem até formar uma massa homogenea. Abrir com rolo em superficie enfarinhada e cortar na espessura e largura desejadas. Pendurar as tiras para secar. Cozinhar em agua com um fio de azeite e sal.








MOLHO

Ingredientes:

  • 500g de carne seca
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 cebola grande picada
  • 1/2 pimentão picado
  • 3 tomates picados sem semente
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • 1 sache de caldo de carne
  • 1 colher (sobremesa) de colorau
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Picar a carne seca em cubinhos, lavar bem e escaldar umas 6 vezes, até não estar mais salgado. escorrer e reservar. Aquecer o azeite e frite alho e a cebola. Juntar a carne seca e fritar mais um pouco. Acrescentar os tomates, o vinagre, o pó do caldo e o colorau. Por último juntar o pimentão e meio copo d'água. Deixar cozinhar por mais 10 minutos.

LEIA MAIS

sexta-feira, 10 de outubro de 2008




Depois de alguns dias pensando e pesquisando na internet uma receita com cottage, para matar o desejo de Rita.Palita, encontrei algumas bem interessantes. Pensei então nas combinações que normalmente faço com o cottage nos meus sanduiches. Primeiro, adoro cottage com geleia de goiaba, em segundo com peito de peru, sempre com pão integral light. Então...procurei uma forma diferente de usar estes mesmos ingredientes dos meus sanduiches. Cheguei nestes pasteis de forno, sendo que a massa é a propria fatia de pão amassada com rolo de pastel.


Bem...aí estão aqueles sanduiches light vestidos para festa.



MASSA:

  • 1 pão de forma integral light sem casca
  • 1 ovo batido
Amassar as fatias de pão com o rolo de pastel para ficarem bem finas. Rechear, passar o ovo nas bordas e fechar. Passar ovo por cima e polvilhar com queijo ralado ou ervas secas.



RECHEIO DE COTTAGE COM PEITO DE PERU

Ingredientes:
  • 1/2 pote de cottage
  • 200 g de peito de peru defumado light
  • 1/2 xícara de cebolinha picada
  • ervas secas ou queijo ralado para polvilhar
RECHEIO DE COTTAGE COM GELEIA DE GOIABA DIET
Ingredientes:
  • 1/2 pote de cottage
  • 4 colheres (sopa) de geleia de goiaba diet
  • gergelim para polvilhar



Modo de preparo:

Peito de peru: Misturar os ingredientes e rechear as fatias de pão.

Geleia: Colocar o queijo e por cima a geleia. Rechear, fechar as massas passando o ovo nas bordas.

Levar ao forno para dourar.

LEIA MAIS

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Passeando pelos blogs, ontem, descobri, quase que tardiamente, o Desafio ReiMamão e resolvi participar.
Encontrei esta receita no site do "Mais Você", depois de muito procurar uma receita que fosse diferente, feita com mamão, e realmente é dificil, não é um ingrediente muito versátil. Quando li achei que não deveria ser muito bom...e continuei procurando. No final acabei retornando a esta e resolvi experimentar, sem muita fé...eu confesso.
Na receita original, a polenta de mamão é servida com um molho de carne moída. Fiquei pensando, então, qual outro molho ficaria bom com o sabor suave do mamão, mesmo na versão salgada...pensei no shitake, que adoro e resolvi arriscar.

Estou totalmente surpresa com o resultado! A polenta fica deliciosa e pode ser servida com variados molhos pela sua suavidade e surpreendente sabor. Com o molho de shitake ficou MUITO bom!

Mesmo que desconfiem do resultado, vale a pena experimentar e ser surpreendido, assim como eu fui.

POLENTA DE MAMÃO


Ingredientes: (para 2 pessoas)
  • 1 mamão papaia maduro
  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1/2 cebola bem picadinha
  • 1 dente de alho amassado
  • sal a gosto

Modo de preparo:

Num liquidificador, bata mamão, água e a farinha de trigo. Reserve.Numa panela em fogo médio, aqueça o azeite e doure cebola bem picadinha e alho amassado. Acrescente a mistura de mamão (que foi batida no liquidificador) e sal a gosto. Deixe cozinhando em fogo médio, mexendo sempre até engrossar e mudar de cor. Reserve.


MOLHO DE SHITAKE


Ingredientes:

  • 4 shitakes cortados em tirinhas
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1/2 xícara de vinho branco seco
  • 2 colheres (sopa) de queijo gorgonzola picado
  • 1 colher (sopa) de requeijão

Modo de preparo:

Frite o alho no azeite, quando estiver começando a dourar acrescente os shitakes, deixe refogar por 5 minutos e junte o vinho. Deixe evaporar o álcool. Por último junte o requeijão e o gorgonzola, deixe derreter.

MONTAGEM:

Coloque a polenta nas metades do mamão e cubra com o molho de shitake. Leve ao forno para aquecer na hora de servir.

SURPREENDENTE!!!

LEIA MAIS

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Passeando por blogs culinários, descobri este desafio "Chá da Tarde" do blog Delishville. Sexta-feira a tarde...friozinho aqui em Itaipava, não resisti, comecei a procurar receitas e encontrei esta que me pareceu bastante interessante. Resolvi fazer e ficou delicioso. A massa apesar de ser bem pesada, ficou um muffin bem levinho e fofinho.

Espero que gostem!!



Ingredientes:

  • 1 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 xícara de açúcar

  • 2 cenouras cozidas e amassadas
  • 2 ovos

  • 1 colher (sopa-cheia) de margarina
  • 1 tablete de chocolate meio-amargo ou ao leite

Modo de preparo:


Bata os seis primeiros ingredientes na batedeira. Unte forminha individuais com margarina e despeje um pouco da massa. Coloque 2 tijolinhos de chocolate no centro da forminha, afundando um pouco. Preencha com mais um pouco de massa, deixando mais ou menos 2 cm de borda. Leve ao forno até que estejam dourados.

Os muffins devem ser feitos com antecedência. No momento de servir leve ao microondas por 20 segundos, para que o chocolate derreta.


Obs.: Fiz os meus na maquina de tortas elétrica e ficaram muito bons, fofinhos e crescidos.

Cobri com chocolate derretido e salpiquei com crocante de cenoura: 1 cenoura ralada no ralo grosso misturada a 2 colheres (sopa) de açúcar. Levar para caramelizar no forno sobre papel para assados, deixar esfriar e quebrar em pedacinhos.


Quem quiser participar do Desafio: Chá-da-tarde
BOA SORTE A TODOS!!

LEIA MAIS

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

http://sabor.sampasite.com/fernanda/
Quando li sobre este desafio fiquei imaginando o que fazer, pensei no meu gosto, em algo que me agradaria. Logo veio-me então a cabeça três coisas que adoro beber, suco de pêssego, licor Charleston, de frutas exoticas, e vinho rosé.

A mistura foi surpreendente, o vinho seco com o doce do licor que vai se revelando aos poucos conforme bebemos, pois as bebidas não são misturadas, e no final...pedacinhos de pêssego. Uma delícia!

Então aí esta meu drink para o desafio. Espero que gostem!!


PÉCHE ROSÉ


Ingredientes:


  • 1/4 de pessego em calda cortado em cubinhos
  • 1/2 cálice de suco de pêssego
  • 1 cálice de licor Charleston (frutas exóticas)
  • Vinho Rosé seco o quanto baste para completar a taça
  • 1 rodela de pêssego em calda
  • 1 guarda-chuvinha de papel para decorar

Modo de preparo:

Em um flute (taça longa e fina para champanhe) arrume no fundo os pedacinhos de pêssego e cubra com o suco de pêssego. Por cima derrame o licor e por fim vá colocando o vinho bem lentamente atravez de uma colher inclinada dentro do copo, para que não se misturem (conforme foto abaixo).




Enfeite com a rodela de pêssego e espete o guarda-chuvinha. Todos os ingredientes devem estar bem gelados.


Aproveitem!!
LEIA MAIS