Mostrando postagens com marcador Carnes e Frutos do Mar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Carnes e Frutos do Mar. Mostrar todas as postagens

sábado, 3 de outubro de 2009

Aproveitando uma promoção de costeletas, a salvia que compramos na Provence e uma receitinha de farofa de couve para acompanhar, do livro Cozinha regional Brasileira-Minas Gerais, fiz um almoço bem gostoso de sábado para meu amorzinho que teve tres cirurgias hoje (O nome dele é "trabalho") e ainda subiu a Serra dirigindo.

Ingredientes:
  • alho, sal, pimenta do reino, vinagre a gosto para temperar
  • 1 kg de costeletas de porco
  • 1 cebola em rodelas
  • 1/2 maço de salvia
  • 1/2 xícara de vinho tinto
  • azeite para grelhar
Modo de preparo:
Tempere as costeletas e deixe na geladeira por 1 hora. Grelhe duas costeletas de cada vez em frigideira com um pouco de azeite. No fundo tostadinho da frigideira coloque a cebola picada, a salvia picadinha e o vinho. Deixe reduzir, recoloque as costeletas na frigideira e deixe frever mais 5 minutinhos. Caso queira um molho mais fino, coe o molho na hora de servir.


FAROFA DE COUVE


Ingredientes:
  • 1/2 maço de couve cortada bem fininha
  • 1 cebola picadinha
  • 100 g de margarina
  • 1 1/2 xícara de farinha de mandioca
  • sal a gosto
Modo de preparo:
Frite a cebola na margarina. Deixe dourar. Acrescente a couve e deixe murchar. Junte a farinha e o sal.
LEIA MAIS

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Esta semana não foi muito produtiva em termos de receitas, não cozinhei muito e o pouco que fiz foram receitas que já estão aqui no Vó Mindoca. Por isso não estive tão presente por aqui. Agradeço muitos as visitas e comentários tão simpáticos no meu Jantar romântico!! Ontem então resolvi fazer algo diferente, para ter o que postar. Um papillote de linguado, que só não ficou mais gostoso porque o peixe era congelado desde as compras do mes passado e tamb´me, para ser bem sincera, não somos muito de peixe, quase não faço. Peixe e frutos do mar gosto de comer em restaurante de vez em quando, pois ODEIO o cheiro que fica a cozinha depois destes preparos...uma semana depois ainda fica aquele cheiro...ECA!!! Meu marido é essencialmente carnívoro e raramente come peixe, gosta muito de bacalhau, mas é só.
Bem, como disse, tinhas estes filés de liguado congelados eresolvi fazer de modo que não ficasse muito cheiro na cozinha e de forma bem saudável. Fiz então no papillote, bem embrulhadinho e foi ao forno. Aí está e receita, mas façam com o peixe bem fresquinho, nada de congelados!!

Ingredientes:
  • 1 kg de linguado em filés
  • sal, pimenta do reino e alho a gosto para temperar os filés
  • ervas finas e tablete de caldo de peixe ou camarão
  • 1 maço de espinafre
  • 15 amendoas picadinhas
  • 9 rodelas de cebolas grandes
  • azeite a gosto para regar
Modo de preparo:
Para cada papillote, arrume em um retangulo grande de papel alumínio tres fatias de cebola, os filés de peixe, se forem finos, tres em cada papillote. Polvilhe com as ervas finas, pedacinhos do tablete de caldo amassados.



Cubra com as folhas de espinafre.


Por cima, as amendoas picadas grosseiramente e regue com bastante azeite. Feche bem o papel aluminio, fazendo como se fosse um travesseiro (não tirei foto do papillote fechado , me desculpem) e leve ao forno.


Servi com arroz integral e purê de cenoura, que por sinal ficou uma delicia: Fritei duas colheres (sopa) de cebola picada no azeite com um pouquinho de manteiga, juntei a cenoura cozida e processei. Sal e pimenta a gosto.

LEIA MAIS

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Como nesta semana, devido ao feriado, acabei ficando aqui em Itaipava, meu amorzinho desceu sozinho para o Rio. Para matar a saudade, ontem resolvi fazer uma jantar romântico para nós, fazer uma noite especial. Então mandei para o e-mail dele este convite, dizendo que estava com saudades e aguardava resposta.

Arrumei tudo com cuidado e esmero, morangos e um delicioso Prosecco não poderiam faltar...


Velas vermelhas, flores e uma mesa bem bonita, também não.


Porta-guardanapos de pássaros, lindos que compramos há algum tempo de uma senhora num shopping. Suplat de palhinha e louças aqui da região de Itaipava, Cerâmicas Luiz Salvador.

As velas acesas dão o clima de romance.



Cardápio: Bruschettas com queijo brie, filé mignon com massa folhada, arroz com cebolinha, barquetes de batatas assadas com casca e molho de mirtillo.

BRUSCHETTAS DE QUEIJO BRIE

Ingredientes:
  • 1 pão italiano em fatias grossas
  • 2 tomates sem pele em cubinhos
  • 1/2 cebola picadinha
  • 1 dente de alho picadinho, sem o brotinho do meio
  • azeite extra virgem, sal, pimenta do reino e orégano fresco picadinho a gosto
  • folhas de alface para decorar o prato
Modo de preparo:
Misture o tomate com a cebola, o alho e os temperos. Cubra as fatias do pão com esta mistura. Cubra tudo com fatias finas de queijo brie e leve ao forno para gratinar e derreter o queijo, verifique se estão levemente douradas embaixo. Sirva quente com uma folha de alface americana.
FILÉ MIGNON COM MASSA FOLHADA

Ingredientes:
  • 1 filé mignon inteiro bem limpo
  • 1 pacote de massa folhada (em rolo)
  • 4 fatias de presunto di parma
  • follhas de salvia, sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 gema para pincelar a massa
Modo de preparo:
Tempere o filé, cubra com as fatias do presunto e embrulhe com a massa folhada. Pincele com a gema e leve ao forno forte até dourar a massa. Eu deixei em forno médio e assou demais a carne, o ideal é que fique mais vermelhinha. Sirva com o molho de mirtillo (blue berry).

MOLHO DE MIRTILLO

Ingredientes:
  • 1 xícara de mirtillos lavados
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 tablete de caldo de carne
  • 1/2 cebola bem picadinha
  • 1 colher (chá) de pimenta rosa
  • 2 colheres (chá) de açúcar demerara
  • 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
  • 1 xícara de água
Modo de preparo:
Frite a cebola no azeite. Junte o açúcar, o vinagre balsâmico e o caldo de carne. Junte os mirtillos, a pimenta rosa e a água. Deixe ferver em fogo baixo até reduzir e engrossar. Passe por uma peneira, espremendo bem com uma colher e sirva quente. Uma invenção que deu muito certo!!


BARQUETES de BATATA

Ingredientes:
  • 3 batatas cortadas ao meio, pré cozidas com a casca
  • orégano, sal, pimenta do reino e azeite a gosto
Modo de preparo:
Arrume as batatas numa assadeira, regue com o azeite e tempere. Leve ao forno quente até dourarem.

ARROZ COM CEBOLINHA
Arroz agulhinha feito da forma tradicional e misturado com a cebolinha bem picadinha, depois de pronto.
LEIA MAIS

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Jantar de quarta-feira, um franguinho sem gordura e ligth, facil de fazer e bem gostosinho, além de saudável!

Ingredientes:
  • 1 kg de coxas de frango sem pele
  • 1/2 xícara de farelo de aveia
  • 1/2 xícara de gergelim
  • tempero pronto para frango a gosto
  • pimenta do reino, orégano e queijo parmesão a gosto
  • 2 colheres (sopa) de maionese "deleite"
Modo de preparo:
Lavar bem as coxas e levar a fervura por 5 minutos. A parte misturar o farelo, o gergelim, o tempero, a pimenta, o orégano e o queijo. Bezuntar as coxas com a maionese e passar na mistura de gergelim. Levar ao forno para assar e dourar.
LEIA MAIS

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Friozinho...uma sopinha...não tinha legumes, então lentilha foi a escolhida, tinha uma latinha na despensa. Nunca tinha experimentado fazer com lentilha em lata, mas ficou muito bom!! As costelinhas e a linguiça calabresa, junto com brocolis que estavam congelados, completaram a festa!!



  • 1 lata de lentilha em conserva
  • 1 litro de água
  • 1 kg de costelinha de porco
  • 1 linguiça calabresa
  • 2 cebolas picadas
  • 6 dentes de alho picados
  • 1 envelope de caldo de carne
  • pimenta de reino e sal a gosto
  • 1/2 brócolis cozido e picado
Modo de preparo:
Escalde as costelinhas para retirar o excesso de gordura, escorra. Doure as costelinhas com a linguiça, a cebola e o alho. Junte metade da água e leve a pressão por 15 minutos. Bata no liquidificador a lentilha com o restante da água e o caldo de carne. Junte a lentilha batida a costelinha ja cozida e deixe ferver mais uns 10 minutos. No fim junte o brócolis. Servir com um fio de azeite.
LEIA MAIS

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Aproveito para postar a receita da lazanha da Ju, mais um dos pratinhos que ela fez para nós quando estava aqui. Este molho foi desenvolvido por ela da forma que achou que ficaria mais gostoso, pois nunca havia feito molho a bolonhesa, mas na verdade esta forma de fazer lazanha, com carne moida e creme de leite é do tempo da Vó Mindoca.
Ingredientes:
  • 2 pacotes de lazanha pré cozida
  • 1 kg de muzzarella
  • 1 lata de creme de leite
  • folhas de majericão fresco para decorar
  • molho bolonhesa
Molho:
  • 1 kg de carne moída
  • 1 molho de cheiro verde
  • 1 molho de manjericão
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1/2 copo de vinho tinto
  • 2 cebolas picadas
  • 6 dentes de alho picado
  • 3 colheres (sopa) de shoyu
  • 1 latinha de extrato de tomate (fiz com tomate pelati-2 latas)
  • 2 copos d'água
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 4 tomates cortados em cubinhos

Modo de preparo:
Para o molho: Frite a cebola e o alho no azeite, junte a carne moída e deixe fritar bem até secar toda a água. Junte o extrato, a água, o shoyu, o vinho e o cheiro verde. Deixe ferver bastante e evaporar o álcool. Acrescente o cheiro verde e o manjericão, reserve algumas folhinhas para decorar. Por último junte os tomates e cubinhos, que devem ficar inteiros. Reserve.
Arrume a lazanha em um refratário, começando com uma camada de molho, então a massa da lazanha, mais molho, regue com o creme de leite, coloque a muzzarella e comece novamente com a massa. Termine com a muzzarella e enfeite com as folhas de manjericão. Leve ao forno até o molho começar a borbulhar.
LEIA MAIS