Mostrando postagens com marcador BOLOS E AFINS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador BOLOS E AFINS. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Já estava com saudade de fazer um bolinho!! Tinha suco de manga na geladeira, que não ia durar muito tempo, então...fiz um delicioso bolinho inspirado numa receita que vi na internet. Digo inspirado porque mudei algumas coisas, aliás muitas coisas como o açucar, a farinha, o suco, inventei a cobertura misturando suco de manga com coco...bem o importante é que ficou bem gostoso e deu muito certo.


Ingredientes:
  • 1 xícara de suco de manga
  • 2 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 4 ovos
  • 2 xícaras de açúcar mascavo
  • 2 xícaras de farinha integral
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura:
  • 3 xícaras de suco de manga
  • 1 pacote de coco ralado sem açúcar (100g)

Modo de preparo:
Bata no liquidificador o suco, o óleo e os ovos. Transfira para uma vasilha e acrescente o açúcar, a farinha, o fermento e misture bem. Despeje em uma fôrma untada e enfarinhada e asse em forno médio preaquecido. Não cresce muito, mas fica bem fofinho.
Cobertura:
Misture o suco com o coco e leve ao fogo para reduzir, fervendo por meia hora.Cubra o bolo ainda quente.
LEIA MAIS

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Domingo, dia 10 de maio, dia das mães...programei fazer uma lazanha, que meu filho AMA e polpetones, que vi na tv e fiquei com vontade de experimentar. Minha sogra ja estava aqui, mas desta vez minha amiga Paula não veio com sua avózinha que mora numa Casa de Repouso aqui em Itaipava, e como minha filha está na Australia, só contava com meu filho que acabou não vindo, pois teve alguns problemas estomacais. Bem...passei o dia das mães órfã de filhos e como éramos só eu, meu marido e a mãe dele aqui, resolvemos dar um passeio por Petrópolis e almoçamos num restaurante japonês, muito bom! Mas, já havia adiantado as sobremesas...fiz o Bolo pudim de abacaxi, um quindão feito daquele preparado pronto da Fleishmann e um doce de banana em rodelinhas. Não preciso nem dizer que as sobremesas ficaram todas na geladeira, experimentamos, mas sobrou, é claro!
Vi este bolo pudim no "Receita.Minuto" e adorei. Na TV ela ficou linda, mas ja não posso dizer o mesmo com a minha, apesar de bem saborosa. Tive que diminnuir a receita do pudim, pois não coube na minha forma, talvez tenha sido isso, mas o que aconteceu foi que o pudim ficou muito mole e quando desenformei ele praticamente desmontou. A massa do bolo ficou otima, bem molhadinha. Aqui esta a receita original como peguei no site do programa. Ainda vou tentar novamente, quem sabe da proxima fica melhor...
A aparência por cima ficou ótima mas...

Calda:

  • 2 xícaras (chá) de açúcar
Bolo:
  • 3 ovos
  • ½ xícara (chá) de óleo
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de suco de abacaxi morna
  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Pudim:

  • 2 latas de leite condensado
  • 1 xícara (chá) de suco de abacaxi (usar suco concentrado)
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 5 ovos

Doce de abacaxi:

  • 1 abacaxi sem casca picado
  • ½ xícara (chá) de açúcar (fiz com abacaxi em calda)
Modo de preparo:
Caramelize uma forma de 25 cm de diâmetro. No liquidificador bata as gemas, o óleo, o açúcar e o suco. Retire a mistura do liquidificador, coloque em uma tigela e misture a farinha e o fermento. Bata as claras em neve e misture a massa. Coloque na forma já caramelizada.Bata no liquidificador todos os ingredientes do pudim. Em uma panela, leve ao fogo o abacaxi e o açúcar e deixe cozinhar até secar a água.Coloque o doce de abacaxi sobre a massa do bolo e despeje a mistura do pudim por cima. Leve ao forno em banho-maria e deixe por 50 minutos.

...ao desenformar ficou este horror!!

LEIA MAIS

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Há duas semanas fiz este bolo, numa experiência, baseada na receita do bolo.diet.de.laranja e substituindo a xícara de frutose por duas de açúcar mascavo e adicionando uma xícara de farinha de trigo integral. Ficou bem gostoso! Não coloquei, mas acho que uma colherinha de canela em pó seria perfeito! Com meia lata de leite condensado que estava aberta na geladeira fiz uma calda com suco de laranja. Combinou muito bem!!

Ingredientes:
  • 4 ovos
  • 2 colheres de sopa de margarina light
  • 1 xícara chá de suco de laranja
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 colher sopa de fermento em pó
  • 2 xícaras de açúcar mascavo
  • 1/2 lata de leite condensado
  • Margarina e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma

Modo de preparo:

Na batedeira, bata bem a margarina com as gemas, metade do suco de laranja e o restante dos ingredientes. Por último, misture as claras previamente batidas em ponto de neve e despeje em uma forma pequena retangular ou em uma forma de anel, untada e polvilhada. Leve para assar em forno pré-aquecido e moderado.
Preparar uma calda levando a outra metade do suco misturado com o leite condensado ao fogo e deixe ferver por dois minutos. Cobrir o bolo com a calda ainda quente.
LEIA MAIS

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sexta-feira, Itaipava, friozinho, laranjas sobrando na geladeira...Dia de bolo...diet...de laranja, é claro! Encontrei esta receita aqui e achei bem interessante, apesar da duas opiniões sobre a receita neste site fossem uma elogiando e outra criticando. Apesar dos meus problemas ciom bolos que crescem e depois murcham...este deu bem certo, cresceu bastante, ficou delicioso...pena que demorou muito para assar por cima e quase queimou por baixo. Mas...de qualquer forma ficou bem fofinho e não murchou...ehhhhh!!
Ingredientes:
  • 4 ovos
  • 2 colheres de sopa de margarina light
  • 1 xícara chá de suco de laranja
  • 1 xícara e 1/2 chá de farinha de trigo
  • 1/2 xícara chá de amido de milho
  • 1 colher sopa de fermento em pó
  • 1 xícara chá de adoçante para forno e fogão (usei frutose)
  • Margarina e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma

Modo de preparo:
Na batedeira, bata bem a margarina com as gemas, metade do suco de laranja e o restante dos ingredientes
Por último, misture as claras previamente batidas em ponto de neve e despeje em uma forma pequena retangular ou em uma forma de anel, untada e polvilhada
Leve para assar em forno pré-aquecido e moderado
Quando estiver assado, mas ainda quente, fure o bolo com palito e molhe com o restante do suco de laranja.

LEIA MAIS

domingo, 29 de março de 2009

Anteontem, sexta-feira, dia de fazer bolinho...resolvi fazer um bolo de guaraná e comecei a procurar uma receita que fosse interessante e que eu pudesse adaptar com frutose, pois meu enteado marcou de vir passar o final de semana conosco e ele esta numa fase diet/light e sempre reclama das comidinhas "engordiets" que faço (mas come tudo).
Encontrei esta receita no Tudo.Gostoso e ao ler vi logo que seria perfeita para o que eu queria, pois além de poder substituir o açúcar por frutose, poderia usar guiaraná zero e ainda não levava nem um pouquinho de gordura...perfeito!!
Minhas amigas queridas...que surpresa MARAVILHOSA!! O bolo cresceu maravilhosamente, o que para mim já é um luxo, pois como sabem tenho problemas com bolos "enganadores", que crescem muito bem e quando parecem que ja estão quase assados...misteriosamente murcham!!
Ficou crescido e super fofinho, com um sabor delicioso, que nem parece que não levou açúcar.
Vocês tem que experimentar...é divino!! Fiquei tão ansiosa em posta-lo que não consegui esperar até amanhã e ca estou num domingo a noite postando ele para vocês.
Este com certeza vou fazer outras vezes...me aguardem...com variações, é claro!





Ingredientes
Massa:
  • 1 xícara de frutose
  • 5 ovos
  • 3 xícaras chá de farinha de trigo
  • 1 xícara chá de guaraná zero sem gelo
  • 1 colher sopa de fermento em pó

Cobertura:

  • 1 vidro de 200ml de leite de coco light
  • 1 vidro da mesma medida de guaraná zero
  • Coco ralado sem açúcar para polvilhar

Modo de preparo:
Massa:
1. Bata a frutose com as gemas até formar um creme fofo
2. Adicione o guaraná e bata mais um pouco, vá acrescentando a farinha de trigo, fermento em pó e misture sem bater, até ficar homogêneo
3. Reserve
4. Bater as claras em neve e incorpore-as delicadamente à massa (fica uma massa firme, mas bem aerada)
5. Despeje a massa em uma forma redonda untada e enfarinhada e asse em forno médio pré-aquecido (180º graus) de 20 a 25 minutos retire do forno e fure com palito.

Cobertura:
1. Misture o leite de coco com o guaraná e mexa bem.
2. A seguir despeje sobre o bolo frio e polvilhe coco ralado.

De brinde vai uma foto dos meus filhotes quando pequenos!!

LEIA MAIS

segunda-feira, 16 de março de 2009

Ganhei este lindo Meme de duas amigas, a Grazy do Delirios.Gourmet e Rose do Receitinhas.e.Frescurinhas. Fiquei muito feliz pelas lembranças e por acrescentar mais um selinho a minha coleção. Meninas, vocês são uns amores!!!





AS REGRAS:

1 - Linkar a pessoa que te indicou;

2 - Escrever as regras do meme em seu blog;

3- Contar 6 coisas aleatórias sobre você;

4- Indicar mais 6 pessoas e colocar seus respectivos links;

5- Deixar a pessoa saber que você a indicou, deixando um comentário para ela;

6- Deixar os indicados saberem quando você publicar sua postagem.



SEIS COISAS ALEATÓRIAS SOBRE MIM:


  1. Tenho 4 irmãos, todos com os nomes iniciados por Ney..., (Neyla, Neysa, Ney, Neyva) assim como meus pais (Ney e Neyde). Bonitinho, né? (rs)

  2. Adoro viajar, pena que meu marido trabalha demais e nunca tira férias, então não sobra muito tempo para isso.

  3. Apesar de ter vivido quase toda minha vida no Rio de Janeiro, nasci na cidade de Rio Negro no Paraná.

  4. Sou formada professora e assistente social, mas quase toda minha vida profissional foi com trabalho voluntário.

  5. Brigo com a balança desde que me entendo por gente...é uma agonia!

  6. Meu sonho é ter uma casa em Araras: "Uma casinha qualquer no colo da Serra..."

INDICO PARA RECEBER ESTE MEME:


  1. Gina (NACOZINHA)

  2. Emilia (MEU.BLOG.DE.RECEITAS )

  3. Karla (O.MEU.ALMOÇO )

  4. Ameixa Seca (CANELA.MOÍDA )

  5. Alcina (ARTES,VIAGENS.E.SABORES )

  6. Ju (COMIDA.BOA.E.CIA )

Um beijo grande a todas!!!



BOLO CREMOSO DE FUBÁ DIET

Sexta-feira é dia de fazer um bolinho, acho que ja viciei (rs). Chega sexta-feira e da uma vontade grande de inventar um bolo diferente, ou pelo menos procurar alguma receita nova e provavelmente mudar algum ingrediente, o que adoro fazer. Bem, foi o que fiz com este bolo cremoso de fubá, que encontrei a receita aqui e não era diet nem levava coco originalmente. Substituí o açúcar por frutose e ficou muito bom, não da pára sentir a diferença.



Ingredientes:
  • 4 ovos
  • 4 xícaras de leite
  • 1 1/2 xícaras de frutose
  • 2 colheres de farinha de trigo
  • 1 xícara e meia de fubá
  • 2 colheres de marganina light
  • 100 g de queijo ralado
  • 100 g de coco ralado
  • 1 colher de fermento em pó
Modo de preparo:
Coloque tudo no liquidificador e bata por alguns segundos coloque em forma untada e polvilhada com margarina light e fubá.
Asse em forno quente por 30 a 40 minutos
Quando for tirar do forno observe se ele está corado, pois ele fica meio mole (com o coco, não ficou tão mole assim)
Mas só sirva bem frio.
Ficou como se tivesse sido recheado, com um creminho no meio.
Obs : A massa fica bem molinha
LEIA MAIS