Mostrando postagens com marcador BOLOS E AFINS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador BOLOS E AFINS. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 6 de março de 2009

Procurando receitinhas novas light e diet, na semana passada, me deparei com esta e logo me animei, pois adoro pudim de pão, me lembra os lanches na casa de minha avózinha, que sempre tinha um pudim de pão, feito com os pãezinhos que sobravam dos lanches.
Claro que os dela não eram diet, mas achei que seria uma boa forma de relembrar os lanchinhos de Vó Mindoca, sem muitos estragos ao corpinho (?) Hahahahahaha!!
Achei a receita bem interessante, fiz algumas modificações... usei frutose (na receita original é com adoçante concentrado) e não bati a calda como esta na receita.
Espero que gostem!!
Ingredientes
  • 1 pão de forma light sem casca picado
  • 3 colheres (sopa) de uvas passa escuras sem sementes
  • 4 ovos
  • 2 xícaras de leite desnatado
  • 1 xícara de frutose
  • canela em pó para polvilhar
  • margarina light para untar
  • farinha de trigo para polvilhar
  • 1 xícara de ameixas preta sem caroço
  • 1 xícara de água
  • 2 colheres (sopa) de frutose

Modo de preparo:

Para o pudim: Unte um refratário médio com margarina light e farinha de trigo. Espalhe o pão picado e sobre ele as uvas passas. Reserve. No liqüidificador coloque os ovos, o leite e o adoçante. Bata até que espume. Espalhe com cuidado sobre o pão. Deixe descansar por 10 minutos. Polvilhe canela e leve para assar por 25 minutos. Retire e reserve. Para a calda: Leve ao fogo todos os demais ingredientes e deixe que cozinhe por 3 minutos. Retire e passe para o copo do liqüidificador. Bata até que obtenha um creme liso e uniforme. Sirva sobre o pudim de pão.
LEIA MAIS

domingo, 1 de março de 2009

Neste Carnaval tivemos a felicidade de receber nossos sobrinhos, Mari e Thi, que se casaram em novembro, como bem se lembram, quando fui a São Paulo e conheci as queridas Mari.e.Nana Com eles também veio outro sobrinho, Marcelo, também filho de minha irmã (aquela do Pimpkin.pie) Pois bem, foi uma alegria, pois são pessoas maravilhosas, queridas e amadas. Como não poderia deixar de ser fiz algumas coisinhas gostosas para eles: Bolo Formiguinha, que é o preferido da Ju (minha filha, que inclusive reclamou por eu ter feito este bolo, disse que só posso fazer para ela, hahaha!!, ciumenta!!...) e Pudim de leite condensado, com pão, que estava rolando na geladeira há um tempo, apenas 4 fatias...não podemos desperdiçar, não é?
Ficou tudo uma delicia, desculpem a modestia, mas...o mais delicioso de tudo foi ver a casa cheia de sobrinhos, pena só terem vindo tres, pois tenho no total 7 sobrinhos, filhos de meus irmãos. Meu filho veio na segunda-feira com a esposa e completou minha alegria!!
De comida, almoçamos em casa apenas um dia e fiz Frango.com.suco.de.tomate (deem uma olhadinha lá, a foto é que está péssima) , que já postei há algum tempo. Nos outros dias fizemos deliciosos passeios pelos maravilhosos restaurantes de Itaipava. Ainda vou fazer um guia dos restaurantes aqui da Região, são muitos e todos deliciosos, me aguardem!!

BOLO FORMIGUINHA
Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 100 g de margarina
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 vidro pequeno de leite de coco
  • 100g de coco ralado
  • 100g de chocolate granulado
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura:

  • 1 caixinha de creme de leite
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 100g de chocolate granulado

Modo de preparo:

Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com o açúcar e a margarina na batedeira até formar um creme esbranquiçado. Junte a farinha, alternando com o leite de coco. Acrescente o coco ralado, as claras em neve e por último o granulado e o fermento.

Leve para assar em forma untada e enfarinhada, 180°.

Para a cobertura, leve ao fogo até engrossar e cubra o bolo, ainda quente. Por cima polvilhe com o chocolate granulado.

O meu cresceu bastante, mas no fim afundou um pouquinho no centro. Mas ficou gostoso assim mesmo.

PUDIM DE LEITE CONDENSADO COM PÃO

Ingredientes:

  • 2 latas de leite condensado
  • 2 latas de leite
  • 4 fatias de pão de forma
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 6 ovos
  • 1 xícara de açúcar para caramelar
  • 1/4 xícara de água para o caramelo

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o açúcar e a água. Faça o caramelo derretendo o açúcar numa panela e após atingir a cor que deseja, va juntando a água aos poucos e vá mexendo, para não endurecer.

Forre uma forma de furo no meio com o caramelo, junte a mistura do liquidificador e leve ao forno até ficar firme. O tempo varia de forno para forno.

O pão ficou na superficie do pudim, um pouco mais consistente e o restante mais macio como um pudim normal. Ficou uma delicia!!

LEIA MAIS

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Recebi duas brincadeiras muito divertidas e parecidas das amigas Alcina ("VERDADE OU MENTIRA") e Rose ("HORA DE BRINCAR...E CONTAR SEGREDOS).



VERDADE OU MENTIRA

As regras são:
Dizer 9 coisas aleatórias a meu respeito, não importando a relevância.
Serão 6 verdades e 3 mentiras.
Então aqui vão as minhas verdades e mentiras:
  1. Adoro o frio e detesto o calor;
  2. Brinco carnaval todos os anos e desfilo sempre em escola de Samba
  3. Adoro ficar em casa;
  4. Sou muito preguiçosa para atividades físicas;
  5. Tenho 3 filhos, de 30, 28 e 15 anos;
  6. Sou formada em Serviço Social;
  7. Meu prato preferido é peixe, feito de qualquer forma;
  8. Meus principais defeitos são a gula e a teimosia;
  9. Adoro viajar;

Agora tenho que descobrir quais são as mentiras que minha amiga Alcina contou:

  • "Sou uma pessoa com um sentido de orientação muito bom, quase nunca preciso de mapa." Dificil saber, mas normalmente as mulheres não tem um sentido de orientação muito bom...será que errei?
  • "Prefiro ficar em casa a ir dar as voltinhas do costume, tipo shopping ou jardim, ao fim de semana." Que mulher não gosta de shopping?
  • "Gosto muito de ver televisão e vejo tudo, filmes, séries, novelas etc" Desculpe Alcina...será que errei tudo??
Passo agora a brincadeira para:

Espero que se divirtam!

HORA DE BRINCAR...E CONTAR SEGREDOS


Então a brincadeira é assim:
- Linkar a pessoa que te indicou e publicar as regras no blog;
- Contar seis coisas aleatórias sobre você;
- Indicar mais seis pessoas.


Bem...aqui vão meus segredos:

  • Sou muito preguiçosa;
  • De manhã cedinho não sei nem o meu nome;
  • Minha bebida predileta é vinho;
  • Amo viajar;
  • Gosto de ler, cozinhar e receber a familia em Itaipava;
  • Não gosto de pessoas egoístas.

Passo a brincadeira para 6 amigas...quais seus segredos??

BOLO INTEGRAL DE AMEIXA

Baseada na fórmula que ja dei de bolo diet e na receita do Bolo.de.Natal(que tambem ja postei), fiz este bolo integral, que ficou muito bom e já fiz de ameixa e de maçã. Vale a pena experimentar! Ficou uma delicia!!

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 100g de margarina light
  • 2 xícaras de açúcar mascavo
  • 100g de ameixa seca s/ caroço
  • 1 xícara de água
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de farinha de aveia integral
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo:

Bata as claras em neve e reserve. Misture as ameixas picadas com 1 xícara de açúcar mascavo e a água, leve ao fogo para ferver. Deixe esfriar.

Na batedeira bata as gemas com o açúcar restante, a margarina e a canela. Deixe formar um creme.

Junte as farinhas, alternando com a calda ja fria. Junte o fermento e as claras em neve.

Leve ao forno médio em forma untada commargarina e farinha integral.

LEIA MAIS

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Quero iniciar este post me desculpando com as amigas queridas Alcina e Nela que me enviaram mimos lindos na semana passada, mas não tive tempo de postar. Imaginem que recebi de uma só vez três selinhos/prêmios lindos! Estou toda boba e muito feliz pelas lembranças!! ADOREI, ADOREI!!! Voces são uns amores!!
O primeiro selinho/prêmio ganhei da Alcina e da Nela e os outro da Nela. Em seus posts Alcina mandou para 12 amigas e Nela mandou os tres para 15. Então vou fazer a mesma coisa e manda-los para 15 amigas queridas:




Mando então estes selinhos/prêmios para:

  1. Gina
  2. Mari
  3. Nana
  4. Téia
  5. Karla
  6. Elba
  7. Ameixa
  8. Ana Kadjja
  9. Vovó Cristina
  10. Axly
  11. Marcia
  12. Fernanda
  13. Luciana
  14. Marcia
  15. Rose

Quanto ao bolo, tenho adorado fazer bolos diet nos fins de semana. Aprendi, vamos dizer assim...uma fórmula para fazer bolos diet e tem sido muito divertido variar os sabores, sempre baseada nesta fórmula, que é: 2x de alguma farinha, normalmente integral, 1x de adoçante forno e fogão, que pode ser Tal e Qual ou frutose, 1x de algum líquido que pode ser leite ou suco, 3 ovos sempre com as claras em neve, 100g de margarina light e 1 cs de fermento.
O bolo de ameixa da semana retrasada fiz com frutose e o desta semana fiz com Tal e Qual, confesso que, apesar do Tal... adoçar mais, deixa um sabor amargo ao fundo o que não acontece com a frutose. De qualquer forma, apesar de ter feito este ultimo com Tal&... ficou uma delicia, bem fofinho, muito bom mesmo!!



Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 100 g de margarina light
  • 1 xícara de adoçante forno e fogão
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de suco de maracujá
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura:

  • 1 xícara de leite desnatado
  • 1 xícara de suco de maracujá
  • 2 colheres (sopa) de adoçante f&f
  • 1 colher (sopa) de maizena


Modo de preparo:

Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira, bata a margarina, as gemas e o adoçante, até formar um creme. Junte a farinha, o suco de maracujá e o fermento. Junte então, sem bater, as claras em neve. Leve ao forno (180º) em forma untada e enfarinhada, até ao espetar com um palito esteja seco.

Para a cobertura: Misture os ingredientes e leve ao fogo para engrossar. Cubra o bolo.

LEIA MAIS

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Passando os canais hoje de manhã, topei com uma senhorinha fazendo este bolo num canal que não costumo assistir. Claro que parei para prestar atenção e qual não foi minha alegria ao ver que era um bolo diet!! Fiquei feliz da vida e apesar de não ter pego as quantidades exatas, anotei os ingredientes, só tinha certeza da quantidade de ovos o restante fui deduzindopelas quantidades conforme acompanhei o preparo. Dessa vez experimentei fazer com frutose no lugar do Tal e Qual e ficou uma delicia!! Saidinho do forno agora!
Meninas da dieta...vale a pena experimentar!!


Ingredientes:
  • 1/2 xícara de frutose
  • 3 ovos
  • 100g de margarina light
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de farinha de aveia
  • 1 copo de iogurte natural desnatado
  • 1 xícara de ameixas secas picadas
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Na batedeira faça um creme com o adoçante, as gemas e a margarina. Junte as farinhas, o iogurte e a ameixa e continue batendo. Desligue a batedeira e misture a mão as claras em neve e o fermento. Asse em forma de furo no meio, untada com margarina e farinha de trigo integral.

Leve ao forno (180°) por aproximadamente 50 minutos, ou até que ao enfiar um palito, este saia seco.

LEIA MAIS

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Fase diet e light, tentando compensar os quilinhos que ja estavam a mais e aumentaram mais ainda com as festas...bananas sobrando...procurei aqui e ali, receitinhas diet, li algumas, fiz anotações, peguei umas ideias (sem acento) e adaptei ao que eu tinha em casa. Queria fazer de farinha de trigo integral e as receitas que encontrei eram com farinha branca. Bem...juntei as ideias, adaptei e cheguei nesta deliciosa torta diet de banana, que esta recém saida do forno (e ja comi dois pedaços...não contem para ninguém).

Ficou uma delicia!!
Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo integral

  • 1 xícara + 2 colheres (sopa) de adoçante forno e fogão (Tal e qual)

  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

  • 2 colheres (sopa) de margarina light

  • 9 bananas

  • canela a gosto

  • 4 ovos

Modo de preparo:


Fazer uma farofa com a farinha, 1 xícara do adoçante, o fermento e a margarina. Esfarelando com as mãos. Reserve.


Misturar as 2 colheres de adoçante com canela a gosto e reservar.



Untar uma assadeira de fundo falso com margarina. Polvilhar um pouco da mistura de adoçante com canela no fundo da assadeira, arrumar 3 bananas fatiadas ao comprido. Cobrir com a metade da farofa, dois ovos batidos ligeiramente e novamente mais 3 bananas polvilhadas com adoçante com canela. Coloque o restante da farofa, os dois ovos restantes, as ultimas 3 bananas fatiadas e o restante do adoçante com canela.


Levar ao forno médio por aproximandamente 45 minutos.

LEIA MAIS